Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Doenças causadas pelo Carrapato

Existem mais de 60 tipos de carrapatos e eles podem causar diversas doenças, sendo que as mais conhecidas são a doença de Lyme, mais comum nos Estados Unidos e Europa, e a Febre Maculosa Brasileira, também conhecida como doença do carrapato.

As duas doenças são graves e necessitam de tratamento com antibióticos porque são graves e as bactérias podem chegar a corrente sanguínea e se espalhar por todo o corpo e causar falência dos órgãos e sistemas. Por isso, é importante diagnosticar a doença o quanto antes para iniciar o uso de antibióticos indicados pelo médico para prevenir as graves complicações que estas doenças podem trazer como parada respiratória, por exemplo.

Carrapato estrela - causador da Febre maculosaCarrapato estrela - causador da Febre maculosa

Febre maculosa

A doença do carrapato, cientificamente chamada febre maculosa, é uma infecção causada pela bactéria Rickettsia rickettsii presente no carrapato estrela, que pode afetar o ser humano, mas neste caso é necessário que o carrapato esteja aderido à pele por mais de 4 horas. Esta doença é grave e pode levar a morte em poucos dias se não for devidamente tratada.

Saiba os sintomas, transmissão e tratamento da febre maculosa, a doença do carrapato mais comum no Brasil.

Doença de Lyme

A doença de Lyme afeta a América do Norte, especialmente os Estados Unidos da América e também a Europa, é transmitida pelo carrapato Ixodes, sendo a bactéria causadora da doença a bactéria Borrelia burgdorferi, que causa reação local com inchaço e vermelhidão. No entanto, a bactéria pode chegar aos órgãos causando graves complicações que podem levar à morte se o carrapato não for retirado do local e se o uso de antibióticos não for iniciado logo no início do surgimento dos sintomas.

Saiba mais sobre os sintomas e tratamento da Doença de Lyme, a doença do carrapato mais comum nos EUA e na Europa.

Principais diferenças entre estas doenças

As principais diferenças entre a Doença de Lyme e a Febre Maculosa são:

 Febre maculosaDoença de Lyme
Causadorcarrapato estrelacarrapato Ixodes dammini
Bactéria envolvidaRickettsia rickettsiiBorrelia burgdorferi
Locais mais afetadosBrasil, EUA, México, Canadá, Panamá, Costa RicaEUA, Suécia, Áustria, Alemanha, Espanha, Portugal, Suíça, Croácia

Como tirar o carrapato da pele corretamente

A melhor forma de evitar estas doenças é não ter contato com o carrapato, mas caso o carrapato fique colado na pele para diminuir o risco de ser contaminado deve-se ter muito cuidado na hora de tirar.

A forma correta de tirar o carrapato da pele é usar uma pinça para segurar o animal e depois lavar a pele com água e sabonete. Não é recomendado usar as mãos, torcer, nem esmagar o carrapato, também não deve ser usados produtos como álcool ou fogo.

Sinais de alerta

Após tirar o carrapato da pele os sintomas podem surgir até 14 dias depois, por isso deve-se ir ao pronto-socorro, se surgirem sintomas como febre, enjôo, vômito, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...