Como se pega o HPV?

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
dezembro 2022

A principal forma de transmissão do HPV é por meio da relação sexual desprotegida, no entanto o vírus pode ser também transmitido através do contato direto com as lesões causadas pelo HPV ou durante o parto normal, no caso de mulheres grávidas.

Embora o uso do preservativo diminua muito as chances de contaminação com o HPV, se a área contaminada não estiver devidamente coberta pelo preservativo há risco de transmissão.

Ainda não se sabe todas as formas de transmissão do vírus HPV mas acredita-se que quando não há verrugas visíveis, mesmo que microscopicamente, não possa haver transmissão.

Imagem ilustrativa número 2

Como acontece a transmissão

As principais formas de transmissão do HPV são:

  • Relação sexual desprotegida, em que se pode ter contado com as lesões genitais causadas pelo HPV;
  • Contato pele a pele com o indivíduo infectado com o vírus HPV, bastando que uma área ferida seja friccionada na área infectada do outro;
  • Transmissão vertical, em que há transmissão do vírus HPV da mulher infectada para o bebê durante o parto normal.

Além disso, o HPV poderia também ser transmitido por meio do compartilhamento de roupa íntima ou toalhas com pessoas infectadas, mas isso só seria possível se a pessoa vestisse a roupa íntima da pessoa contaminada logo depois que ela a tenha tirado. No entanto, esta teoria ainda não é muito aceita entre a comunidade médica, pois não possui comprovação científica, apesar de parecer ser uma possibilidade.

Prevenção do HPV

Para se proteger do vírus HPV, evitando a contaminação é recomendado:

  • Usar camisinha em todo contato íntimo, mesmo que a pessoa não tenha verrugas visíveis;
  • Não compartilhar roupa íntima que não tenha sido lavada;
  • Evitar o compartilhamento de toalha de banho;
  • Optar pela cesária, se as feridas puderem ser vistas à olho nu no final da gestação.

É importante também tomar a vacina contra o HPV, que é oferecida pelo SUS para meninos e meninas de 9 a 14 anos em 2 a 3 doses. Veja mais sobre a vacina para HPV.

Como tratar o HPV para curar mais rápido

O tratamento para HPV é lento, mas é a única forma de eliminar as verrugas e evitar a transmissão da doença.  O tratamento é feito com o uso de medicamentos que devem ser aplicados pelo médico e em casa pelo próprio paciente, de acordo com as orientações médicas, por um período de aproximadamente 1 ano ou mais.

É comum que os sintomas da doença desapareçam antes deste período, sendo muito importante manter o tratamento também nesta fase e usar o preservativo para evitar contaminar outros. Somente o médico, após realizar alguns exames, poderá indicar quando o tratamento deve ser cessado, pelo risco de recidiva da doença. Veja como alcançar a cura do HPV.

Esta informação foi útil?

Escrito e atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • NATIONAL CANCER INSTITUTE. HPV and Cancer. Disponível em: <https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/infectious-agents/hpv-and-cancer#what-cancers-are-caused-by-hpv-infectionnbsp>. Acesso em 28 nov 2022
  • FEBRASGO. HPV. Disponível em: <https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/120-hpv>. Acesso em 28 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • CARVALHO, Newton Sergio et al. Protocolo Brasileiro para Infecções Sexualmente Transmissíveis 2020: infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Epidemiologia e Serviços de Saúde. Vol.30. 1.ed; 1-12, 2021
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. HPV: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/hpv#tratamento>. Acesso em 08 jan 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia prático sobre HPV: perguntas e respostas. 2017. Disponível em: <http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/dezembro/07/Perguntas-e-respostas-HPV-.pdf>. Acesso em 20 jan 2021
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • HPV - o que é e como se trata

    02:57 | 856922 visualizações