Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que significa corpos cetônicos positivos na urina

A presença de corpos cetônicos na urina, situação chamada de cetonúria, normalmente é sinal de que está havendo um aumento da degradação dos lipídios para gerar energia, uma vez que os estoques de carboidratos estão comprometidos, o que pode acontecer nos casos de diabetes descompensada, jejum prolongado ou dieta restrita, por exemplo.

A dosagem de corpos cetônicos na urina é utilizada principalmente em pessoas com diabetes do tipo 1 com o objetivo de verificar a resposta da pessoa ao tratamento. Assim, quando o tratamento com insulina não é realizado conforme orientação do médico, é possível identificar uma elevada quantidade de corpos cetônicos, caracterizando a cetonúria.

O que significa corpos cetônicos positivos na urina

Causas de corpos cetônicos na urina

A presença de corpos cetônicos na urina pode ser resultado de diversas situações, sendo as principais:

  • Diabetes do tipo 1 descompensada;
  • Cetoacidose diabética;
  • Jejum prolongado;
  • Problemas do pâncreas;
  • Prática excessiva de exercícios;
  • Dieta pobre em carboidrato e rica em gordura;
  • Gravidez;
  • Vômito frequente.

Dessa forma, nem sempre corpos cetônicos positivos na urina é sinal de problemas, podendo apenas indicar que a pessoa encontra-se em jejum ou está fazendo uma dieta muito restritiva, por exemplo.

No entanto, quando a presença de corpos cetônicos é acompanhada de sintomas ou de grande quantidade de açúcar no sangue, pode significar que a pessoa está com diabetes descompensado, sendo importante consultar um endocrinologista para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível, evitando complicações.

Como é feito o exame

A quantidade de corpos cetônicos na urina pode ser medida por meio de exame de urina convencional, em que se pode observar a mudança de cor na fitinha utilizada nesse exame, indicando cetonúria.

No entanto, é importante que esse valor seja confirmado a partir da realização de outro exame de urina ou de exame de sangue, uma vez que o grau de hidratação da pessoa, por exemplo, pode interferir no resultado, fornecendo resultados falso-positivos, quando a pessoa está desidratada, ou falso-negativo quando a pessoa bebe muita água.

Entenda como é feito o exame de urina.

Sintomas de corpos cetônicos na urina

Normalmente quando há corpos cetônicos na urina há também no sangue, sendo essa situação denominada cetose. É possível identificar a presença de corpos cetônicos por meio de alguns sintomas como sede excessiva, vontade de fazer xixi frequentemente, hálito com sabor metálico e náuseas, por exemplo. Saiba reconhecer os sintomas de cetose.

O que fazer

É importante que o excesso de corpos cetônicos tanto na urina quanto no sangue seja investigado e tratado pelo médico, uma vez que o acúmulo de corpos cetônicos no sangue pode resultar em vários problemas para a saúde, como desidratação, desbalanço eletrolítico, acidose e, até mesmo, coma.

A partir da identificação da causa de cetonúria, o médico pode indicar o uso da insulina, reposição de líquidos por via intravenosa ou a adequação da alimentação, de modo que contenha quantidades ideais de carboidratos, proteínas e gordura na dieta. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem