Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Nimesulida - Para que serve e como tomar

A Nimesulida é um anti-inflamatório e analgésico indicado para aliviar vários tipos de dor, inflamação e febre, como dor de garganta, dor de cabeça ou dores menstruais, por exemplo. Este remédio pode ser comprado sob a forma de comprimidos, cápsulas, gotas, granulado, supositórios ou pomada, e não pode ser usado como anti-inflamatório infantil, porque é contraindicado para menores de 12 anos.

O medicamento é muito conhecido com o nome de Cimelide, mas também pode ser comprado nas farmácias com os nomes comerciais Nimesubal, Nisulid, Arflex ou Fasulide, sendo produzido por laboratórios como Cimed, Sandoz, EMS ou Sigma Pharma. 

Nimesulida - Para que serve e como tomar

A Nimesulida não é um antibiótico e por isso não é indicada para tratar infecções, como a infecção urinária ou de garganta, por exemplo. Além disso, nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação médica.

Para que serve

A Nimesulida está indicada para o alivio da dor aguda, como dor de ouvido, garganta ou de dente e dor provocada pela menstruação.

Além disso, na forma de gel ou pomada, pode ser usada para aliviar da dor em tendões, ligamentos, músculos e articulações devido a traumatismos.

Como usar

O modo de uso da Nimesulida deve ser sempre orientado por um médico, no entanto, a posologia geralmente é:

  • Comprimidos e cápsulas: 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas e após as refeições, para não ser agressivo para o estômago.
  • Comprimidos dispersíveis e granulado: deve-se dissolver o comprimido ou o granulado em 100ml de água, de 12 em 12 horas e após as refeições;
  • Gel dermatológico: deve ser aplicado até 3 vezes ao dia na região que a pessoa tem dor durante 7 dias;
  • Gotas: recomenda-se administrar uma gota por 1 kg de peso, duas vezes ao dia, na boca da criança ou diluída as gotas em um pouco de água, podendo ser ingerido por crianças a partir de 1 ano.
  • Supositórios: pode ser administrado de 8 em 8h em crianças a partir de 1 ano.

O uso deste medicamento deve ser limitado a um período máximo de 15 dias. Caso a dor se mantenha após esse tempo, deve-se consultar um médico para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Os comprimidos podem ser tomados após as refeições e a dose máxima é de 200mg ao dia.

Possíveis efeitos colaterais

A Nimesulida pode afetar o fígado, e por isso deve ser usada por um curto período de tempo. Os principais efeitos colaterais mais incluem diarreia, perda de apetite, náuseas, cansaço, sensação de falta de ar, fezes escuras e icterícia, porém a ocorrência destes efeitos não é comum. A dor de estômago, pode ocorrer caso o medicamento seja ingerido antes das refeições.

Quem não deve tomar

A Nimesulida em comprimidos, cápsulas ou granulado está contraindicada para uso em crianças, só devendo ser usada a partir dos 12 anos. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também deve evitar o seu uso.

Além disso, este medicamento está contraindicado para pessoas com alergia a qualquer componente do medicamento, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios. Também não deve ser usado por pessoas com úlcera no estômago, com hemorragia no trato gastrintestinal ou com insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...