Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Faringite viral: principais sintomas, causas e tratamento

A faringite viral é uma inflamação da faringe que é causada pela presença de um vírus, sendo, por isso, muito comum que a faringite surja junto com uma gripe ou com uma outra infecção do sistema respiratório. No entanto, a faringite viral também pode aparecer isoladamente, afetando apenas a faringe.

A faringite viral é uma situação contagiosa que pode ser transmitida facilmente de pessoa para pessoa através da inspiração de pequenas gotículas suspensas no ar que contenham o vírus, do contato com superfícies contaminadas e por meio do consumo de alimentos e bebidas que possam estar também contaminados.

Faringite viral: principais sintomas, causas e tratamento

Sintomas de faringite viral

Os principais sintomas relacionados com a faringite viral é o desconforto e a dificuldade para engolir. Alguns outros sintomas podem variar de acordo com o vírus relacionado com a infecção, no entanto, de forma geral, outros sintomas que podem aparecer são:

  • Dor de garganta;
  • Febre;
  • Dor de cabeça constante;
  • Dores musculares ou nas articulações;
  • Tosse seca e coriza.

Muitas vezes, a faringite surge associada a outro problema de saúde e, por isso, a inflamação da faringe nem é identificada, sendo feito apenas o tratamento para o problema principal, que pode ser uma gripe ou uma mononucleose.

No entanto, sempre que surgem 2 ou mais dos sintomas dos indicados anteriormente e outros, como manchas vermelhas na pele e ínguas doloridas no pescoço, e por isso é muito importante ir no médico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. Veja mais sobre a faringite.

Principais causas

A faringite viral é a forma mais comum de faringite e normalmente é devido a gripes e resfriados. Por isso, os principais vírus relacionados com a faringite viral são o Rinovírus, Coronavirus, Paranfluenza e Influenza, sendo este último relacionado com a gripe. Além disso, é possível que a gripe aconteça também devido à infecção pelo Adenovírus, que normalmente está relacionado com a conjuntivite.

É possível também que a faringite viral seja devido ao vírus Epstein-Barr, que é responsável pela mononucleose, e pode ser transmitido por meio da saliva, conhecida como doença do beijo.

Como é feito o diagnóstico

Uma vez que a faringite viral normalmente surge associada a outra infecção é comum que apenas a infecção principal seja identificada. No entanto, como não existe um tratamento específico para a faringite causada por vírus, geralmente o tratamento feito para a infecção principal é suficiente para tratar a faringite.

De qualquer forma, para fazer o diagnóstico, o médico de família ou o otorrino, devem fazer um exame físico e avaliar os sintomas apresentados. Além disso, podem ainda ser feitos exames para identificar se existem bactérias na garganta que possam estar causando uma infecção. Caso isso aconteça, o tratamento poderá precisar incluir o uso de um antibiótico.

Tratamento para faringite viral

Os sintomas de faringite viral normalmente duram poucos dias e o organismo é capaz de eliminar o vírus espontaneamente em até 1 semana. No entanto, é necessário para isso que a pessoa tenha uma alimentação saudável, beba bastantes líquidos e fique de repouso, pois assim a resolução da faringite viral acontece de forma mais rápida.

O médico de família ou otorrinolaringologista pode recomendar o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, como o paracetamol e o Ibuprofeno, para reduzir os sinais e sintomas de inflamação da garganta. É importante que esses medicamentos sejam utilizados de acordo com a orientação do médico.

Bibliografia >

  • HARVARD HEALTH PUBLISHING. Sore Throat (Pharyngitis). Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/a_to_z/sore-throat-pharyngitis-a-to-z>. Acesso em 12 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem