Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para dor de garganta

Um ótimo remédio caseiro para dor de garganta é beber o chá de gengibre ou o suco de toranja pois, além de possuírem ótimas propriedades analgésicas, ajudam a reduzir a inflamação da garganta, proporcionando um alívio rápido da dor. Mas existem outras opções caseiras que também são úteis.

Caso a dor de garganta não passe com estes remédios caseiros, é recomendado consultar um médico para observar a garganta e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito com remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como o paracetamol ou o ibuprofeno, por exemplo, ou com antibióticos, caso a garganta esteja infeccionada.

1. Chá de hortelã com mel

Remédios caseiros para dor de garganta

O chá de hortelã com mel limpa e purifica a garganta através dos óleos essenciais da hortelã, ao mesmo que acalma a irritação devido à hidratação proporcionada pelo mel, combatendo o desconforto e o mal-estar.

Ingredientes:

  • 1 talo de hortelã;
  • 300 ml de água;
  • 1 colher de mel.

Modo de preparo:

Adicionar as folhas de 1 talo de hortelã em 300 ml de água e deixar ferver e depois adicionar 1 colher de mel. Coar e tomar quando estiver morno.

2. Gargarejo de limão

Outro excelente remédio caseiro para dor de garganta, especialmente aquela que é acompanhada de tosse, é o gargarejo com limão e outros ingredientes que purificam a garganta.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 3 limões;
  • 1 cebola média;
  • 1 colher de mel.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar a cebola, deixando ferver por 7 minutos. Depois, coar a infusão e adicionar o suco dos 3 limões e o mel. Faça gargarejos com este chá 2 vezes ao dia.

Os gargarejos com água e sal ou vinagre, por exemplo, também são ótimos para ajudar a aliviar a inflamação e a dor de garganta. Veja como fazer estes gargarejos em: Gargarejos para garganta inflamada.

3. Chocolate com menta

Saiba como aproveitar estes ingredientes e aprenda outras receitas naturais, nesse vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin:

CURAR A DOR DE GARGANTA com remédios naturais incríveis

449 mil visualizações

4. Chá de gengibre

Um outro bom remédio caseiro para dor de garganta com gengibre é tomar o chá de gengibre ou usar um spray de gengibre que se vende nas farmácias porque é um ótimo bactericida, que também pode ser usado em caso de garganta inflamada.

Ingredientes

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. Deixar repousar por 10 minutos, devidamente tapado, coar e beber a seguir. Tomar este chá 3 vezes ao dia.

5. Chá de tanchagem

Remédios caseiros para dor de garganta

A tanchagem é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias muito eficaz para aliviar o desconforto e a irritação na garganta.

Ingredientes:

  • 30g de folhas de tanchagem
  • 1 litro de água
  • 10 gotas de própolis

Modo de preparo:

Para preparar o chá ferva a água, apague o fogo, adicione as folhas de tanchagem e deixe repousar por 10 minutos. Espere amornar, coe e acrescente as 10 gotas de própolis e faça gargarejos de 3 a 5 vezes ao dia com este chá.

Para completar o tratamento faça uma inalação com o chá de eucalipto.

6. Chá de eucalipto

O chá de eucalipto ajuda a limpar a garganta aliviando a dor e o desconforto.

Ingredientes:

  • 10 folhas de eucalipto
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Ferva a água e depois adicione as folhas do eucalipto. Deixe esfriar um pouco e inale o vapor que sai deste chá no mínimo 2 vezes ao dia com duração de 15 minutos.

7. Suco de toranja

Remédios caseiros para dor de garganta

Um outro bom remédio caseiro para dor de garganta é tomar o suco de toranja, pois ele é rico em vitamina C e atua como anti-inflamatório, diminuindo assim os sintomas de gripes e resfriados.

Ingredientes

  • 3 toranjas

Modo de preparo

Retire as sementes da toranja e leve as frutas à centrifuga de alta velocidade. O suco feito dessa maneira fica mais cremoso e tem maior quantidade de nutrientes. Beba o suco de toranja pelo menos 3 vezes ao dia.

Este suco não deve ser usado quando se está tomando algum remédio, pois pode interferir com o seu funcionamento, anulando o efeito. Assim, o melhor sempre é informar o médico para saber se ´possível beber suco de toranja, enquanto se está tomando outros remédios.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem