Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

O que tomar para curar a dor na garganta mais rápido

A dor de garganta, cientificamente chamada de odinofagia, é um sintoma comum caracterizado por inflamação, irritação e dificuldade para engolir ou falar, que pode ser aliviada com o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios.

A dor de garganta pode ser passageira e surgir durante uma gripe ou resfriado, por exemplo, ou pode ser persistente, o que acontece especialmente em pessoas que sofrem com amigdalites.

Quando além de vermelhidão na garganta, outros sintomas podem estar presentes, como aftas, inchaço ou amígdalas muito grandes e até mesmo pontinhos de pus, onde é aconselhado ir ao médico para que ele indique o tratamento adequado, que pode incluir antibióticos, além dos analgésicos e anti-inflamatórios. Saiba quais as causas mais comuns da dor de garganta.

O que tomar para curar a dor na garganta mais rápido

Remédios de farmácia

Os remédios para dor de garganta, só devem ser tomados se forem recomendados pelo médico, já que são várias as causas que podem estar na sua origem, que precisam ser tratadas e, em alguns casos, certos medicamentos podem mascarar um problema maior.

Alguns exemplos de medicamentos que podem ser recomendados pelo médico para aliviar a dor e inflamação, são os analgésicos ou anti-inflamatórios, como o paracetamol, a dipirona, o ibuprofeno ou a nimesulida. No entanto, estes remédios só tratam o sintoma e podem não resolver o problema, caso se trate de uma infecção por bactérias ou uma alergia, por exemplo.

Remédios caseiros

A nutricionista Tatiana Zanin indica no vídeo seguinte quais são os melhores remédios caseiros para combater a inflamação na garganta:

Alguns dos remédios caseiros que se pode tomar para aliviar o desconforto da dor de garganta são:

  • 2 colheres de mel enriquecido com 5 gotas de própolis;
  • Chá de gengibre com canela;
  • Gargarejos com cascas de romã;

Quando a dor de garganta é frequente e com presença de pus, o médico pode até mesmo indicar uma cirurgia para retirar as amígdalas. Saiba mais sobre esta cirurgia.

Tratamento para dor de garganta na gravidez

Os medicamentos em geral não são aconselhados durante a amamentação porque podem provocar complicações na gravidez e passar para o bebê pelo leite materno, por isso, nestes casos, deve-se consultar o médico antes de decidir tomar um remédio para a dor de garganta. O remédio mais seguro para tomar durante a gravidez para aliviar a  dor é o paracetamol, porém, só deve ser tomado se recomendado pelo médico.

Além disso, a grávida pode optar por remédios caseiros, que são mais seguros, como é o caso do chá de limão e gengibre. Para fazer o chá, basta colocar 1 casca de 4 cm de 1 limão e 1 cm de gengibre em 1 xícara de água fervente e esperar cerca de 3 minutos. Depois deste tempo, adicionar 1 colher de chá de mel, deixar amornar e beber até 3 xícaras do chá por dia. Em alternativa, também se podem fazer gargarejos com água, limão e sal.

Causas comuns de dor de garganta

Algumas causas de dor de garganta mais frequentes são alergias, gripe, faringite, estomatite, uso excessivo de cigarro, refluxo ou amigdalite. Porém, em alguns casos, embora seja muito raro, a dor de garganta pode ser sinal de câncer na região. Outras causas comuns são:

1. Dor de garganta constante ou persistente, que dura mais de 4 dias, é, normalmente, causada por uma infecção, como amigdalite, devendo ser avaliada por um médico de família, de forma a iniciar a ingestão de antibióticos;

2. Dor de garganta e ouvido pode ser indicação de inflamação do ouvido médio e, por isso, é recomendado consultar um médico de família ou otorrinolaringologista para avaliar a sua causa, uma vez que pode ser necessário tomar remédios anti-inflamatórios e antibióticos;

3. Dor de garganta ao falar pode estar relacionada com faringite ou laringite e deve ser observada por um médico de família ou otorrinolaringologista, de forma a iniciar o tratamento adequado com antibióticos ou anti-inflamatórios;

4. Dor de garganta frequente, que é um importante sinal de que o sistema imune pode estar enfraquecido, por uso excessivo de cigarro, ou por ressecamento devido a mudanças climáticas, e por isso, o paciente deve consultar o médico de família e aumentar a ingestão de alimentos com vitamina C, como laranja ou kiwi, que ajudam a aumentar as defesas do organismo, além de mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, por exemplo. Veja o que fazer para fortalecer o sistema imune.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem