Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar a camisinha feminina

A camisinha para mulher é um método contraceptivo, que pode substituir a pilula anticoncepcional para proteger contra gravidez indesejada e também contra doenças sexualmente transmissíveis como como HPV, sífilis ou HIV.

Este tipo de camisinha é vendida em farmácias ou em uma sexshops, e normalmente é mais cara do que a camisinha para homens. Ela pode ser colocada até 8 horas antes de qualquer contato íntimo com a boca ou pênis e pode ser usada mesmo durante a menstruação.

Como usar a camisinha feminina

A camisinha feminina tem cerca de 15 centímetros de comprimento e é formada por 2 anéis de diferentes tamanhos que são unidos formando uma espécie de tubo. O lado do anel mais estreito da camisinha, é a porção que fica dentro da vagina, e é fechado impedindo a entrada do espermatozoides no útero e o contato da mulher com as secreções masculinas.

Como colocar corretamente

Para colocar de forma correta e não incomodar, deve-se:

  1. Segurar a camisinha com a abertura para baixo e apertar no meio do anel menor que fica para cima, formando um '8' para introduzi-lo mais facilmente na vagina;
  2. Escolher uma posição confortável, que pode ser agachada ou com uma das pernas dobradas e introduzir o anel em forma de '8' dentro da vagina deixando cerca de 3 cm de fora;
Como usar a camisinha feminina

Depois do ato sexual, deve-se segurar e rodar o anel maior que ficou fora da vagina, de forma a não deixar que as secreções saiam e depois deve-se puxar a camisinha para fora. Após isso, é importante dar um nó no meio da camisinha e jogá-la no lixo.

No entanto, existe outros métodos contraceptivos e, por isso, veja este guia para saber como escolher o melhor método anticoncepcional para você.

5 erros mais comuns na hora de usar a camisinha feminina

Alguns dos erros mais comuns que diminuem a eficácia da camisinha incluem:

1. Colocar a camisinha depois de iniciar a relação

A camisinha feminina pode ser colocada até 8 horas antes da relação sexual, no entanto, muitas mulheres apenas a utilizam após ter iniciado o contato íntimo, impedindo apenas o contato com o esperma. No entanto, algumas doenças como herpes e o HPV podem ser transmitidas pela boca.

O que fazer: colocar a camisinha antes do contato íntimo ou logo após iniciar a relação, evitando o contato direto da boca e do pênis com a vagina.

2. Não verificar a embalagem antes de abrir

A embalagem de qualquer camisinha deve ser observada antes da utilização para verificar se existem furos ou danos que possam comprometer a segurança do método contraceptivo. Porém, este é dos passos mais facilmente ignorados durante todo o processo de colocação.

O que fazer: verificar toda a embalagem antes de abrir e consultar o prazo de validade.

3. Colocar a camisinha de forma errada

Embora seja fácil identificar o lado da abertura da camisinha, em algumas situações a mulher pode ficar confusa, acabando por introduzir o preservativo feminino ao contrário. Isto faz com que a abertura fique para o interior e o pênis não consiga entrar. Nesses casos, o pênis pode passar entre a camisinha e a vagina, anulando o efeito desejado.

O que fazer: observar corretamente o lado da abertura da camisinha e introduzir apenas o anela mais pequeno, que não está aberto.

4. Não deixar uma parte da camisinha de fora

Após colocar a camisinha é muito importante deixar um pedaço de fora pois isso permite que a camisinha não se mova e evita o contato do pênis com a parte externa vagina. Assim, quando a camisinha é mal colocada pode levar a que o pênis entre em contato direto com a vagina, aumentando o risco de pegar doenças sexualmente transmissíveis ou engravidar.

O que fazer: depois de colocar a camisinha no interior da vagina deve-se deixar cerca de 3 cm de fora, para proteger a região externa.

5. Não utilizar lubrificante durante a relação

O lubrificante ajuda a reduzir a fricção durante o contato íntimo, facilitando a penetração. Quando não existe lubrificação suficiente, o movimento do pênis pode criar muita fricção, podendo levar a rasgões na camisinha.

O que fazer: é importante utilizar um lubrificante à base de água adequado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...