Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba tudo sobre a Granulomatose de Wegener

A Granulomatose de Wegener ou Granulomatose com poliangeíte, é uma doença rara e progressiva que provoca inflamação nos vasos sanguíneos, provocando sintomas como congestionamento das vias respiratórias, hemorragias nasais, inflamações nos ouvidos, tosse, febre, mal-estar geral, perda de apetite ou irritação nos olhos.

Esta doença pode ser facilmente diagnosticada através da observação dos sintomas, e através da realização de uma biópsia aos tecidos afetados. 

Sintomas da Granulomatose de Wegener

Alguns dos principais sintomas causados por esta doença incluem: 

  • Febre e suores noturnos; 
  • Cansaço e fadiga; 
  • Perda de apetite e perda de peso; 
  • Dor nas juntas e inchaço nas articulações; 
  • Sinusite e hemorragias nasais; 
  • Inflamações nos ouvidos; 
  • Tosse, dor no peito e falta de ar; 
  • Presença de sangue na urina. 
Saiba tudo sobre a Granulomatose de Wegener

A Granulomatose de Wegener começa geralmente por provocar inflamação das fossas nasais ou da garganta, e só mais tarde é que pode evoluir para uma inflamação nos vasos sanguíneos. Quando isto acontece, ela é chamada de vasculite generalizada, necessitando nestes casos de um tratamento mais prolongado.

As causas que levam ao surgimento desta doença não são conhecidas, acreditando-se que seja ou uma doença autoimune, ou uma reação alérgica a agentes não conhecidos, onde o sistema imunológico acaba lesando os vários tecidos corporais. 

Como Diagnosticar a Granulomatose de Wegener

O diagnóstico desta doença é geralmente feito através da observação e identificação dos sintomas sentidos, existindo fortes suspeitas quando existe febre e perda de peso e os sintomas afetam diferentes partes do corpo como nariz, orelhas, pulmões e rins. 

Além disso, o médico pode também pedir a realização de uma biópsia dos tecidos afetados, como nariz ou garganta, ou de exames ao sangue para identificar a presença de infecções. Quando não é diagnosticada atempadamente, esta doença pode provocar doenças renais, cardíacas ou mesmo lesões cerebrais.

Como é feito o tratamento

O tratamento desta doença inclui a utilização de remédios imunossupressores, que ajudam a controlar os sintomas da doença e diminuem a reação alterada e exagerada do organismo. Além disso, se o médico achar necessário podem também ser usados antibióticos ou corticoides no alívio dos sintomas. 

Nos casos mais graves, pode ser necessária a realização transfusões sanguíneas. Saiba mais sobre como é feito o tratamento desta doença em Tratamento para Granulomatose de Wegener.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...