O que tomar para dor de garganta (remédios e opções caseiras)

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
janeiro 2023

Alguns remédios para dor de garganta, como o paracetamol, a dipirona, o ibuprofeno ou o ácido acetilsalicílico, podem ser indicados pelo médico para ajudar a aliviar a dor, irritação ou inflamação na garganta, causada por gripes ou resfriados, além de ajudar a baixar a febre e aliviar dificuldade para engolir ou falar, por exemplo.

Nos casos da dor de garganta ter sido causada por infecções bacterianas, o médico também pode receitar o uso de antibióticos, como a a amoxicilina ou azitromicina, por exemplo, para eliminar as bactérias e aliviar a dor, vermelhidão ou pontinhos de pus na garganta. Veja outras causas da dor de garganta

Além dos remédios indicados pelo médico, algumas opções caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas mais rapidamente e complementar o tratamento médico, como fazer gargarejo com água morna e sal, ou com chá de cascas de romã, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Remédios para dor de garganta

Os remédios de farmácia para dor de garganta que podem ser indicado pelo médico são:

1. Paracetamol

O paracetamol, também conhecido como acetaminofeno, é um analgésico que pode ser indicado para dor de garganta, pois age inibindo a produção de substâncias no cérebro responsáveis pela dor, como as prostaglandinas ou ciclooxigenases, por exemplo. Além disso, esse remédio também tem ação antitérmica, que ajuda a baixar a febre em adultos ou crianças.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos, xarope ou gotas, com o nome comercial Tylenol, ou como genérico paracetamol, e as doses variam de acordo com a idade e o pelo da pessoa. Veja como tomar o paracetamol corretamente.

O paracetamol não deve ser usado por pessoas que tenham doença no fígado ou rins, que tenham a função da medula óssea prejudicada ou por quem tem alergia ao paracetamol. Além disso, o paracetamol, quando utilizado em doses maiores do que as recomendadas, pode afetar gravemente o fígado, causar hepatite medicamentosa e colocar a vida em risco. Saiba identificar os sintomas de hepatite medicamentosa.

2. Dipirona

A dipirona, também conhecida como dipirona monoidratada ou dipirona sódica, é outro remédio com ação analgésica indicado para dor de garganta leve a moderada, possuindo também efeito antitérmico, ajudando a baixar a febre.

Esse remédio pode ser encontrado com os nomes comerciais Novalgina, Anador ou Maxalgina, por exemplo, na forma de gotas, comprimido, xarope ou supositórios, e deve ser usado apenas com indicação médica. Veja como tomar a dipirona.  

A dipirona é contraindicada para grávidas, bebês com menos de 3 meses de idade ou que pesam menos de 5 Kg e para pessoas que têm alergia à dipirona ou outros remédios para dor ou febre, como ácido acetilsalicílico, paracetamol, diclofenaco ou ibuprofeno, por exemplo. Além disso, não deve ser usada por pessoas que tenham a função da medula óssea prejudicada ou doenças relacionadas com a produção das células. sanguínea

3. Ibuprofeno

O ibuprofeno é um anti-inflamatório e antitérmico indicado indicado para o alívio da dor de garganta e febre, pois reduz a formação de substâncias que causam inflamação na garganta e o aumento da temperatura corporal, podendo ser usado por adultos e crianças com mais de 6 meses.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de gotas, comprimidos, cápsulas gelatinosas ou suspensão oral, como genérico ibuprofeno ou com os nomes comerciais Alivium, Advil ou Ibupril, por exemplo, e deve ser usado com indicação médica. Saiba como tomar o ibuprofeno.  

O ibuprofeno não deve ser usado em casos de úlcera no estômago, sangramento gastrintestinal ou insuficiência do fígado, rins ou coração, e também não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação e crianças com menos de 6 meses de idade. O uso de ibuprofeno em crianças com menos de 2 anos de idade só deve ser feito sob orientação do pediatra.

4. Nimesulida

A nimesulida é um anti-inflamatório que também pode ser indicado para dor de garganta e febre, podendo ser usada por adultos ou crianças com mais de 12 anos, conforme orientação do médico.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimido, cápsula, solução gotas, comprimido dispersível ou granulado, e deve ser tomado por via oral após a refeição, nas doses indicadas pelo médico. Veja como tomar a nimesulida.

A nimesulida não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham úlcera ou sangramento no estômago ou intestino, problemas de coagulação sanguínea, insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave, asma, rinite ou pólipos nasais.

5. Ácido acetilsalicílico

O ácido acetilsalicílico, também conhecido como AAS, é um anti-inflamatório não esteroide, indicado para tratar a inflamação, aliviar a dor de garganta de intensidade leve a moderada, e baixar a febre em adultos e crianças. Veja como usar o ácido acetilsalicílico corretamente.

Esse remédio é encontrado na forma de comprimidos com os nomes Aspirina ou AAS, por exemplo, e não deve ser usado por pessoas que tenham tendências à sangramentos, úlcera no estômago ou no intestino, asma, insuficiência renal, hepática ou cardíaca grave, ou que estejam usando anticoagulantes orais. 

Além disso, o ácido acetilsalicílico não deve ser usado durante a gravidez, a menos que recomendado pelo médico. Para crianças com menos de 12 anos, o uso do ácido acetilsalicílico infantil também só deve ser feito com indicação do pediatra.

