A intolerância alimentar é caracterizada quando o organismo não consegue digerir corretamente alguns alimentos, podendo causar sintomas como dor e inchaço abdominal, e excesso de gases, por exemplo.
Alguns tipos de intolerância alimentar incluem a intolerância à lactose, à frutose e ao glúten. Essa condição pode acontecer devido à ausência ou menor quantidade de enzimas digestivas ou por problemas intestinais, como doença celíaca e doença inflamatória intestinal.
O tratamento da intolerância alimentar pode ser recomendado pelo gastroenterologista ou nutricionista, podendo incluir o uso de enzimas digestivas, a diminuição ou exclusão dos alimentos relacionados com a intolerância e o uso de suplementos probióticos.
Sintomas de intolerância alimentar
Os principais sintomas de intolerância alimentar são:
- Dor abdominal;
- Barriga inchada;
- Excesso de gases;
- Diarreia ou prisão de ventre;
- Dor de cabeça ou enxaqueca;
- Cansaço excessivo;
- Náuseas e vômitos.
A pessoa com intolerância alimentar também pode apresentar dor muscular e nas articulações, manchas vermelhas e coceira na pele e alterações de humor.
Os sintomas de intolerância alimentar podem surgir alguns minutos após a ingestão do alimento, principalmente quando se consome em grandes quantidades.
Diferença entre alergia e intolerância alimentar
A alergia alimentar é uma resposta exagerada do sistema imunológico a determinada substância presente no alimento. Neste caso, qualquer quantidade de alimento pode causar sinais e sintomas imediatos como coceira e vermelhidão na pele, aftas, nariz entupido ou dificuldade para respirar.
Leia também: Alergia alimentar: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-alergia-alimentarJá a intolerância alimentar é uma situação em que a pessoa não possui enzimas digestivas suficientes, dificultando a digestão e causando principalmente sinais e sintomas gastrointestinais. No entanto, a intolerância alimentar pode não causar sintomas quando a pessoa come pequenas quantidades de um determinado alimento, pois isso depende da quantidade ingerida e da sensibilidade individual.
Como saber se tem intolerância alimentar
Para saber se tem intolerância alimentar, é aconselhado consultar o gastroenterologista ou clínico geral, que avalia os sinais e sintomas apresentados pela pessoa.
O médico também pode indicar a realização de exame de intolerância à lactose, frutano, sacarose ou amido. Além disso, também pode ser indicada a biópsia intestinal, para avaliar a suspeita de intolerância ao glúten, sacarose e amido.
Em alguns casos, o médico pode realizar um teste de provocação, que consiste em comer o alimento do qual se desconfia de intolerância e observar se surge algum sintoma.
Se deseja avaliar o risco de intolerância alimentar, marque uma consulta com especialista mais perto de você:
Tipos de intolerância alimentar
Os diferentes tipos de intolerância alimentar são:
- Intolerância à lactose, um carboidrato presente no leite e derivados;
- Intolerância ao glúten, uma proteína presente em cereais como trigo, centeio, malte e cevada;
- Intolerância à histamina, uma substância que pode ser encontrada em em certos alimentos e também é liberado no corpo, podendo ser encontrado em embutidos, como salame, peixes secos ou em conserva, vinhos, cerveja, vinagre e queijo;
- Intolerância à sacarose e amido, que podem ser encontrados na batata, mandioca, arroz, aveia, massas e no trigo;
- Intolerância à frutose, presente nas frutas em geral, mel, agave e em alguns vegetais, como cebola e beterraba;
- Intolerância à frutanos, presentes no trigo, centeio, cevada, repolho, melancia, maçã e alho poró;
- Intolerância à rafinose, presente em arroz, aveia, amêndoa, avelã, cebola, cenoura, couve, feijão e nozes.
Como a intolerância alimentar pode ser desencadeada por vários alimentos, é importante ficar atento ao que se come e se há ou não desenvolvimento de sinais ou sintomas.
Principais causas
A intolerância alimentar é causada pela incapacidade do organismo em digerir um alimento ou ingrediente específico.
Essa incapacidade na digestão de alguns alimentos pode ser provocada por disfunção total ou parcial da enzimas digestivas, alterações genéticas ou situações que causam danos ao intestino, como doença celíaca e doença inflamatória intestinal, por exemplo.
Tratamentos para intolerância alimentar
A intolerância alimentar não tem cura e os tratamentos que podem ser indicados são:
- Diminuir ou evitar os alimentos associado com os sintomas, conforme o período indicado pelo médico ou nutricionista;
- Usar enzimas digestivas, como a lactase, antes de consumir o alimento que causa intolerância;
- Comer alimentos ou tomar suplementos probióticos, de acordo com a recomendação do nutricionista ou médico, para recuperar a flora intestinal e aliviar os sintomas da intolerância.
Em casos de intolerância à frutose, o nutricionista ou médico pode indicar a dieta FODMAP, que tem como objetivo retirar do dia a dia alimentos que têm alto teor frutose, lactose, fruto-oligossacarídeos, galacto-oligossacarídeos e polióis.
É recomendado também consultar o nutricionista, para que seja indicado um plano alimentar de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa.