Famotidina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em novembro 2022

A famotidina é um remédio indicado para o tratamento de úlceras no estômago ou na parte inicial do intestino em adultos, ou para diminuir a acidez do estômago nos casos de refluxo gastroesofágico, gastrite ou síndrome de Zollinger-Ellison, pois age reduzindo a produção de ácido pelo estômago.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos de 20 mg ou 40 mg, com o nome comercial Famox, vendido mediante apresentação de receita médica.

A famotidina deve ser usada somente com indicação médica, nas doses e pelo tempo de tratamento orientados pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A famotidina é indicada para o tratamento de:

  • Úlcera benigna no estômago ou no intestino;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Gastrite;
  • Síndrome de Zollinger-Ellison.

Esse remédio age inibindo a produção de ácido pelo estômago, por se ligar em regiões nas células da parede do estômago, impedindo a ação da histamina, que quando ativada aumenta a produção de ácidos.

A famotidina deve ser usada somente com indicação médica, podendo também ser indicada para a prevenção de úlceras gástricas ou duodenais.

Como usar

O comprimido de famotidina 40 mg ou 20 mg deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição, e nos horários estabelecidos pelo médico.

A posologia da famotidina varia de acordo com a condição a ser tratada e inclui:

Indicação Dose para adultos
Tratamento da úlcera benigna no estômago ou intestino A dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 40 mg por dia, à noite, antes de deitar, por cerca de 4 a 8 semanas, conforme orientação médica.
Prevenção de úlcera no estômago ou intestino ou tratamento de manutenção A dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 20 mg por dia, à noite, antes de deitar.
Síndrome de Zollinger-Ellison A dose inicial é de 1 comprimido de 20 mg, a cada 6 horas. Essa dose pode ser aumentada pelo médico para até 800 mg por dia, de acordo com a gravidade dos sintomas e a resposta ao tratamento.

Para pessoas com insuficiência renal, as doses devem ser reduzidas, de acordo com a orientação médica.

Para complementar esse tratamento, também poderá tomar este remédio caseiro para gastrite.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da famotidina são dor de cabeça, tonturas, diarreia, prisão de ventre, boca seca, náuseas, vômitos, inchaço na barriga, perda do apetite ou fadiga.

Além disso, a famotidina pode causar manchas ou bolhas na pele com coceira, manchas avermelhadas, ansiedade, palpitações, diminuição dos batimentos cardíacos, pneumonia intersticial, produção de leite pelas glândulas mamárias não relacionadas com amamentação, aumento do tamanho do fígado e cor amarelada da pele.

A famotidina também pode causar efeitos colaterais graves que devem ser comunicados imediatamente ao médico, como dor muscular, fraqueza, cansaço excessivo, urina de cor escura, alucinações, agitação, confusão mental, convulsões, batimentos cardíacos ou acelerados, ou tontura repentina, como se fosse desmaiar.

Embora seja mais raro, a famotidina pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

A famotidina não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham câncer de estômago.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia alergia aos componentes da fórmula ou ao corante amarelo tartrazina, pois pode causar reações alérgicas, especialmente em pessoas que têm alergia ao ácido acetilsalicílico.

O uso da famotidina em pessoas com alteração da função do fígado ou do rim só deve ser feita sob orientação médica.

A famotidina pode diminuir a absorção de remédios, devido a diminuição da acidez do estômago, como cefpodoxima, domperidona, itraconazol, cetoconazol ou melfalano, por exemplo, sendo importante informar ao médico todos os medicamentos que são utilizados para evitar a diminuição do efeito desses remédios.

Vídeos relacionados