Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para sapinho com gel de nistatina

A Nistatina em gel, encontrada nas farmácias como Micostatin ou Nidazolin é uma boa estratégia para tratar o sapinho mais rápido. O gel de nistatina é um antifúngico que deve ser aplicado diretamente nas lesões da boca e na língua de crianças ou adultos.

A vantagem desse tratamento é que é mais simples de aplicar tornando a cura do sapinho mais rápida, e por isso diminui a chance do sapinho aparecer novamente.

A candidíase oral pode aparecer tanto na criança como no adulto, embora geralmente, é mais comum que se manifeste em crianças e bebês, já que ainda não têm um sistema imune totalmente desenvolvido e forte, provocando sintomas como a formação de placas brancas na boca, além de manchas vermelhas, que podem causar dor na língua e até dificuldade em engolir.

Placas brancas Placas brancas
Manchas avermelhadasManchas avermelhadas

Como usar o gel para tratar a sapinho

Para tratar a candidíase oral é necessário antes de aplicar gel escovar os dentes e a língua e no caso de bebês ou idosos, que já não possuem dentes, deve-se limpar as gengivas, bochecha e língua com um fralda de algodão ou gaze úmida, por exemplo.

Então, deve-se aplicar o gel sempre depois das refeições e com a boca já limpa. O gel deve ser colocado diretamente sobre as lesões da boca e da língua com uma gaze limpa enrolada no dedo indicador, cerca de 4 vezes ao dia.

Passo 1 - Higiene da boca do bebêPasso 1 - Higiene da boca do bebê
Passo 1 - Lavar os dentesPasso 1 - Lavar os dentes
Passo 2 - Aplicar o gelPasso 2 - Aplicar o gel

Ao fim de uma semana o sapinho deverá estar curado, caso o tratamento seja feito corretamente.

Este gel não deve ser engolido logo depois da aplicação, devendo ser mantido na boca o maior tempo possível embora não seja toxico se engolido, o que acontece especialmente com os bebês.

A nistatina pode ser encontrada em forma de líquido para bochechar, também é eficiente para o tratamento da candidíase oral, porém na forma líquida, em um sabor muito desagradável dificultando a adesão ao tratamento e a cura da infecção.

Vantagens do gel de nistatina para tratar a sapinho

O medicamento para tratar a sapinho em forma de gel ou pomada é mais eficaz do que medicamento em solução liquida para bochechar, pois é aplicado diretamente nas lesões da boca e da língua e, por isso, é mais facilmente absorvido. Além disso, a adesão ao tratamento é maior, diminuindo as chances de voltar a ter sapinho, pois não é necessário bochechar o remédio que tem um sabor muito desagradável, sendo muito eficaz em crianças.

Conheça outro bom remédio caseiro para tratar a candidíase oral em: Remédio caseiro para sapinho e saiba como limpar a boca do bebê e evitar infecções fúngicas como sapinho em: Como escovar os dentes do bebê.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...