Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Síndrome de Goodpasture

A Síndrome de Goodpasture é uma doença autoimune que ataca os rins e pulmões, provocando hemorragia pulmonar e comprometimento renal. Se não for diagnosticada e tratada precocemente, esta doença pode levar à morte.

As causas da Síndrome de Goodpasture são o ataque às células saudáveis dos pulmões e rins pelas células de defesa do corpo e anticorpos. Os fatores que aumentam o risco de aparecimento desta doença podem ser tabagismo, exposição a substâncias tóxicas ou infecções virais.

Sintomas da Síndrome de Goodpasture

Os sintomas da Síndrome de Goodpasture surgem devido à hemorragia nos rins e nos pulmões e insuficiência renal, podendo ser:

  • Tosse com sangue;
  • Dificuldade em respirar;
  • Dor ao respirar;
  • Aumento dos níveis de ureia no sangue;
  • Perda de sangue na urina;
  • Perda de proteínas na urina.

O diagnóstico da Síndrome de Goodpasture é feito através da realização de biópsias no rim para detectar presença de anticorpos e exames laboratoriais para detectar os anticorpos específicos desta doença no sangue.

Tratamento da Síndrome de Goodpasture

O tratamento da Síndrome de Goodpasture não cura a doença, mas ajuda a controlar os seus sintomas. É recomendado o uso de medicamentos imunossupressores, como ciclofosfamida, e altas doses de prednisona.

Uma outra forma de tratamento é a plasmaferese, um procedimento que permite filtrar o sangue e separar os anticorpos que são prejudiciais ao rim e pulmão. A terapia dura cerca de 8-12 meses e o paciente pode ter que ficar internado no hospital durante todo processo.

Link útil:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...