Sacarina: o que é, para que serve (e como usar)

Atualizado em janeiro 2024

A sacarina é um adoçante artificial que possui poucas calorias e que é indicada principalmente para ajudar na perda peso e controlar os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes.

Embora este adoçante seja considerado seguro para substituir o açúcar no preparo de doces ou caldas e para adoçar bebidas, por exemplo, seu uso não deve exceder a quantidade recomendada.

Para saber como utilizar a sacarina corretamente e incluí-la na dieta de forma saudável, é recomendado consultar um nutricionista. Especialmente para pessoas que não têm diabetes, pode ser indicado buscar outras formas de substituir o açúcar na alimentação.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A sacarina pode ser indicada para:

1. Ajudar a perder peso

A sacarina contém muito poucas calorias e, frequentemente, é conhecida como um adoçante zero calorias. Por isso, é considerada uma boa opção de adoçante para pessoas que desejam perder peso, mas têm dificuldade para reduzir o consumo de açúcar. 

Leia também: 7 tipos de açúcar: diferenças e qual o melhor para a saúde tuasaude.com/tipos-de-acucar

2. Controlar os níveis de glicose

A sacarina é um adoçante artificial que parece não ser metabolizado pelo organismo e, portanto, seus carboidratos não são quebrados em glicose como acontece com outros tipos de açúcar. 

Por isso, a sacarina normalmente é indicada para auxiliar no controle dos níveis de glicose no sangue, especialmente para pessoas com diabetes. Confira algumas dicas para controlar a diabetes.

3. Auxiliar na prevenção de doenças

Por contribuir para evitar o ganho de peso e controlar os níveis de glicose no sangue, a sacarina pode ser indicada para complementar uma dieta saudável e auxiliar na prevenção de doenças como a síndrome metabólica. 

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 10 gotas de sacarina líquida e 1 colher de chá de sacarina em pó:

Componentes 1 colher de chá de sacarina (pó) 10 gotas de sacarina (líquida)
Energia 11,9 calorias 0.08 calorias
Proteínas 0,031 g 0 g
Gorduras 0 g 0 g
Carboidratos 2,94 g 0,02g
Fibras 0 g 0 g
Cálcio 0 g 0,03
Magnésio 0 mg 0,01 mg
Potássio 0,132 mg 0,01mg
Sódio 14,1 mg 0,13mg

Para se obter os benefícios da sacarina, é importante consumi-la com moderação e ter uma dieta equilibrada e variada. Além disso, também é recomendada a prática regular de atividades físicas.

Para saber como incluir a sacarina na dieta, marque uma consulta com um nutricionista mais próximo de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como usar

A sacarina pode ser utilizada para substituir o açúcar no preparo de doces, geleias ou caldas e para adoçar bebidas, por exemplo. A quantidade máxima diária recomendada é de 15 mg de sacarina por quilo de peso corporal, de acordo com as orientações do nutricionista. 

No entanto, para pessoas que não têm diabetes, os benefícios da sacarina parecem ser menores quando utilizada por longos períodos. Neste caso, o mais indicado é buscar outras formas de reduzir o consumo de açúcar. Veja como substituir o açúcar na dieta.

Usar sacarina faz mal?

O uso da sacarina é considerado seguro dentro da quantidade diária recomendada. Efeitos prejudiciais à saúde, como risco de câncer, diabetes, obesidade e alteração no funcionamento dos rins ou fígado, foram verificados em estudos feitos com animais, mas não parecem acontecer em humanos.

No entanto, a sacarina é utilizada na produção de doces, coberturas, geleias, refrigerantes e chicletes, por exemplo, que contém outros ingredientes que podem ser prejudiciais para a saúde, principalmente quando ingeridos em excesso.