Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Síndrome de Goodpasture, sintomas e tratamento

A Síndrome de Goodpasture é uma doença autoimune rara, em que as células de defesa do corpo atacam os rins e pulmões e provocam, principalmente, sintomas como tosse com sangue, dificuldade para respirar e perda de sangue na urina. 

As causas da Síndrome de Goodpasture não são definidas, mas pessoas que tenham história desta doença na família, que fumam e que estejam expostas a produtos químicos há muito tempo, podem ter mais riscos de desenvolver a doença.

O tratamento é baseado no uso de medicamentos como imunossupressores e corticoides, mas em casos mais graves, pode ser necessário fazer plasmaférese ou hemodiálise.

O que é Síndrome de Goodpasture, sintomas e tratamento

Possíveis causas

As causas da síndrome de Goodpasture não são definidas, mas pode acontecer devido alterações genéticas transmitidas de pai para filho.

Além disso, a exposição a produtos químicos, como agrotóxicos, fumaça de cigarro e infecções causadas por vírus podem fazer com que as células de defesa do corpo ataquem os pulmões e os rins, porque são fatores de risco para desenvolvimento da síndrome de Goodpasture.

A síndrome de Goodpasture afeta mais homens do que mulheres, entre 20 e 30 anos, e é mais comum em pessoas de pele mais clara.

Principais sintomas 

Os principais sintomas da Síndrome de Goodpasture podem ser: 

  • Cansaço excessivo;
  • Tosse com sangue;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor ao respirar;
  • Aumento dos níveis de ureia no sangue;
  • Presença de sangue e/ou espuma na urina;
  • Ardência ao urinar.

Ao surgirem os sintomas, é recomendado procurar atendimento médico rapidamente para realização de exames e indicação do tratamento mais adequado, pois os sintomas podem piorar se a doença não for tratada precocemente.

Além disso, outras doenças podem ter sintomas muito parecidos com os desta doença como, por exemplo, a granulomatose de Wegener, o que torna o diagnóstico difícil. Saiba quais os sintomas e como tratar a granulomatose de Wegener.

Como confirmar o diagnóstico

Para diagnosticar a síndrome de Goodpasture, o médico irá avaliar o histórico de saúde da pessoa e a duração dos sintomas. Em seguida, o médico vai solicitar a realização de alguns exames como biópsia renal, que é a retirada de um pequena parte do tecido dos rins, para saber se existem células que provocam a síndrome de Goodpasture.

Além disso, outros exames, como de sangue e de urina, podem ser indicados para identificar anticorpos produzidos pelo corpo que causam a síndrome de Goodpasture. Estes exames também podem auxiliar na identificação de substâncias que indicam mal funcionamento dos rins, como aumento da ureia e creatinina que são também sinais desta síndrome. 

O raio X e a tomografia computadorizada podem ser solicitados pelo médico, para detectar lesões nos pulmões. Veja mais detalhes de como é feita a tomografia computadorizada.

Como é feito o tratamento 

O tratamento da Síndrome de Goodpasture geralmente é feito em um hospital e é baseado no uso de medicamentos imunossupressores e corticoides, que impedem as células de defesa do corpo de destruir os rins e os pulmões.

Em alguns casos, é indicado o tratamento por plasmaférese, que é um procedimento que filtra o sangue e separa os anticorpos que são prejudiciais ao rim e pulmão. Se os rins tiverem sido bastante afetados, pode ser necessária realização de hemodiálise ou transplante de rins.

Bibliografia >

  • GRECO A. et al. Goodpasture's syndrome: A clinical update. Autoimmunity Reviews. Vol.14. 3.ed; 246-253, 2015
  • HOPKINS MEDICINE. Goodpasture Syndrome. Disponível em: <https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/goodpasture-syndrome>. Acesso em 28 Out 2019
  • HEALTH LINE. Goodpasture syndrome. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/goodpasture-syndrome#treatments>. Acesso em 28 Out 2019
  • RARE DISEASES. Goodpasture Syndrome. Disponível em: <https://rarediseases.org/rare-diseases/goodpasture-syndrome/>. Acesso em 28 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem