Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sinais e sintomas de celulite infecciosa

A celulite infecciosa acontece quando as camadas mais profundas da pele são infectadas por bactérias causando sinais e sintomas como:

  • Dor no corpo e local afetado;
  • Regiões vermelhas pelo corpo;
  • Bolinhas vermelhas na pele;
  • Sensação de calor na pele;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Pequeno inchaço na pele com produção de pus;
  • Mancha no local afetado, com sensação de queimação;
  • Inchaço no local,
  • Ínguas perto do local afetado.

Em casos mais graves, os sintomas mais comuns de celulite infecciosa podem também incluir tremores, arrepios, fadiga, tonturas, transpiração excessiva e dores musculares. Já sintomas como sonolência, aparecimento de bolhas ou raios vermelhos na pele podem ser sinais de que a celulite infecciosa se está a espalhar.

A celulite infecciosa deve ser rapidamente tratada para que não se espalhe pelo corpo, uma vez que as bactérias podem chegar à corrente sanguínea e causar graves complicações como septicemia, que é uma infecção generalizada do organismo e colocar a vida em risco.

Celulite infecciosaCelulite infecciosa
ErisipelaErisipela

Como distinguir celulite infecciosa de erisipela

A principal diferença entre celulite infecciosa e erisipela é que, enquanto a celulite infecciosa atinge camadas mais profundas da pele, no caso da erisipela, a infecção acontece mais à superfície, sendo as principais diferenças:

Erisipela   Celulite Infecciosa                        
Infecção superficialInfecção da derme profunda e tecido subcutâneo
É fácil identificar o tecido infectado do não infectadoÉ difícil identificar o tecido infectado do não infectado
Mais frequente nos membros inferiores e na faceMais frequente nos membros inferiores

Porém, os sinais e os sintomas destas doenças são muito parecidos, tornando o diagnóstico mais difícil de fazer. Dessa forma, o dermatologista pode pedir vários exames diferentes para identificar a causa correta e iniciar o tratamento mais eficaz. Veja mais sobre o que é e como tratar a erisipela.

Como tratar a celulite infecciosa

Geralmente, por se tratar de uma infecção bacteriana, o tratamento para celulite infecciosa é feito com antibióticos orais como a cefalexina ou amoxicilina por 10 a 21 dias. Normalmente os sintomas melhoram em 10 dias após o início dos antibióticos, mas é importante que, ao mesmo tempo, a pessoa repouse e mantenha o membro afetado elevado, de forma a reduzir o inchaço e a dor. O médico pode também aconselhar remédios analgésicos e para reduzir a febre como dipirona e o paracetamol.

Também é importante examinar a pele regularmente, lavar corretamente a ferida, ou mesmo passar um creme adequando contendo antibiótico, que pode ser recomendado pelo dermatologista para garantir o sucesso do tratamento. Saiba mais sobre como tratar a celulite infecciosa.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...