Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de Ascaridíase e como evitar

O Ascaris lumbricoides é o parasita mais frequentemente associado a infecções intestinais, principalmente em crianças, já que possuem sistema imunológico não desenvolvido por completo e pelo fato de não possuírem hábitos de higiene tão corretos. Assim, a infecção por esse parasita torna-se mais frequente, podendo ser percebida por sintomas intestinais, como cólica, falta de apetite, perda de peso e dificuldade para evacuar, por exemplo.

É importante que a ascaridíase seja identificada e tratada rapidamente para evitar complicações, que normalmente acontecem quando esse parasita consegue atingir outras partes do corpo, podendo haver lesões no fígado ou sintomas respiratórios graves, por exemplo.

O tratamento para a ascaridíase deve ser feito conforme a orientação do médico, sendo normalmente indicado o uso de Albendazol e Mebendazol. Ao mesmo tempo é importante melhorar os hábitos de higiene, para evitar contaminação, sendo recomendado lavar bem as mãos após usar o banheiro, lavar bem os alimentos antes de prepará-los e evitar beber água que potencialmente está infectada.

Ovo de Ascaris lumbricoides
Ovo de Ascaris lumbricoides

Como saber se é Ascaridíase

Os sintomas da infecção por Ascaris lumbricoides normalmente surgem quando há uma grande quantidade de lombrigas no intestino ou quando esse parasita atinge a fase adulta, sendo os principais sintomas:

  • Cólica intestinal;
  • Dificuldade de evacuar;
  • Enjoo;
  • Falta de apetite;
  • Cansaço excessivo;
  • Pode haver apendicite;
  • Pode haver má absorção de nutrientes deixando o indivíduo anêmico.

Além disso, as manifestações clínicas podem variar de acordo com a ação desse parasita, em sua forma adulta, no organismo, como por exemplo:

  • Ação espoliadora, que acontece quando o parasita adulto passa a consumir grande quantidade de nutrientes presentes no intestino das pessoas, resultando em perda de peso, alterações neurológicas e subnutrição, principalmente em crianças;
  • Ação tóxica, que corresponde à reação do corpo aos antígenos do parasita, havendo edema, urticária e convulsão;
  • Ação mecânica, em que o parasita permanece no intestino, enovela-se e resulta na obstrução do intestino. Esse tipo de ação é mais comum em crianças devido ao menor tamanho do intestino e intensa carga parasitária.

Os vermes adultos possuem um comprimento que varia de 15 a 50 centímetros e um diâmetro de 2,5 a 5 milímetros e eles podem até mesmo afetar outros órgãos e neste caso os sintomas podem variar. A migração das larvas através dos pulmões pode causar febre e tosse, por exemplo. Para confirmar a presença de ascaridíase, veja como saber se está com vermes.

Tratamento para ascaridíase

O tratamento para ascaridíase é geralmente feito com o uso de remédios para vermes como o Albendazol e Mebendazol, por exemplo. O remédio é capaz de matar o Ascaris lumbricoides, que é eliminado nas fezes. No entanto, se o parasita tiver afetado outros órgãos, pode ser necessária a realização de uma pequena cirurgia para sua retirada. Entenda como é feito o tratamento para Ascaridíase.

Como prevenir

Para evitar a infecção por Ascaris lumbricoides é importante adotar medidas de prevenção, como por exemplo lavar bem as mãos após utilizar o banheiro, lavar os alimentos antes de prepará-los, evitar o contato direto com as fezes e beber água potável, por exemplo.

Além disso, é importante que a população de regiões endêmicas seja tratada periodicamente com remédios que promovem a eliminação dos ovos do parasita nas fezes, além de ser importante tratar as fezes humanas que podem ser utilizadas como fertilizantes.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem