Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para dor de barriga

Os remédios para a dor de barriga, como Diasec ou Diarresec, por exemplo, ajudam a diminuir os movimentos do intestino e, por isso, ajudam a diminuir a dor de barriga. Além disso, também é frequente tomar probióticos, como Biovicerin, para repôr a flora intestinal e regularizar o intestino e, em alguns casos pode ser necessário tomar um antimicrobiano para combater as bactérias intestinais.

No entanto, embora, a maioria dos remédios para dor de barriga sejam de venda livre, estes só devem ser usados após indicação médica, pois é importante compreender a causa da dor e adequar o tratamento.

Além dos remédios, também é importante fazer uma alimentação leve, optando por frutas, canja e mingaus e beber muita água ou soro caseiro para evitar a desidratação.

Lista de remédios para dor de barriga

Para tratar a dor de barriga, o médico pode indicar:

  • Antidiarreicos: para parar as dejeções liquidas, como Loperamida, Fluperamida ou Racecadotril, que pode ser comprados com os nomes Diasec ou Diarresec ou Tiorfan;
  • Antiespasmódicos: para diminui os movimentos do estômago e intestino como Butilescopolamina, Mebeverina ou Tiropramida, comercialmente conhecidos por Buscopan​, Duspatal ou Maiorad, por exemplo;
  • Antimicrobiano: para infecções intestinais causadas por bactérias e para restabelecer a flora intestinal como Biovicerin ou Rifaximina, por exemplo;
  • Probióticos: para fortalecer o sistema imune e regular o intestino como Atyflor, por exemplo. Saiba o que são probióticos: O que são os Probióticos.
  • Anti-inflamatórios intestinais: que ajuda a diminuir a inflamação das paredes do intestino, como Budesonida e Messalazina e que é comum na Doença de Crohn.

Normalmente, os remédios são usados até tratar a diarreia, que pode demorar entre 3 dias a 1 semana e, muitas vezes associado à dor de barriga, o paciente tem náuseas e vômitos e por isso, pode ser indicada a toma de um antiemético como metoclopramida, por exemplo.

Remédios naturais para dor de barriga

Para tratar a dor de barriga pode-se fazer em casa alguns remédios caseiros como:

  • Fazer uma papa de banana e alfarroba: pois estes alimentos são ricos em pectina, que ajuda a solidificar as fezes líquidas. Saiba como é fazer em: Remédio natural para diarreia.
  • Preparar um suco de maçã: pois a maçã ajuda a acalmar e a melhorar o funcionamento do intestino. Veja em: Suco de maça para diarreia.
  • Fazer soro caseiro para hidratar. 

Assista ao vídeo para saber como fazer soro caseiro.

Além disso, deve-se fazer uma dieta ligeira rica em água e alimentos que ajudem a prender o intestino. Veja um exemplo em: Água de Arroz para Diarreia.

Remédio para dor de barriga infantil

Geralmente, para tratar a dor de barriga de bebês ou crianças pode-se usar os mesmos remédios para o adulto, no entanto, apenas após indicação do pediatra, pois depende da idade da criança e as quantidades variam com o peso, sendo geralmente sob a forma de xarope ou gotas.

Além disso, o risco de desidratação é mais elevado e, por isso, é fundamental aumentar a ingestão de líquidos como água ou soro caseiro e a dieta deve ser ligeira. Saiba o que a criança deve comer em: Diarreia e Vômito nas Crianças.

Quando o recém-nascido tem diarreia não se deve dar remédios, sendo fundamental levá-la ao pediatra e, é importante aumentar a frequência das mamadas ou a mamadeira para evitar a desidratação do bebê.

Para saber mais sobre este assunto leia: Dor de Barriga.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...