6. Cloridrato de benzidamina

O cloridrato de benzidamina é uma pastilha para garganta com efeito analgésico, anti-inflamatório e anestésico, sendo indicado para inflamação ou dor de garganta.

Essa pastilha pode ser encontrada em farmácias ou drogarias, com o nome comercial Ciflogex, em diferentes sabores, e deve ser usada com orientação médica.

O cloridrato de benzidamina não deve ser usado por crianças com menos de 6 anos, por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que tenham alergia ao cloridrato de benzidamina. Veja todas as opções de pastilhas para dor de garganta.

7. Amoxicilina

A amoxicilina é um antibiótico indicado pelo médico nos casos em que a dor de garganta é causada por infecções bacterianas, sendo que a dose e o tempo de tratamento variam de acordo com o estado de saúde, a idade e o peso corporal da pessoa. Veja como tomar amoxicilina.

Esse remédio não deve ser usado por pessoas com alergia à amoxicilina, bem como a penicilinas ou cefalosporinas. Além disso, mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas com problemas nos rins ou que estejam em tratamento com outros medicamentos, devem conversar com o médico antes de iniciar o tratamento com a amoxicilina.

Além da amoxicilina, o médico pode recomendar o uso de outros antibióticos de acordo com o agente infeccioso responsável pela inflamação da garganta, podendo ser indicado o uso de azitromicina, eritromicina, clindamicina ou cefalexina, por exemplo. Conheça mais sobre os antibióticos para dor de garganta.

Remédios caseiros

Alguns remédios caseiros podem ser usados como forma de complementar o tratamento indicado pelo médico e ajudam a aliviar os sintomas de inflamação na garganta, como dor e desconforto.

Algumas opções de remédios caseiros para dor de garganta são:

  • Fazer gargarejo de água morna com limão e uma pitada de sal, colocando em um copo água morna o suco de 1 limão e uma pitada de sal, gargarejando por 2 minutos, 2 vezes ao dia;
  • Fazer gargarejo com chá de cascas de romã, fervendo 6 g de cascas de romã com 150 mL de água;
  • Tomar um suco de acerola ou de laranja diariamente, pois estes são frutos ricos em vitamina C;
  • Aplicar 3 a 4 vezes por dia um spray de mel com própolis, que pode ser comprado na farmácia;
  • Tomar 1 colher de mel com 5 gotas de extrato de própolis por dia.

Confira no vídeo a seguir outras opções de remédios caseiros para inflamação na garganta:

Tratamento para dor de garganta na gravidez

Os medicamentos em geral não são aconselhados durante a gravidez e amamentação porque podem provocar complicações na gravidez e passar para o bebê pelo leite materno, por isso, nestes casos, deve-se consultar o médico antes de decidir tomar um remédio para a dor de garganta. O remédio mais seguro para tomar durante a gravidez para aliviar a dor é o paracetamol, porém, só deve ser tomado se recomendado pelo médico.

Além disso, a grávida pode optar por remédios caseiros, que são mais seguros, como é o caso do chá de limão e gengibre. Para fazer o chá, basta colocar 1 casca de 4 cm de 1 limão e 1 cm de gengibre em 1 xícara de água fervente e esperar cerca de 3 minutos. Depois deste tempo, adicionar 1 colher de chá de mel, deixar amornar e beber até 3 xícaras do chá por dia. Em alternativa, também se podem fazer gargarejos com água, limão e sal.

Esta informação foi útil?

Escrito por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta. Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2023. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em julho de 2021.

Bibliografia

  • SRIVASTAVA, Janmejai K. et al.. Chamomile: A herbal medicine of the past with bright future. Molecular Medicine Reports. Vol.3, n.6. 895-901, 2010
  • BEN-ARYE E. et al.. Treatment of upper respiratory tract infections in primary care: a randomized study using aromatic herbs. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine. 2011
Mostrar bibliografia completa
  • UPTODATE. Acute pharyngitis in children and adolescents: Symptomatic treatment. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/acute-pharyngitis-in-children-and-adolescents-symptomatic-treatment>. Acesso em 24 abr 2020
  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Elsevier, 2018. 171-179.
  • SEMWAL, Ruchi B. et al.. Gingerols and shogaols: Important nutraceutical principles from ginger. Phytochemistry Journal. 554-568, 2015
  • THE COLLEGE OF FAMILY PHYSICIANS OF CANADA. Sore Throat Easing the pain of a sore throat. Disponível em: <https://www.cfpc.ca/uploadedFiles/Resources/Resource_Items/Patients/SoreThroat_EN.pdf>. Acesso em 03 dez 2019
  • AMERICAN PHARMACISTS ASSOCIATION. Soothing Your Sore Throat. Disponível em: <https://pharmacistsprovidecare.com/sites/default/files/files/Soothing%20Your%20Sore%20Throat%20-%20eng.pdf>. Acesso em 03 dez 2019
  • VUKOVIC, Laurel. 1001 Remédios Naturais. Porto: Dorling Kindersley, 2006. 34-36.
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • 5 remédios caseiros para acabar com a DOR DE GARGANTA

    23:04 | 613254 visualizações
  • 7 Remédios Caseiros para a DOR DE GARGANTA

    01:37 | 813627 visualizações
  • CURAR A DOR DE GARGANTA com remédios naturais incríveis

    05:41 | 1213801 visualizações
  • Remédio Caseiro para Gripe

    01:08 | 1220286 visualizações