Romosozumabe: para que serve, como aplicar (e efeitos colaterais)

O romosozumabe é um remédio indicado para tratar a osteoporose em mulheres na pós-menopausa com alto risco de fratura ou em casos de falha ou intolerância a outros tratamentos.

Este medicamento, que é um anticorpo monoclonal, atua bloqueando a proteína esclerostina, estimulando a formação de ossos novos e diminuindo a quebra do osso.

Leia também: Anticorpos monoclonais: o que são, tipos e para que servem tuasaude.com/anticorpos-monoclonais

O romosozumabe é comercializado como solução injetável, em canetas preenchidas com 90mg/ml, sendo conhecido comercialmente no Brasil pelo nome Evenity. Entretanto, esse medicamento deve ser usado somente com indicação médica, após avaliação e orientação.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o romosozumabe

O romosozumabe é indicado para:

  • Tratar a osteoporose em mulheres na pós-menopausa que apresentam alto risco de fratura;
  • Tratar casos em que outros medicamentos contra a osteoporose falharam ou não são tolerados.

O romosozumabe funciona inibindo uma proteína chamada esclerostina. Isso estimula a formação de ossos novos e diminui a quebra do osso, fortalecendo a estrutura óssea e diminuindo a sua probabilidade de quebrar.

Para entender melhor como funciona o romosozumabe, fale com um profissional Rede D'Or especializado no uso de imunobiológicos.

Como conseguir romosozumabe pelo SUS

O romosozumabe é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil para o tratamento da osteoporose em mulheres acima de 70 anos.

Esse medicamento também é oferecido de forma gratuita pelo SUS para mulheres na pós-menopausa com osteoporose grave e falha no tratamento desta condição.

Leia também: Tratamento da osteoporose: remédios, alimentação e exercícios tuasaude.com/tratamento-para-osteoporose

Como aplicar

O romosozumabe deve ser aplicado por via subcutânea (embaixo da pele) na parte da frente da coxa, área do estômago (abdômen), evitando a área de 5 cm ao redor do umbigo, ou área externa do braço.

A aplicação deste medicamento deve ser feita conforme o passo a passo a seguir:

  1. Deixar as seringas em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos antes de aplicar;
  2. Retirar as seringas da caixa;
  3. Verificar se o medicamento dentro de cada seringa está límpido e incolor a amarelo-claro;
  4. Lave bem as mãos com água e sabão;
  5. Em uma superfície limpa, organizar as seringas, dois lenços com álcool, duas bolas de algodão ou compressas de gaze e um recipiente para descarte de objetos perfurocortantes;
  6. Limpar os dois locais de injeção, que devem ser diferentes, com lenços embebidos em álcool e deixar a pele secar, e não tocar nas áreas novamente antes de aplicar o medicamento;
  7. Remover a tampa da agulha, pinçar firmemente a pele no local da injeção entre o polegar e os dedos, criando uma área de cerca de cinco centímetros de largura;
  8. Inserir a agulha em um ângulo de 45 a 90 º e empurrar a haste do êmbolo da seringa, mantendo a pele pinçada durante toda a injeção;
  9. Seguir todos os passos novamente, com a segunda seringa para injetar a dose total;
  10. Colocar a seringa usada e a tampa cinza da agulha imediatamente em um recipiente para descarte de objetos perfurocortantes;
  11. Se houver sangue, pressionar uma bola de algodão ou gaze no local da injeção, mas sem esfregar. Aplicar um curativo adesivo, se necessário.

A dose recomendada é de 2 injeções, contendo 105 mg de romosozumabe cada, que devem ser aplicadas uma vez por mês ou conforme a orientação do médico.

Não se deve aplicar o medicamento em áreas onde a pele esteja sensível, com hematomas, vermelha, rígida, com manchas elevadas, espessas, vermelhas ou escamosas, ou com cicatrizes ou estrias.

As seringas não devem ser recolocadas na geladeira depois de atingirem a temperatura ambiente, ou aquecê-las com água quente ou micro-ondas, por exemplo. Assim como não deve-se deixá-las sob luz direta do sol ou agitá-las.

Não usar a seringa se o medicamento estiver turvo, descolorido, contiver partículas, se a seringa estiver rachada ou quebrada, se a tampa cinza da agulha estiver faltando ou solta, ou se a data de validade tiver passado.

Cuidados durante o uso do romosozumabe

O romosozumabe deve ser aplicado somente por uma pessoa que tenha recebido treinamento do médico ou do profissional de saúde.

Em casos de esquecimento de uma dose, é aconselhado entrar em contato com o médico o mais rápido possível para reagendar a próxima dose.

Além disso, durante o tratamento com o romosozumabe, a pessoa deve tomar cálcio e vitamina D, conforme a orientação do médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais com o uso do romosozumabe incluem resfriado comum, dor nas articulações, reação alérgica, vermelhidão ou dor no local da aplicação da injeção, inchaço de mãos, tornozelos ou pés, dor de cabeça, tosse, dor no pescoço e espasmos musculares. Baixos níveis de cálcio no sangue também é um efeito colateral menos comum que pode surgir.

Embora sejam raras, reações alérgicas graves também podem ocorrer. Assim, na presença de sintomas como inchaço do rosto, boca, lábios, língua ou garganta, dificuldade de engolir ou respirar, deve-se procurar ajuda médica imediatamente.

O romosozumabe pode aumentar o risco de infarto do miocárdio, derrame e morte cardiovascular. Assim, na presença de sintomas como dor ou pressão no peito, falta de ar ou tontura, dor de cabeça, dormência ou fraqueza no rosto, braço ou pernas, dificuldade para falar, mudanças de visão ou perda de equilíbrio, deve-se buscar ajuda médica emergencial imediatamente.

Este medicamento pode estar relacionado com problemas graves nos ossos da mandíbula. Por isso, é recomendado entrar em contato com o médico e o dentista imediatamente se tiver problemas como dentes moles, dor ou inchaço ou feridas que não cicatrizam ou com secreção.

Além disso, fraturas incomuns no osso da coxa também podem surgir durante o tratamento com romosozumabe. Por isso, na presença de sintomas como dor nova ou incomum no quadril, virilha ou coxa, deve-se informar ao médico.

Quem não pode usar

O romosozumabe não deve ser usado por crianças e adolescentes, assim como por pessoas com alergia ao romosozumabe ou outro ingrediente deste medicamento.

Mulheres grávidas ou pessoas com baixos níveis de cálcio no sangue, que sofreram infarto do miocárdio ou derrame no ano anterior também não devem usar o romosozumabe.

Já mulheres em período de amamentação só devem usar este medicamento com indicação e acompanhamento do médico.

Vídeos relacionados

Ossos Fortes Sempre | Tati & Marcelle | Como tratar osteopenia e osteoporose

09:05 | 208.595 visualizações

O segredo para ENVELHECER com SAÚDE

10:39 | 10.630 visualizações