O que você precisa saber?

7 chás para baixar a Glicose

O chá de canela, carqueja e pata-de-vaca são bons remédios naturais para ajudar no controle da diabetes porque possuem propriedades hipoglicemiantes que melhoram o controle da diabetes. Mas além destas, existem outras que também ajudam no tratamento como sálvia, melão de-são-caetano, quebra-pedra e insulina vegetal.

Todas estas plantas medicinais ajudam a baixar o açúcar no sangue, mas não substituem os medicamentos para diabetes, nem as regras alimentares que ajudam a controlar a glicose no sangue. Por isso é importante fazer refeições leves, ricas em fibras, como frutas, legumes ou cereais integrais, a cada 3 ou 4 horas, para manter os níveis de açúcar no sangue mais constantes, evitando assim grandes variações na glicemia, o que ajuda também a controlar a fome, o peso e a diabetes.

Saiba como preparar os 7 chás medicinais que ajudam a controlar a glicemia no sangue:

1. Chá de canela

A canela ajuda o organismo a utilizar o açúcar fazendo com que o açúcar presente no sangue diminua.

Como fazer: Colocar 3 paus de canela e 1 litro de água numa panela e deixar ferver por alguns minutos. A seguir, tapar a panela e esperar amornar, beber o chá várias vezes ao dia.

2. Chá de carqueja

A carqueja tem ação antidiabética ajudando a manter a glicemia controlada.

Como fazer: Colocar 10 gramas de carqueja em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Tomar até 3 xícaras por dia.

3. Chá de pata-de-vaca

A pata-de-vaca é uma planta medicinal que possui uma proteína que atua de forma semelhante a insulina no corpo.

Como fazer:  Adicionar 2 folhas de pata de vaca e 1 xícara de água em uma panela e deixar ferver por alguns minutos. Deixe repousar, coe e beba ainda morno 2 vezes por dia.

7 chás para baixar a Glicose

4. Chá de sálvia

A sálvia contribui para o controle da glicemia no sangue, ajudando no controle da diabetes. 

Como fazer: Colocar 2 colheres de folhas secas de sálvia em 250 ml de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Tomar até 2 vezes por dia.

5. Chá de melão-de-são-caetano

O melão-de-são-caetano tem ação hipoglicemiante, o que significa que baixa a glicemia sanguínea naturalmente.

Como fazer: Colocar 1 colher de sopa das folhas secas de melã-de-são-caetano em 1 litro de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos, coe e beba ao longo do dia.

6. Chá de quebra-pedra

A quebra-pedra contém extratos aquosos que mostraram efeito hipoglicemiante, sendo útil para manutenção a glicemia constante no sangue.

Como fazer: Colocar 1 colher de chá de folhas de quebra-pedra em 1 xícara de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos, coe e tome ainda morno. Pode-se tomar 3 a 4 vezes por dia.

7. Chá de insulina vegetal

A planta pedra-ume-caá (Myrcia sphaerocarpa) tem ação hipoglicemiante que ajuda no controle na diabetes e ficou conhecida popularmente como insulina vegetal.

Como fazer: Coloque 2 colheres de sopa de insulina vegetal em 1 litro de água e leve para ferver. Quando começar a ferver, desligue o fogo e deixe descansar por mais 10 minutos, coando a seguir. Tomar 2 a 3 vezes por dia.

Para usar estas plantas medicinais para controlar a diabetes e a glicemia no sangue consulte seu médico porque elas podem interferir na dosagem do medicamento indicado por ele causando hipoglicemia, que ocorre quando o açúcar no sangue baixa muito. Saiba como controlar a hipoglicemia aqui.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...