O secuquinumabe é um medicamento biológico, da classe dos anticorpos monoclonais, indicado para tratar doenças autoimunes como psoríase em placas, artrite psoriásica, espondiloartrite axial e hidradenite supurativa.
Esse remédio atua controlando a inflamação, ajudando a aliviar os sintomas, a evitar as crises dessas condições e a melhorar a qualidade de vida da pessoa.
O secuquinumabe é encontrado na forma de solução injetável em canetas preenchidas de 75 mg/0,5 mL, 150 mg/mL e 300 mg/2 mL, sendo vendido sob o nome comercial Cosentyx, mediante apresentação de receita. Entretanto, esse remédio deve ser usado somente com indicação médica.
Leia também: Cosentyx: para que serve, princípio ativo, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/cosentyx
Para que serve
O secuquinumabe é indicado para tratar condições como:
-
Psoríase em placas moderada a grave, em adultos e crianças a partir de 6 anos;
-
Artrite psoriásica ativa, em adultos e crianças acima de 2 anos, sozinho ou em junto com metotrexato, quando outros medicamentos não funcionam bem;
-
Espondiloartrite axial, incluindo espondilite anquilosante e espondiloartrite axial não radiográfica, em adultos;
-
Hidradenite supurativa moderada a grave, em adultos, sozinho ou com antibióticos;
-
Artrite idiopática juvenil, incluindo artrite relacionada à entesite e artrite psoriásica juvenil, em crianças a partir de 2 anos.
O secuquinumabe pode ser indicado pelo médico para ajudar a controlar sintomas como placas vermelhas e descamativas na pele, dor e inchaço nas articulações e crises inflamatórias graves.
Como o secuquinumabe funciona
O secuquinumabe é um anticorpo monoclonal que funciona bloqueando a interleucina-17A (IL-17A), uma proteína que é responsável por aumentar a inflamação em algumas doenças autoimunes.
Ao bloquear essa substância, o secuquinumabe reduz o processo inflamatório, o que diminui os sintomas, evita as crises e melhora a qualidade de vida das pessoas com essas condições.
Para entender melhor como o Secuquinumabe funciona, fale com um profissional Rede D'Or especialista no uso de imunobiológicos.
Leia também: Anticorpos monoclonais: o que são, tipos e para que servem tuasaude.com/anticorpos-monoclonaisComo aplicar
O secuquinumabe deve ser aplicado por injeção subcutânea, ou seja, por baixo da pele, na parte da frente da coxa, abdômen ou braço.
O passo a passo para aplicar o secuquinumabe é:
- Retirar a caneta ou seringa da geladeira entre 15 e 45 minutos antes de usar, para atingir a temperatura ambiente;
- Lavar as mãos com água quente e sabão;
- Limpar o local da injeção com um chumaço de algodão embebido em álcool e deixar secar;
- Não tocar na área limpa antes da injeção;
- Verificar se o líquido está límpido, incolor e levemente amarelado, e se a data de validade e se o lacre de segurança não está rompido;
- Remover a tampa apenas quando estiver pronto para usar a caneta/seringa;
- Descartar a tampa e aplicar a injeção em até 5 minutos após a remoção. Não recolocar a tampa;
- Segurar a caneta/seringa em um ângulo de 90 graus em relação ao local da aplicação. Pressionar firmemente contra a pele para iniciar a injeção;
- Com a caneta, se ouvirá 2 cliques: o primeiro indica o início, o segundo indica que a injeção está quase completa. Segurar até que o indicador verde preencha a janela e pare de se mover;
- Pressionar o local com uma bolinha de algodão ou gaze por 10 segundos, mas sem esfregar;
- Descartar as canetas/seringas usadas em um recipiente para objetos perfurocortantes e nunca reutilizar.
As seringas/injeções devem ser armazenadas sob refrigeração (entre 2ºC e 8ºC), protegidas da luz e sem congelar. Se for necessário, o medicamento pode ser mantido fora da geladeira por até 4 dias em temperatura ambiente, não acima de 30°C.
Deve-se evitar aplicar as injeções em áreas sensíveis, com hematomas, vermelhas, com descamação ou enrijecidas, ou em áreas com cicatrizes ou estrias. É recomendado também escolher um local diferente a cada injeção.
As aplicações de secuquinumabe podem ser feitas pela própria pessoa ou cuidadores, somente após o treinamento adequado em técnica de injeção subcutânea.
Posologia
A posologia do secuquinumabe varia conforme a idade, a condição a ser tratada e a dosagem, incluindo:
1. Psoríase em placas
Para o tratamento da psoríase em placas em adultos, a dose recomendada é 300mg, com duas injeções de 150mg cada ou uma de 300 mg, nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4.
Após esse período, a dose é de 300mg a cada 4 semanas.
2. Psoríase em placas
A posologia para crianças de 6 anos ou mais é feito conforme o peso corporal:
- Abaixo de 25 Kg: 75 mg;
- De 25 a 50 kg: 75 mg;
- Acima de 50 kg: 150 mg, podendo ser aumentada para 300 mg.
A administração inicial deve ser feita nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4. Em seguida deve ser feita uma administração mensal (a cada 4 semanas).
3. Artrite psoriásica
Para adultos que não responderam ao tratamento com anti‐TNF-alfa, a dose recomendada é de 300 mg, com dose inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida de doses mensais de manutenção.
Cada dose de 300 mg é administrada em uma injeção subcutânea de 300 mg ou com duas injeções subcutâneas de 150 mg.
Para outras pessoas, a dose recomendada é de 150 mg com dose inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida de dose mensal de manutenção.
4. Artrite idiopática juvenil
O secuquinumabe para tratar a artrite relacionada à entesite é indicado para crianças acima de 4 anos. Já em casos de artrite psoriásica juvenil, esse remédio pode ser usado por crianças acima de 2 anos.
A dose recomendada é baseada na idade e no peso corporal da criança, devendo ser aplicada nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida de uma dosagem de manutenção mensal.
Para crianças com peso abaixo de 50 kg, a dose é de 75 mg, enquanto que para crianças com mais de 50 kg, a dose é de 150 mg.
5. Espondiloartrite axial
Para adultos com espondilite anquilosante ou espondiloartrite axial com dano radiográfico, é recomendado aplicar 150mg semanal nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguido por uma dose mensal de manutenção.
Conforme a resposta clínica, a dose pode ser aumentada para 300 mg, onde cada dose de 300 mg pode ser administrada em uma injeção de 300 mg ou duas injeções de 150 mg.
Já em casos de espondiloartrite axial não radiográfica ou espondiloartrite axial sem dano radiográfico, a dose recomendada é de 150 mg com administração inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida por aplicação de manutenção mensal.
6. Hidradenite supurativa
O secuquinumabe pode ser indicado para tratar a hidradenite supurativa moderada a grave ativa em adultos com resposta inadequada à terapia convencional sistêmica.
A dose recomendada é de 300 mg com administração inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida de uma dosagem de manutenção mensal.
Cada dose de 300 mg é administrada em uma injeção de 300 mg ou duas injeções subcutâneas de 150 mg. Conforme a resposta clínica, ajustes de dose podem ser recomendados pelo médico.
Possíveis efeitos colaterais
Deve-se interromper o uso do secuquinumabe e procurar assistência médica imediatamente na presença de sintomas de infecção grave, como febre, sintomas de gripe, suores noturnos, cansaço ou falta de ar, tosse que não desaparece, pele quente, vermelha e dolorosa ou erupção cutânea dolorosa com bolhas e sensação de queimação ao urinar.
O uso desse remédio também deve ser interrompido em casos de reação alérgica grave, que inclui sintomas como dificuldade de respirar ou engolir, pressão baixa, tonturas inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta e urticária.
Outros possíveis efeitos colaterais com o uso desse remédio pode incluir:
- Infecções do trato respiratório superior, com sintomas como dor de garganta ou nariz entupido;
- Afta (herpes oral);
- Diarreia;
- Nariz escorrendo;
- Erupção cutânea com coceira, pele seca, manchas secas, pele inflamada, manchas na pele em forma de moeda;
- Dor de cabeça;
- Náusea;
- Fadiga.
Efeitos colaterais menos comuns incluem candidíase oral, otite externa, conjuntivite, infecções do trato respiratório inferior, cólicas e dor, perda de peso ou sangue nas fezes, vômito, dor abdominal, eczema disidrótico e pé de atleta.
Mais raramente, esse remédio pode causar reação alérgica grave com choque anafilático, dermatite esfoliativa e vasculite.
Leia também: Choque anafilático: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/choque-anafilaticoQuem não pode usar
O secuquinumabe não deve ser usado em pessoas com alergia grave ao princípio ativo ou a qualquer componente deste medicamento.
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, só podem usar o secuquinumabe com a indicação de um médico, conforme avaliação dos riscos e benefícios.
Este medicamento não é indicado para pessoas com com risco muito alto de infecção ou imunidade muito baixa, infecções ativas, como tuberculose, ou durante crises agudas dessas doenças.
Além disso, pessoas que estejam usando outros medicamentos devem sempre informar ao médico antes de usar o secuquinumabe.