Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Nimesulida

A Nimesulida é um anti-inflamatório e analgésico indicado para aliviar vários tipos de dor, inflamação e febre, como dor de garganta, dor de cabeça ou dores menstruais, por exemplo. Este remédio pode ser comprado sob a forma de comprimidos, cápsulas, gotas, granulado, supositórios ou pomada, e só pode ser usado por pessoas maiores de 12 anos de idade.

O medicamento pode ser comprado em farmácias, em genérico ou com os nomes comerciais Cimelide, Nimesubal, Nisulid, Arflex ou Fasulide, mediante apresentação de receita médica.

Nimesulida

Para que serve

A Nimesulida está indicada para o alivio da dor aguda, como dor de ouvido, garganta ou de dente e dor provocada pela menstruação. Além disso, tem também uma ação anti-inflamatória e antipirética.

Na forma de gel ou pomada, pode ser usada para aliviar a dor em tendões, ligamentos, músculos e articulações devido a traumatismos.

Como usar

O modo de uso da Nimesulida deve ser sempre orientado por um médico, no entanto, a posologia recomendada geralmente é:

  • Comprimidos e cápsulas: 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas e após as refeições, para não ser agressivo para o estômago.
  • Comprimidos dispersíveis e granulado: dissolver o comprimido ou o granulado em cerca de 100 mL de água, de 12 em 12 horas e após as refeições;
  • Gel dermatológico: deve ser aplicado até 3 vezes ao dia, na região dolorida, durante 7 dias;
  • Gotas: recomenda-se administrar uma gota por cada kg de peso corporal, duas vezes ao dia;
  • Supositórios: 1 supositório de 200 mg a cada 12 horas.

O uso deste medicamento deve ser limitado ao período de tempo indicado pelo médico. Caso a dor se mantenha após esse tempo, deve-se consultar um médico para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com nimesulida são diarreia, náuseas e vômitos.

Além disso, embora seja mais raro, pode também ocorrer coceira, rash, suor excessivo, prisão de ventre, aumento dos gases intestinais, gastrite, tonturas, vertigens, hipertensão e inchaço.

Quem não deve usar

A Nimesulida está contraindicada para uso em crianças, só devendo ser usada a partir dos 12 anos. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também devem evitar o seu uso.

Além disso, este medicamento está contraindicado para pessoas com alergia a qualquer componente do medicamento, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios. Também não deve ser usado por pessoas com úlcera no estômago, com hemorragia no trato gastrintestinal ou com insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave.

Bibliografia >

  • ACHÉ. NISULID - nimesulida. Disponível em: <https://www.farmadelivery.com.br/media/upload/pdf/BULAS/ACHE/Nisulid-supositorios.pdf>. Acesso em 03 Dez 2019
  • INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP / Ministério de Saúde. Prontuário Terapêutico. 11.ed. INFARMED, 2013. 396.
  • INFARMED. Folheto Informativo: Nimesulida Basi 100 mg. 2017. Disponível em: <http://app7.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=36465&tipo_doc=fi>. Acesso em 03 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem