Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 remédios caseiros para aliviar a dor de garganta rápido

A dor de garganta é um sintoma relativamente comum que pode surgir sem motivo aparente, mas que, muitas vezes, está relacionado com o desenvolvimento de uma gripe ou resfriado.

Embora seja muito importante repousar e manter uma correta hidratação, também existem alguns remédios caseiros e completamente naturais que podem ser usados para aliviar o desconforto, especialmente nos casos mais leves.

Porém, caso a dor de garganta não melhore com estes remédios caseiros ou caso seja muito intensa, dure mais de 1 semana ou impeça a pessoa de comer, é recomendado consultar um clínico geral para avaliar a necessidade de inciar o tratamento com medicamentos, como anti-inflamatórios, analgésicos e, até, antibióticos, caso exista alguma infecção na garganta. Veja as principais causas de dor na garganta e o que fazer em cada caso.

1. Chá de hortelã

7 remédios caseiros para aliviar a dor de garganta rápido

O chá de hortelã é um remédio natural popularmente utilizado no tratamento de gripes e resfriados, principalmente por ser capaz de aliviar a dor de garganta. De acordo com alguns estudos científicos, essa planta contém uma boa concentração de mentol, um tipo de substância que ajuda a tornar o muco mais fluído e a acalmar a garganta irritada.

Além disso, o chá de hortelã também possui propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas que ajudam a curar a dor de garganta mais rápido.

Ingredientes

  • 1 talo de hortelã;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de 1 talo de hortelã na água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar e tomar quando estiver morno. Este chá pode ser ingerido 2 a 3 vezes por dia.

2. Gargarejo de limão

7 remédios caseiros para aliviar a dor de garganta rápido

O limão é um ingrediente muito comum no preparo de remédios caseiros para tratar desconforto na garganta, gripes e resfriados. Isso acontece devido à sua composição em vitamina C e antioxidantes, que lhe confere uma forte ação anti-inflamatória.

Dessa forma, fazer um gargarejo com água de limão concentrada, pode ajudar a diminuir o desconforto da garganta inflamada.

Ingredientes

  • ½ xícara de água morna;
  • 1 limão.

Modo de preparo

Misturar o suco do limão na ½ xícara de água morna e depois fazer o gargarejo. Este gargarejo pode ser feito até 3 vezes por dia.

3. Chá de camomila com mel

7 remédios caseiros para aliviar a dor de garganta rápido

O chá de camomila com mel é uma mistura muito eficaz contra a dor de garganta, pois além de o mel ajudar a hidratar os tecidos irritados, a camomila tem forte ação anti-inflamatória e adstringente que ajuda a acalmar a garganta inflamada.

Além disso, algumas investigações também parecem indicar que a camomila consegue estimular o sistema imunológico, ajudando no combate de gripes e resfriados.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de flores secas de camomila;
  • 1 colher (de chá) de mel;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as flores de camomila na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Por fim, adicionar a colher de mel, coar e beber ainda morno, 2 a 3 vezes por dia.

No caso dos bebês com menos de 2 anos deve oferecer-se apenas o chá de camomila sem o mel, pois o consumo de mel nos primeiros de vida pode causar uma infecção intestinal grave, conhecida como botulismo. Entenda melhor qual o risco de dar mel para o bebê.

4. Gargarejo de água morna com sal

7 remédios caseiros para aliviar a dor de garganta rápido

Este é outro dos remédios caseiros mais populares para o tratamento da dor de garganta, mas que, de fato, tem um rápido e forte efeito contra a dor. Este efeito se deve à presença do sal que ajuda a dissolver muco e secreções que possam estar na garganta causando desconforto, além de ter efeito antibacteriano, que elimina possíveis bactérias que esteja contribuindo para a garganta inflamada.

Ingredientes

  • 1 copo de água morna;
  • 1 colher (de sopa) de sal.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes até que o sal se dissolva completamente na água. Depois fazer gargarejos com a mistura ainda morna e repetir 3 a 4 vezes por dia, ou conforme necessário.

5. Chocolate com menta

Saiba como aproveitar estes ingredientes e aprenda outras receitas naturais, neste vídeo da nutricionista Tatiana Zanin:

6. Chá de gengibre

7 remédios caseiros para aliviar a dor de garganta rápido

A raiz de gengibre é um potente anti-inflamatório natural que pode ser usado para aliviar as dores de vários problemas inflamatórios, incluindo a dor de garganta. O gengibre possui compostos bioativos, como o gingerol e o shogaol, que reduzem a inflamação e eliminam microrganismos que possam causar infecção e piorar a dor.

Ingredientes

  • 1 cm de raiz de gengibre;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Descascar a raiz de gengibre e fazer pequenos cortes. Depois adicionar o gengibre na água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber ainda morno. Tomar este chá 3 vezes ao dia.

7. Suco de toranja

7 remédios caseiros para aliviar a dor de garganta rápido

Um outro bom remédio caseiro para dor de garganta é o suco de toranja, pois ele é rico em vitamina C e atua como anti-inflamatório, diminuindo assim o desconforto da garganta inflamada, assim como outros sintomas típicos de gripes e resfriados.

Ingredientes

  • 3 toranjas

Modo de preparo

Lavar as toranjas, cortar no meio, retirar as sementes da toranja e levar as frutas à centrifuga de alta velocidade. O suco feito dessa maneira fica mais cremoso e tem maior quantidade de nutrientes. Beber o suco de toranja pelo menos 3 vezes ao dia.

Este suco não deve ser usado quando se está tomando algum remédio, pois pode interferir com o seu funcionamento, anulando o efeito. Assim, o melhor sempre é informar o médico para saber se é possível beber suco de toranja, enquanto se está tomando outros remédios.

Bibliografia >

  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Elsevier, 2018. 171-179.
  • BEN-ARYE E. et al.. Treatment of upper respiratory tract infections in primary care: a randomized study using aromatic herbs. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine. 2011
  • UPTODATE. Acute pharyngitis in children and adolescents: Symptomatic treatment. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/acute-pharyngitis-in-children-and-adolescents-symptomatic-treatment>. Acesso em 24 Abr 2020
  • SRIVASTAVA, Janmejai K. et al.. Chamomile: A herbal medicine of the past with bright future. Molecular Medicine Reports. Vol.3, n.6. 895-901, 2010
  • SEMWAL, Ruchi B. et al.. Gingerols and shogaols: Important nutraceutical principles from ginger. Phytochemistry Journal. 554-568, 2015
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem