A Salmonella é uma bactéria que pode ser transmitida através do consumo de alimentos contaminados com fezes de animais, o que pode acontecer ao ingerir água ou alimentos contaminados, como verduras, ovos, frutas, leite não pasteurizado e carne.
Conforme o tipo desta bactéria, a pessoa com infecção por Salmonella pode apresentar sintomas de Salmonelose ou febre tifoide, como vômitos, diarreia intensa e persistente, dores ou cólicas abdominais, febre e manchas rosadas na pele.
Leia também: Salmonelose: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/salmoneloseEm alguns casos, a infecção causada pela Salmonella pode ser forte e perigosa. Assim, em caso de suspeita, é recomendado ir ao hospital ou consultar o clínico geral ou gastroenterologista, para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento adequado.
Sintomas de Salmonella
Os principais sintomas da infecção por Salmonella são:
- Diarreia intensa e persistente;
- Febre moderada e calafrios;
- Náuseas e vômitos;
- Dores ou cólicas abdominais;
- Mal-estar geral;
- Cansaço;
- Dor de cabeça;
- Perda de apetite.
Os sintomas surgem entre 5 horas e 5 dias, ou entre 6 a 72 horas após o consumo do alimento contaminado, mas surge geralmente entre 12 a 36 horas após, durando de 2 a 7 dias.
A infecção também pode causar desidratação grave ou infecções sistêmicas, necessitando, nestes casos, de hospitalização.
Salmonella na pele
A infecção pela Salmonella typhi pode causar a febre tifoide, levando a um quadro sistêmico que se manifesta na pele. Assim, os sintomas de Salmonella na pele podem incluir manchas rosadas e elevadas na pele.
Além disso, as infecções por Salmonella também podem evoluir para infecções sistêmicas, provocando a síndrome de Reiter. Essa condição causa inflamação das articulações e mucosas.
Como saber se é infecção por Salmonella
Se acha que pode estar com uma infecção causada pela Salmonella, por favor, selecione os sintomas que está sentindo:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o gastroenterologista ou clínico geral.
Tipos de Salmonella
Os tipos de Salmonella são:
1. Salmonella não tifoide
A Salmonella não tifoide é o tipo mais comum de infecção por Salmonella e é a que normalmente causa a síndrome de gastroenterite ou enterocolite.
Os sintomas deste tipo de Salmonella incluem diarreia, vômitos, febre moderada, náuseas, mal-estar, cansaço, perda de apetite e calafrios.
A infecção por Salmonella acontece após a ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de animais.
2. Salmonella typhi
A Salmonella typhi, é a responsável pela febre tifoide, uma infecção que causa sintomas como febre alta e persistente, mal-estar, dor de cabeça, letargia, prisão de ventre ou diarreia, manchas rosadas na pele, dor abdominal e muscular, suores e baixa frequência cardíaca.
Essa infecção também pode causar complicações como hemorragia, perfuração intestinal, sepse, choque e alteração do estado mental.
A transmissão da Salmonella typhi acontece principalmente através do consumo de água e alimentos contaminados pela urina ou fezes contendo a bactéria.
Leia também: Febre tifoide: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/febre-tifoideComo se pega a Salmonella
A bactéria Salmonella pode ser encontrada em animais, como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e animais domésticos, como cães e gatos, por exemplo.
Assim, qualquer alimento que seja proveniente desses animais ou que tenham entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da salmonelose.
A contaminação por Salmonella pode acontecer ao se consumir água ou alimentos contaminados, como verduras, ovos, frutas, leite não pasteurizado e carne.
Além disso, as pessoas também podem ser infectadas por Salmonella ao tocar em animais, fezes de animais e os locais onde estes vivem e circulam, se as mãos não forem lavadas logo depois.
Salmonella no ovo
A Salmonella no ovo é uma das formas de transmissão mais importantes e frequentemente da infecção por salmonelose não tifoide em seres humanos, principalmente devido à ingestão de ovos e produtos que contenham ovos crus ou mal cozidos.
Isso acontece porque os ovos podem ser contaminados com as fezes de animais infectados ou devido à parte interna do ovo estar contaminada.
Salmonella passa de pessoa para pessoa?
Embora seja pouco frequente, a Salmonella também pode ser transmitida de pessoa para pessoa por via fecal-oral, principalmente em ambientes onde as práticas de higiene pessoal não são adequadas.
Os locais de maior risco para a transmissão da Salmonella via fecal-oral são os hospitais, os lares de idosos e as creches.
A transmissão da Salmonella de pessoa para pessoa acontece quando as fezes de uma pessoa infectada contaminam as mãos de outra pessoa e esta ingere a bactéria.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de infecção por Salmonella pode ser feito pelo gastroenterologista ou clínico geral, por meio da realização do exame físico e avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa.
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar o exame de fezes, uma análise microbiológica do vômito, ou a análise dos alimentos que foram consumidos.
Já para pessoas com suspeita de febre tifoide, o médico também pode solicitar a cultura de sangue, medula óssea e bile.
Tratamento da Salmonella
O tratamento da Salmonella deve ser indicado pelo médico e varia conforme o tipo de bactéria, incluindo:
- Repousar;
- Manter uma hidratação adequada, ingerindo água, soro caseiro, chás ou sucos naturais;
- Tomar remédios analgésicos e antitérmicos, quando indicado pelo médico;
- Fazer uma alimentação leve. Veja o que comer durante a gastroenterite;
Nos casos mais graves, o médico pode indicar a administração de soro intravenoso, o uso de antibióticos ou recomendar o internamento hospitalar.
Por isso, todos os casos suspeitos de Salmonella devem ser sempre avaliados por um médico.
Salmonella tem cura?
Sim, a infecção por Salmonella geralmente tem cura, sendo que a recuperação depende do tipo de infecção e do estado de saúde da pessoa.
No entanto, a infecção pode ser fatal em alguns casos raros, como em casos de desidratação grave não tratada adequadamente, diagnóstico tardio e o tratamento inadequado que pode levar ao óbito. Além disso, em idosos, crianças e pessoas imunocomprometidas, a doença pode ser mais grave.
Como prevenir a infecção por Salmonella
Algumas formas de prevenir a infecção por Salmonella são:
- Beber água comente potável;
- Lavar as mãos com água e sabão após usar o banheiro, antes de manusear ou consumir alimentos;
- Cozinhar bem as carnes e os ovos;
- Separar a carne crua, aves e frutos do mar de outros alimentos na geladeira;
- Use recipientes e tábuas separados para cortar produtos frescos e para carnes cruas;
- Lavar bem as tábuas, os pratos, as bancadas e os utensílios com água e sabão depois de entrarem em contato com carne crua, aves e frutos do mar;
- Evitar comer em lanchonetes e restaurantes com condições precárias de higiene e conservação;
- Higienizar bem frutas e legumes antes de preparar ou consumir.
Além disso, é importante também lavar as mãos depois de mexer com animais de estimação, como cães e gatos.