Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Falta de cálcio: sintomas e como aumentar a absorção

A falta de cálcio no organismo, também chamada de hipocalcemia, normalmente não causa qualquer tipo de sintoma nas fases iniciais. No entanto, à medida que a condição se agrava, podem começar a surgir vários sinais e sintomas como debilidade dos ossos, problemas nos dentes ou palpitações cardíacas. Além disso, com a falta de cálcio, também podem começar a surgir doenças como osteopenia, osteoporose ou raquitismo, por exemplo.

O cálcio é um mineral fundamental para o bom funcionamento do organismo, principalmente para o funcionamento do sistema nervoso e saúde óssea, e está presente em vários alimentos como iogurte, leite, queijo, espinafre, tofu e brócolis, que devem ser consumidos diariamente para manter uma quantidade adequada de cálcio no organismo.

Falta de cálcio: sintomas e como aumentar a absorção

Sintomas de falta de cálcio

Os sintomas relacionado à deficiência desse nutriente no corpo são: 

  • Falta de memória;
  • Confusão;
  • Espasmos musculares;
  • Câimbras;
  • Formigamento nas mãos, nos pés e no rosto;
  • Depressão;
  • Alucinações;
  • Fraqueza dos ossos;
  • Irritabilidade, nervosismo e ansiedade;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Cáries e problemas frequentes nos dentes.

O diagnóstico da falta de cálcio no corpo é feito através de um exame de sangue convencional, no entanto, para saber se os ossos estão fracos, é necessário a realização de um exame que se chama de densitometria óssea. Veja como é feita a densitometria óssea.

Principais causas da falta de cálcio

As principais causas da falta de cálcio no corpo são a baixa ingestão de alimentos ricos neste mineral, alterações hormonais e o hipoparatireoidismo. No entanto, algumas situações que afetam a absorção de nutrientes também podem estar na deficiência de cálcio, como pancreatite e algumas síndromes genéticas.

Além disso, a falta de vitamina D também pode causar deficiência de cálcio, uma vez que esta vitamina é essencial para a absorção do cálcio a nível intestinal. Alguns medicamentos como a amilorida, por exemplo, que é um diurético usado em casos de pressão alta, também podem ter a falta de cálcio como efeito colateral.

Como aumentar a absorção de cálcio

Para aumentar a absorção de cálcio no intestino e a sua utilização pelo organismo, além de aumentar o consumo de alimentos ricos nesse nutriente também se deve aumentar o consumo de vitamina D, que está presente em alimentos como peixes, leite e ovos. Veja alguns exemplos de alimentos ricos em cálcio e alimentos ricos em vitamina D.

Além disso, para aumentar as concentrações de vitamina D no organismo, também é recomendado aumentar o tempo de exposição solar da pele ao sol, sem proteção solar. No entanto, o mais recomendado é fazer 15 minutos por dia, para evitar complicações graves, como câncer de pele.

A prática frequente de atividade física também aumenta a absorção e fixação de cálcio nos ossos, sendo importante ainda ter cuidado com alguns medicamentos que podem diminuir a absorção de cálcio, como antibióticos (fluoroquinolonas e tetraciclinas), diuréticos (hidroclorotiazida e furosemida) e antiácidos que contenham alumínio.

Em casos de deficiência comprovada de cálcio, em que a alimentação e os cuidados anteriores não são suficientes, o médico pode receitar o uso de um suplementos em cápsulas de carbonato de cálcio, de fosfato de cálcio ou de citrato de cálcio. Saiba mais sobre os suplementos de cálcio.

Bibliografia >

  • COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 579-606.
  • SHILS Maurice. Nutrición en Salud y Enfermedad. 9º. México: Mc Graw Hill, 2006. 165-182.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem