Síndrome de Goodpasture: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em fevereiro 2021

A Síndrome de Goodpasture é uma doença autoimune rara, em que as células de defesa do corpo atacam os rins e pulmões, provocando, principalmente, sintomas como tosse com sangue, dificuldade para respirar e perda de sangue na urina.

Esta síndrome acontece devido à presença de anticorpos que atacam as células dos rins e dos pulmões. Alguns fatores que parecem aumentar o risco de desenvolver essa doença são: ter histórico da doença e também fumar, têm infecções respiratórias recorrentes e estar expostas à inalação de substâncias como metano ou propano, por exemplo.

O tratamento é baseado no uso de medicamentos como imunossupressores e corticoides, mas em casos mais graves, pode ser necessário fazer plasmaférese ou hemodiálise.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da Síndrome de Goodpasture são:

  • Cansaço excessivo;
  • Tosse com sangue;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor ao respirar;
  • Aumento dos níveis de ureia no sangue;
  • Presença de sangue e/ou espuma na urina;
  • Ardência ao urinar.

Ao surgirem os sintomas é recomendado procurar atendimento médico rapidamente para realização de exames e indicação do tratamento mais adequado, pois os sintomas podem piorar se a doença não for tratada precocemente.

Além disso, outras doenças podem ter sintomas muito parecidos com os desta doença como, por exemplo, a granulomatose de Wegener, o que torna o diagnóstico difícil. Saiba quais os sintomas e como tratar a granulomatose de Wegener.

Como confirmar o diagnóstico

Para diagnosticar a síndrome de Goodpasture, o médico irá avaliar o histórico de saúde e a duração dos sintomas. Em seguida, o médico pode solicitar a realização de alguns exames, como de sangue e de urina, para identificar os anticorpos produzidos pelo corpo e que causam a síndrome de Goodpasture.

como biópsia renal, que é a retirada de um pequena parte do tecido dos rins, para saber se existem células que provocam a síndrome de Goodpasture.

Além disso, o médico também pode pedir outros exames, como a biópsia renal, que consiste na retirada de uma pequena parte do tecido dos rins que será avaliada no laboratório, de forma a perceber se existem células que provocam a síndrome de Goodpasture.

O raio X e a tomografia computadorizada podem também ser solicitados pelo médico, para detectar lesões nos pulmões. Veja mais detalhes de como é feita a tomografia computadorizada.

Possíveis causas

A causa da síndrome de Goodpasture é devido a anticorpos anti-GBM que atacam a parte NC-1 do colágeno tipo IV em células renais e do pulmão.

Esta síndrome parece ser mais comum em homens do que mulheres, entre 20 e 30 anos, e em pessoas de pele mais clara. Além disso, a exposição a produtos químicos, como agrotóxicos, fumaça de cigarro e infecções causadas por vírus são outros fatores que parecem aumentar o risco de desenvolver a síndrome, já que podem fazer com que as células de defesa do corpo ataquem os pulmões e os rins.

Como é feito o tratamento

O tratamento da Síndrome de Goodpasture geralmente é feito em internamento no hospital e é baseado no uso de medicamentos imunossupressores e corticoides, que impedem as células de defesa do corpo de destruir os rins e os pulmões.

Em alguns casos, é indicado o tratamento por plasmaférese, que é um procedimento que filtra o sangue e separa os anticorpos que são prejudiciais ao rim e pulmão. Se os rins tiverem sido bastante afetados, pode ser necessária realização de hemodiálise ou transplante de rins. Entenda melhor o que é a plasmaférese e como é feita.