Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas da urticária nervosa

A urticária caracteriza-se pelo aparecimento de manchas com alto relevo na pele com coceira intensa, que dura cerca de 24 horas, período após o qual pode aparecer em outras regiões do corpo.

A urticária consiste numa reação alérgica exagerada, que pode ser desencadeada por diversos fatores, como ingestão de medicamentos e determinados alimentos, insetos ou parasitas, infecções, exposição ao frio ou calor, exposição solar, exercício e pressão na pele. Além disso, a urticária pode ser desencadeada em situações de estresse, daí ser chamada popularmente de "urticária nervosa".

Sintomas da urticária nervosa

Quais os sintomas

Os sintomas característicos da urticária podem ser:

  • Coceira intensa em todo o corpo;
  • Irritação na pele;
  • Inchaço da epiderme;
  • Aspecto de vermelhidão;
  • Ardência na pele.

Estes sintomas podem aparecer quando a pessoa fica ansiosa e estressada, no entanto, estas pessoas já têm predisposição para a urticária e ela apenas é desencadeada ou exacerbada em situações de estresse ou outros, como exposição a temperaturas extremas ou contacto ou ingestão de alérgenos.

Em que consiste o diagnóstico

O diagnóstico para a urticária consiste num exame físico que é realizado pelo médico, que pode também fazer algumas perguntas para perceber o que pode ter desencadeado os sintomas, como atividades que tenham sido realizadas, alimentos ou medicamentos ingeridos, regiões onde costumam aparecer as manchas ou frequência do aparecimento dos episódios.

Como é feito o tratamento

O tratamento para urticária consiste geralmente na toma de anti-histamínicos, que diminuem o desconforto causado pela doença. Em alguns casos, pode ser necessário tomar anti-inflamatórios, anticorpos monoclonais ou remédios supressores do sistema imune. Saiba mais sobre o tratamento.

Os sintomas geralmente causam um impacto negativo na qualidade de vida da pessoa, uma vez que podem ser precipitados em qualquer momento, por isso saber como se controlar é importante para evitar constrangimentos e as manifestações da doença. Um acompanhamento psicológico pode ser útil.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...