Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Lista de alimentos com calorias negativas

Os alimentos com calorias negativas são aqueles que o corpo consome mais calorias no processo de mastigação e digestão do que as calorias presentes nesses alimentos, fazendo com que o balanço calórico seja negativo, o que favorece a perda de peso e o emagrecimento.

Veja a seguir a lista completa dos alimentos com calorias negativas:

  • Verduras: aspargo, brócolis, couve-flor, repolho, alface, cebola, espinafre, nabo, pepino, pimenta vermelha, abobrinha, chicória, salsão e berinjela;
  • Legumes: cenoura crua ralada, vagem e abobrinha;
  • Frutas: abacaxi, grapefruit, limão, goiaba, mamão papaia, damasco, mirtilo, pêssego, melão, morango, manga, tangerina, melancia, tangerina, framboesa, amora preta.
Lista de alimentos com calorias negativas

Esses alimentos têm como características principais um alto teor de fibras e água, e baixo teor de carboidrato, fazendo com que sejam pouco calóricos.

No entanto, é importante lembrar que o simples consumo desses alimentos não é suficiente para fazer perder peso, pois as calorias totais consumidas ao longo do dia é que fazem a diferença, devendo ser menores do que as calorias gastas para fazer todas as atividades do dia.

Como usar os alimentos com calorias negativas na dieta

Na dieta para emagrecer, os alimentos com calorias negativas podem ser incluídos para que as refeições tenham mais fibras e menos calorias, o que aumenta a sensação de saciedade e favorece a perda de peso.

Assim, deve-se preferir consumir as frutas de baixas calorias nos lanches e sobremesas, enquanto os vegetais devem ser incluídos nas saladas do almoço e do jantar. Além disso, a abobrinha e a berinjela, por exemplo, podem ser usadas para fazer pratos com baixíssimas calorias, como a lasanha de berinjela e o espaguete de abobrinha.

Também é importante lembrar que a dieta não deve ser feita apenas com os alimentos de calorias negativas, pois para o metabolismo funcionar bem e favorecer a perda de peso, também é necessário variar a alimentação e consumir fontes de proteínas, como carnes e frango, e gorduras boas, como castanhas, sementes e azeite.

Lista de alimentos com calorias negativas

Diferença entre alimentos termogênicos e alimentos com calorias negativas

Os alimentos termogênicos, como pimenta, chá verde e café, são aqueles que têm um efeito de aumentar o metabolismo por algumas horas, fazendo com que o corpo gaste um pouco mais de energia do que o normal. Já os alimentos com calorias negativas ajudam na dieta por serem pobres em calorias, fazendo com que o processo de digestão acabe gastante mais do que esses alimentos têm para oferecer ao corpo. Veja a lista de alimentos termogênicos.

Assista ao vídeo a seguir e saiba como preparar o espaguete de abobrinha, além de ver outras dicas da nossa nutricionista para perder gordura localizada.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...