Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Conheça o Significado das Cores na Cromoterapia

Atualizado em Setembro 2019

A cromoterapia, também conhecida como terapia das cores, é uma terapia alternativa onde se utilizam cores básicas como vermelho, laranja, amarelo, verde, azul ou violeta, para ajudar no tratamento de certas doenças. 

Na cromoterapia, cada cor possui vibrações e propriedades terapêuticas específicas, que ajudam o paciente a conhecer e explorar o seu interior, influenciando o sistema nervoso, de acordo com os objetivos do tratamento. 

Conheça os benefícios da cromoterapia.

Conheça o Significado das Cores na Cromoterapia

Para que serve cada cor

Na cromoterapia cada cor tem um propósito diferente, sendo utilizadas nas seguintes situações: 

1. Vermelho

O vermelho é uma cor primária com propriedades estimulantes que, quando usado convenientemente, ativa os 5 sentidos, o sistema nervoso central, o fígado e contribui para a produção saudável de glóbulos vermelhos e hemoglobina.

2. Laranja

O laranja é uma cor que deriva da junção entre o amarelo e o vermelho e aumenta a energia dos pulmões e do estômago, auxiliando também no tratamento das náuseas. Pode aumentar a pulsação, estimular a tireoide e o crescimento dos ossos, produzindo energia que se espalha pelo corpo. 

3. Amarelo

O amarelo é uma cor que tonifica os músculos, ativa os gânglios linfáticos e melhora o sistema digestivo, estimulando os intestinos, pâncreas e os fluidos digestivos. É considerado purificante e quando usado devidamente, ajuda a remover toxinas e parasitas do trato digestivo. Além disso, também contribui para a eliminação de imperfeições da pele e age como um purificador do sangue. A cor amarela pode ainda ajudar a melhorar estados de depressão, apatia e desânimo.

4. Verde

O verde é a cor mais abundante no planeta, presente na vegetação e contribui para o alivio da tensão, equilibrando o cérebro e estimulando a glândula pituitária, que controla todas as outras glândulas do corpo. É uma cor estabilizadora das disfunções crônicas e agudas, e é a mais usada para aliviar gripes e resfriados e tratar infecções.

5. Azul

O azul ajuda a eliminar as toxinas através da respiração, estimulando poderes intuitivos e construindo vitalidade. Além disso, alivia a irritação, coceira e a dor de afeções cutâneas, alivia a febre e a inflamação e ativa a glândula pineal.

6. Violeta

O violeta contribui para o controle da fome, por interferir no metabolismo, ajuda a acalmar os órgãos do organismo, relaxar os músculos, incluindo o coração, e ajuda a combater infecções. Também contribui para a purificação do sangue, e é um calmante usado em meditação, no sono e para aliviar a dor.


Bibliografia

  • MARRA, Massimo. Progettazione e sviluppo di un sistema cromoterapico mediante una rete di sensori wireless. Corso di Laurea Magistrale in Ingegneria Informatica, 2011. UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI PADOVA.
  • AZEEMI, Samina Tazayyen Yousuf. A QUANTITATIVE STUDY ON CHROMOTHERAPY A QUANTITATIVE STUDY ON CHROMOTHERAPY . THE DEGREE OF DOCTORATE OF PHILOSOPHY IN THE UNIVERSITY OF BALOCHISTAN, QUETTA.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem