Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a Isotretinoína e quais os Efeitos Colaterais

A isotretinoína é indicada para o tratamento de formas graves de acne e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores, em que tenham sido usados antibióticos sistêmicos e medicamentos de aplicação tópica.

A Isotretinoína pode ser comprada em farmácias, podendo-se  optar pela marca ou pelo genérico e pelo gel ou em cápsulas, sendo necessária a apresentação de uma receita médica para comprar qualquer uma das formulações.

O preço da isotretinoína em gel com 30 gramas pode variar entre os 16 e os 39 reais e o preço das caixas com 30 cápsulas de isotretinoína pode variar entre 47 e 172 reais, dependendo da dosagem. A isotretinoína também está disponível com os nomes comerciais Roacutan e Acnova.

O que é a Isotretinoína e quais os Efeitos Colaterais

Como usar

O modo de uso da Isotretinoína depende da forma farmacêutica que o médico indicar:

1. Gel

Aplicar sobre a área afetada uma vez ao dia, de preferência à noite com a pele lavada e seca. O gel, depois de aberto, deve ser usado em um prazo de 3 meses.

Saiba como lavar corretamente a pele com acne.

2. Cápsulas

A posologia da isotretinoína deve ser determinada pelo médico. Geralmente, o tratamento com isotretinoína é iniciado com 0,5 mg/kg por dia, sendo que, para a maioria dos pacientes, a dose pode variar entre 0,5 e 1,0 mg/kg/dia.

As pessoas com doença muito grave ou com acne no tronco podem necessitar de doses diárias maiores, até 2,0 mg/kg. A duração do tratamento varia em função da dose diária e a diminuição completa dos sintomas ou resolução da acne ocorre geralmente entre 16 a 24 semanas de tratamento.

Como funciona

A isotretinoína é uma substância derivada da vitamina A, que está associada à diminuição da atividade das glândulas produtoras de sebo, assim como à redução do seu tamanho, contribuindo para a redução da inflamação. 

Conheça os principais tipos de acne.

Quem não deve usar

A Isotretinoína está contraindicada durante a gravidez e amamentação, assim como em pacientes que usam tetraciclinas e derivados, que tenham níveis de colesterol muito elevado ou hipersensibilidade à isotretinoína ou a qualquer substância contida na cápsula ou no gel.

Este medicamento também não deve ser usado por pessoas com insuficiência hepática e alérgicos à soja, porque contém óleos de soja na composição.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com as cápsulas de isotretinoína são anemia, aumento ou diminuição das plaquetas, elevação da taxa de sedimentação, inflamação na borda da pálpebra, conjuntivite, irritação e ressecamento ocular, elevações transitórias e reversíveis de transaminases hepáticas, fragilidade cutânea, coceira na pele, ressecamento da pele e dos lábios, dores musculares e articulares, aumento de triglicérides e colesterol séricos e diminuição de HDL.

Os efeitos adversos que podem ocorrer com o uso do gel são coceira, queimação, irritação, eritema e descamação da pele na região onde é aplicado o produto.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem