Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Doenças causadas pelo Carrapato

Os carrapatos são animais que podem ser encontrados em animais, como cachorros, gatos e roedores, e que podem ser portadores de bactérias e vírus bastante nocivas à saúde das pessoas.

As doenças causadas por carrapatos são graves e necessitam de tratamento específico para evitar a disseminação do agente infeccioso responsável pela doença e, consequentemente, a falência dos órgão. Por isso, é importante diagnosticar a doença o quanto antes para que seja iniciado o tratamento adequado de acordo com a doença.

Carrapato estrela - causador da Febre maculosa
Carrapato estrela - causador da Febre maculosa

As principais doenças causadas por carrapatos são:

1. Febre maculosa

A febre maculosa é popularmente conhecida como doença do carrapato e corresponde a uma infecção transmitida pelo carrapato estrela infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. A transmissão da doença para as pessoas acontece quando o carrapato morde a pessoa, transferindo a bactéria diretamente para a corrente sanguínea da pessoa. No entanto, para que haja de fato a transmissão da doença, o carrapato precisa ficar de 6 a 10 horas em contato com a pessoa.

É comum que após a mordida do carrapato, seja percebido o aparecimento de manchas vermelhas nos punhos e nos tornozelos que não coçam, além de poder haver febre acima de 39ºC, calafrios, dor abdominal, dor de cabeça intensa e dor muscular constante. É importante que a doença seja identificada e tratada rapidamente, uma vez que pode trazer graves consequências para a saúde se não fot devidamente tratada. Saiba reconhecer os sinais da febre maculosa.

2. Doença de Lyme

A doença de Lyme afeta a América do Norte, especialmente os Estados Unidos da América e também a Europa, é transmitida pelo carrapato do gênero Ixodes, sendo a bactéria causadora da doença a bactéria Borrelia burgdorferi, que causa reação local com inchaço e vermelhidão. No entanto, a bactéria pode chegar aos órgãos causando graves complicações que podem levar à morte se o carrapato não for retirado do local e se o uso de antibióticos não for iniciado logo no início do surgimento dos sintomas. 

Saiba mais sobre os sintomas e tratamento da Doença de Lyme.

3. Doença de Powassan

Powassan é um tipo de vírus que pode infectar carrapatos, que quando mordem as pessoas o transmite. O vírus na corrente sanguínea das pessoas pode ser assintomático ou levar a sintomas comuns, como febre, dor de cabeça, vômitos e fraqueza. No entanto, esse vírus é conhecido por ser neuroinvasivo, resultando no aparecimento de sinais e sintomas graves.

A doença grave causada pelo vírus Powassan pode ser caracterizada pela inflamação e inchaço do cérebro, conhecida como encefalite, ou inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula, recebendo o nome de meningite. Além disso, a presença desse vírus no sistema nervoso pode causar perda de coordenação, confusão mental, problemas para falar e perda da memória.

O vírus Powassan pode ser transmitido pelo mesmo carrapato que é responsável pela doença de Lyme, o carrapato do gênero Ixodes, no entanto, diferentemente do que acontece da doença de Lyme, o vírus pode ser transmitido rapidamente para pessoa, dentro de minutos, enquanto que na doença de Lyme a transmissão da doença demora até 48 horas.

Como tirar o carrapato da pele

A melhor forma de evitar estas doenças é não ter contato com o carrapato, no entanto, caso o carrapato fique colado na pele, é importante ter muito contato na hora de retirá-lo para diminuir o risco de infecção. Assim, é recomendado usar uma pinça para segurar o carrapato e removê-lo.

Em seguida, deve-se lavar a pele com água e sabonete. Não é recomendado usar as mãos, torcer, nem esmagar o carrapato, também não deve ser usados produtos como álcool ou fogo.

Sinais de alerta

Após tirar o carrapato da pele os sintomas de doença podem surgir em até 14 dias após a remoção, sendo indicado ir ao hospital se surgirem sintomas como febre, enjoo, vômito, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele. 


Bibliografia

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem