Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar "gel de nistatina" para tratar sapinho na boca

"Nistatina em gel" é uma expressão muito utilizada pelos pais para descrever o gel que é usado para tratar o sapinho na boca do bebê ou da criança. No entanto, e ao contrário do nome, não existe no mercado nistatina em gel, sendo que, na maior parte das vezes essa expressão é atribuída ao miconazol em gel, que também é um antifúngico capaz de tratar o sapinho.

O sapinho, conhecido cientificamente como candidíase oral, acontece quando existe um crescimento excessivo de fungos na boca, que causa o aparecimento de placas esbranquiças na língua, manchas vermelhas e, até feridas na gengiva, por exemplo. Embora seja mais frequente em bebês e crianças menores de 1 ano, devido à imaturidade do sistema imunológico, este tipo de problema também pode aparecer em adultos, especialmente devido a situações que diminuem a imunidade, como no caso de pacientes em quimioterapia ou portadores de AIDS.

O miconazol, assim como a nistatina, são substâncias antifúngica e, por isso, quando utilizadas corretamente ajudam a eliminar o excesso de fungos rapidamente, repondo o equilíbrio da boca e ajudando a aliviar os sintomas de sapinho.

Como usar \

Como aplicar o gel corretamente

Antes de aplicar o gel é aconselhado limpar bem todas as superfícies da boca da criança, escovando os dentes e a língua com movimentos suaves ou com uma escova de cerdas macias.

No caso dos bebês, que não possuem dentes, deve-se limpar as gengivas, interior das bochechas e a língua com um fralda de algodão ou gaze úmida, por exemplo.

O gel deve ser aplicado diretamente sobre as lesões da boca e da língua com uma gaze limpa enrolada no dedo indicador, cerca de 4 vezes ao dia.

Como usar \

Este gel não deve ser engolido logo depois da aplicação, devendo ser mantido na boca durante alguns minutos para que a substância tenha tempo de atuar. No entanto, caso seja engolido, o que acontece muito frequentemente no bebê, não existe qualquer problema, já que não é uma substância tóxica.

Quanto tempo dura o tratamento

Ao fim de uma semana o sapinho deverá estar curado, caso o tratamento seja feito corretamente, mas é importante manter o uso do gel por até 2 dias após o desaparecimento dos sintomas.

Vantagens do antifúngico em gel

O tratamento com o gel geralmente é mais rápido do que utilizar o medicamento na forma de líquido para bochechar, pois é aplicado diretamente sobre lesões da boca e da língua, sendo mais facilmente absorvido.

Além disso, o gel tem um sabor mais agradável, sendo mais fácil de usar no caso das crianças e bebês.

Bibliografia >

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Guia de Saúde Oral Materno-Infantil. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Guia-de-Saude_Oral-Materno-Infantil.pdf>. Acesso em 28 Mai 2020
  • VAN DER PLAS, Rosana. Candidíase oral: Manifestações clínicas e Tratamento. Dissertação de Mestrado, 2016. Universidade Fernando Pessoa.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem