Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Granulomatose de Wegener e como tratar

Granulomatose de Wegener, também conhecida como Granulomatose com poliangeíte, é uma doença rara e progressiva que causa inflamação nos vasos sanguíneos em diversos locais do corpo, provocando sintomas como congestionamento das vias respiratórias, falta de ar, lesões de pele, hemorragias nasais, inflamações nos ouvidos, febre, mal-estar geral, perda de apetite ou irritação nos olhos.

Como é uma doença provocada por alterações auto-imunes, o seu tratamento é feito, principalmente, com medicamentos para regularizar o sistema inume, como corticóides e imunossupressores, e apesar de não ter cura, a doença é geralmente é bem controlada, permitindo uma vida normal.

A Granulomatose de Wegener faz parte do grupo de doenças chamadas de vasculites, caracterizadas por provocar inflamação e lesão em vasos sanguíneos, podendo provocar prejuízo no funcionamento de diversos órgãos. Entenda melhor os tipos de vasculite que existem e como identificar

O que é Granulomatose de Wegener e como tratar

Principais sintomas

Alguns dos principais sintomas causados por esta doença incluem: 

  • Sinusite e hemorragias nasais; 
  • Tosse, dor no peito e falta de ar; 
  • Formação de úlceras na mucosa do nariz, o que pode levar a uma deformidade conhecida com nariz em sela;
  • Inflamações nos ouvidos; 
  • Conjuntivite e outras inflamações nos olhos;
  • Febre e suores noturnos; 
  • Cansaço e fadiga; 
  • Perda de apetite e perda de peso; 
  • Dor nas juntas e inchaço nas articulações; 
  • Presença de sangue na urina. 

Em raros casos, pode haver também um comprometimento do coração, levando a uma pericardite ou lesões nas coronárias, ou também do sistema nervoso, levando a sintomas neurológicos. 

Além disso, os pacientes com esta doença têm uma tendência aumentada a desenvolver trombose, devendo-se ter atenção para sintomas que indiquem esta complicação, como inchaço e vermelhidão nos membros.

Como tratar

O tratamento desta doença inclui a utilização de remédios que ajudam a controlar o sistema imune, como Metilprednisolona, Prednisolona, Ciclofosfamida, Metotrexato, Rituximabe ou terapias biológicas.

O antibiótico sulfametoxazol-trimetoprim pode ser associado ao tratamento como forma de diminuir as recidivas de algumas formas de doenças. 

Como é feito o diagnóstico

Para diagnosticar a Granulomatose de Wegener, o médico irá avaliar os sintomas apresentados e o exame físico, que podem dar os primeiros sinais.

Em seguida, para confirmar o diagnóstico, o principal exame é a realização de uma biópsia dos tecidos afetados, que demonstra alterações compatíveis com uma vasculite ou inflamação granulomatosa necrosante. Também podem ser solicitados exames, como a dosagem do anticorpo ANCA.

Além disso, é importante que o médico diferencie esta doença de outras que podem apresentar manifestações semelhantes, como câncer de pulmão, linfoma, consumo de cocaína ou granulomatose linfomatoide, por exemplo. 

O que causa a granulomatose de Wegener

As causas exatas que levam ao surgimento desta doença não são conhecidas, entretanto, sabe-se que está relacionada a alterações na resposta imune, que pode ser a componentes do próprio corpo ou externos que penetram no corpo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...