Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

10 formas naturais de substituir o açúcar

Alimentos como mel e açúcar de coco, e adoçantes naturais como Stevia e Xilitol são algumas das alternativas naturais de substituir o açúcar branco para ajudar na perda de peso e melhorar a saúde, favorecendo a prevenção e o controle de doenças como diabetes, colesterol alto e obesidade.

É importante evitar o uso de açúcar porque o seu excesso favorece o ganho de peso e estimula a produção de gordura, o que aumenta o risco de problemas como cáries dentárias, doenças cardíacas e gordura no fígado, por exemplo. Veja a seguir 10 alternativas naturais para trocar o açúcar e ter mais saúde sem perder o sabor doce dos alimentos.

1. Mel

10 formas naturais de substituir o açúcar

O mel de abelha é um adoçante natural e rico em nutrientes como potássio, magnésio, ferro e cálcio, trazendo benefícios como fortalecer o sistema imunológico, atuar com anti-oxidante, melhorar a digestão e manter a flora intestinal saudável.

Além disso, o mel possui médio índice glicêmico, o que faz com que pequenas quantidades desse produto não estimulem a produção de gordura como acontece com o açúcar. Cada colher de mel possui cerca de 46 calorias, sendo importante lembrar que ele não pode ser dado para crianças menores de 3 anos. Veja mais sobre os benefícios e contraindicações do mel.

2. Stevia

A Stevia é um adoçante natural obtido a partir da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, podendo ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais na forma de pó ou em gotas. Ela possui a capacidade de adoçar cerca de 300 vezes mais que o açúcar comum, trazendo ainda a vantagem de não possuir calorias.

A Stevia pode ser usada em preparações quentes ou frias, pois ela é estável em temperaturas elevadas, sendo fácil de utilizar em bolos, biscoitos ou doces que precisam ser fervidos ou ir ao forno. Veja as 5 dúvidas mais comuns sobre o adoçante Stevia.

3. Açúcar de Coco

10 formas naturais de substituir o açúcar

O açúcar de coco tem baixo índice glicêmico, o que faz com que ele não cause um grande aumento da glicemia e não estimule a produção de gordura, ajudando no controle do peso.

Além disso, o açúcar de coco é rico em nutrientes como ferro, cálcio, zinco e potássio, mas por possuir um elevado teor de frutose, deve ser usado com moderação, pois seu excesso pode trazer problemas como gordura no fígado e ganho de peso. Cada colher de chá desse açúcar possui cerca de 20 calorias.

4. Xilitol

O xilitol é um tipo de açúcar de álcool, assim como o eritritol, o maltitol e o sorbitol, sendo todos substâncias naturais obtidas a partir de frutas, vegetais, cogumelos ou algas marinhas. Por terem um índice glicêmico baixo, eles são uma opção natural mais saudável e têm uma capacidade de adoçar muito parecida com a do açúcar.

Outra vantagem é que o xilitol não prejudica os dentes e possui menos calorias que o açúcar, tendo cerca de 8 calorias para cada colher de chá do produto. Como o seu poder de adoçar é parecido com o do açúcar, ele pode ser utilizado nas mesmas proporções como substituto em diversas preparações culinárias.

5. Maple Syrup

10 formas naturais de substituir o açúcar

O maple syrup, também chamado de xarope de bordo ou de ácer, é produzido a partir de uma árvore bastante encontrada no Canadá, e traz benefícios para a saúde devido ao seu elevado teor de antioxidantes e nutrientes como cálcio, potássio e zinco.

O maple syrup pode ser usado em preparações que serão aquecidas, mas por conter calorias assim como açúcar, também deve ser consumido em pequenas quantidades.

6. Taumatina

A taumatina é um adoçante natural composto por duas proteínas e que tem o poder de adoçar cerca de 2000 a 3000 vezes mais que o açúcar comum. Como ela é composta por proteínas, não tem a capacidade de aumentar a glicemia e não estimula a produção de gordura, podendo ser usada em dietas de emagrecimento e para o controle da diabetes, por exemplo.

A taumatina possui as mesmas calorias que o açúcar, mas como seu poder adoçante é muito maior que o do açúcar, o seu uso é feito em quantidade bem pequenas, o que adiciona poucas calorias à dieta.

7. Geleia de fruta sem açúcar

Adicionar geleias de fruta sem açúcar, também chamadas 100% fruta, é outra forma natural de adoçar alimentos e preparações como iogurtes, vitaminas e massas para bolos, tortas e biscoitos.

Nesse caso, o açúcar natural da fruta é concentrado na forma de geleia, o que aumenta o seu poder adoçante, além de dar sabor às preparações de acordo como sabor da geleia. Para ter a certeza de que é a geleia é 100% fruta, basta conferir a lista de ingredientes no rótulo do produto, que deve conter apenas a fruta, sem adição de açúcar.

8. Açúcar Mascavo

10 formas naturais de substituir o açúcar

O açúcar mascavo é feito a partir da cana-de-açúcar, mas não passa por um processo de refinamento como o açúcar branco, o que faz com que seus nutrientes sejam conservados no produto final. Assim, ele possui minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

No entanto, é importante lembrar que apesar de ter mais nutrientes, o açúcar mascavo tem praticamente as mesmas calorias que o açúcar branco, não devendo ser consumido com frequência e nem utilizado em casos de diabetes.

9. Melado de cana

O melado é um xarope produzido a partir da evaporação do caldo de cana ou durante a produção de rapadura, tendo escura e um forte poder adoçante. Por não ser refinado, ele é ricos nos mesmo minerais que o açúcar mascavo, possuindo cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

No entanto, ele também deve ser consumido apenas em pequenas quantidades devido ao seu alto teor de calorias, devendo ser evitado em casos de diabetes e doença renal. Veja mais sobre o melado e saiba o poder adoçante e as calorias dos adoçantes naturais.

10. Eritritol

O eritritol é um adoçante natural que tem a mesma origem do xilitol, mas contém apenas 0,2 calorias por grama, sendo quase um adoçante sem valor calórico. Ele tem cerca de 70% da capacidade de adoçar do açúcar, e pode ser usado por pessoas com diabetes ou que desejam emagrecer.

Além disso, o eritritol não provoca cáries e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou de suplementos nutricionais, sendo vendido na forma de pó.

Para ajudar a emagrecer e controlar a glicemia, veja 3 passos para reduzir o consumo de açúcar.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...