Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Nomes de remédios para a intolerância à lactose

A lactose é um açúcar presente no leite e nos produtos lácteos que, para ser absorvido pelo organismo, é necessário que seja quebrado nos seus açúcares simples, a glucose e a galactose, por uma enzima geralmente presente no organismo chamada de lactase.

A deficiência desta enzima afeta uma grande percentagem da população, podendo em alguns casos desenvolver-se uma intolerância à lactose, originando sintomas como desconforto gástrico, náuseas, inchaço, dor abdominal e diarreia, após o consumo de alimentos que contenham lactose.

Por este motivo, existem medicamentos que têm na sua composição a lactase, que se ingerida antes das refeições com produtos lácteos ou dissolvida nestes alimentos, permitem que estas pessoas intolerantes à lactose possam ingerir produtos lácteos sem desenvolver efeitos colaterais. Veja todos os efeitos colaterais que podem ocorrer.

Nomes de remédios para a intolerância à lactose

Alguns exemplos de remédios para a intolerância à lactose são:

1. Perlatte

O Perlatte é um remédio que tem lactase na sua composição, na concentração de 9000 unidades FCC por comprimido. A dose recomendada é de 1 comprimido cerca de 15 minutos antes da ingestão de produtos lácteos.

Este remédio pode ser comprado em farmácias, em embalagens de 30 comprimidos, por um preço de cerca de 70 reais.

2. Lactosil

O Lactosil também tem lactase na sua composição, mas a sua forma farmacêutica está sob a forma de tabletes dispersíveis. O Lactosil está disponível em duas apresentações, para criança, na quantidade de 4000 unidades FCC de lactase, e para adulto, na quantidade de 10000 unidades FCC de lactase.

A dose recomendada é de 1 tablete infantil por cada 200 mL de leite ou um tablete adulto, por cada 500 mL, que devem ser diluídas, agitando por cerca de 3 minutos e deixando repousar por 15, antes da ingestão.

Este remédio pode ser comprado em farmácias, em embalagens de 30 tabletes, por um preço que pode variar entre 26 e 50 reais.

3. Latolise

O Latolise está disponível em gotas e comprimidos dispersíveis e contém 4000 unidades FCC de lactase por cada 4 gotas e 10000 unidades FCC de lactase, por cada comprimido, respetivamente. As gotas estão adaptadas para serem usadas em crianças e os comprimidos para adultos.

A dose recomendada é de 4 gotas por cada 200 mL de leite, que devem ser diluídas, agitando por cerca de 3 minutos e deixando repousar por 15, antes destes serem ingeridos. Para uma maior quantidade de leite, basta aumentar proporcionalmente a quantidade de gotas. O comprimido pode ser ingerido 15 minutos antes da refeição com produtos lácteos.

Este remédio pode ser comprado em farmácias, em embalagens de 30 comprimidos ou 7 mL, por um preço que pode variar entre 62 e 75 reais.

4. Lacday

O Lacday também tem na sua composição 10000 unidades FCC de lactase, mas sob aforma de comprimidos mastigáveis, que podem ser mastigados ou engolidos com água, 15 minutos antes de se fazer uma refeição com produtos lácteos. 

Este remédio pode ser comprado em farmácias, em embalagens de 8 ou 60 comprimidos, por um preço de cerca de 17 e 85 reais, respetivamente.

5. Precol

O Precol é  um medicamento diferente dos anteriores, porque é formulado com as enzimas beta-galactosidase e alfa-galactosidase, que realizam a quebra da lactose e açúcares complexos presentes no leite e em outros alimentos da dieta, facilitando a digestão.

A dose recomendada é de 6 gotas em cada preparo de alimentos lácteos, devendo-se misturar bem e aguardar entre 15 a 30 minutos antes da ingestão, para as enzimas atuarem.

Este remédio pode ser comprado em farmácias, em embalagens de 30 mL, por um preço de cerca de 77 reais.

É importante que nenhum destes medicamentos seja usado sem acompanhamento médico, que poderá também ajustar as doses recomendadas pelo fabricante.

Quem não deve usar

Os remédios com lactase na sua composição não devem ser consumidos por diabéticos  e pessoas com galactosemia. Além disso, são contra-indicados em pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Veja uma dieta adaptada para intolerantes à lactose.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem