Loperamida (Imosec): para que serve, posologia e como tomar

Atualizado em janeiro 2023

A loperamida é um remédio para diarreia aguda ou crônica não infecciosa, pois age reduzindo os movimentos intestinais, aumentando o tempo do trânsito intestinal e fazendo com que as fezes permaneçam mais tempo no intestino, proporcionando assim a absorção de uma maior quantidade de água, deixando as fezes menos líquidas. 

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos de 2 mg, com o nome de referência Imosec, com nomes similares Diasec, Intestin ou Kaosec, ou como genérico sob a designação "cloridrato de loperamida".

A loperamida deve ser usada somente com indicação médica, após avaliação da causa da diarreia, sendo contraindicada para crianças, grávidas, lactantes ou pessoas com infecção intestinal.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Imosec é indicado para o tratamento de:

  • Diarreia aguda inespecífica não infecciosa;
  • Diarreia crônica espoliativa, associada a doenças inflamatórias do intestino, como Doença de Crohn ou retocolite ulcerativa;
  • Perda de água e eletrólitos nas ileostomias e colostomias.

A loperamida age se ligando a receptores opiáceos no intestino, o que leva a uma redução dos movimentos e contrações intestinais, permitindo que as fezes permaneçam mais tempo no intestino, resultando em maior absorção de água e nutrientes pelo intestino, deixando as fezes menos líquidas.

Além disso, a loperamida também aumenta o tônus do esfíncter anal, reduzindo a sensação de urgência e incontinência fecal.

O Imosec geralmente apresenta melhora da diarreia em um período de 48 horas após o início do tratamento.

Posologia e como tomar

O Imosec deve ser tomado por via oral, com um copo de água, nos horários estabelecidos pelo médico.

A posologia da loperamida normalmente recomendada para adultos é:

  • Diarreia aguda: a dose inicial normalmente recomendada é de 4 mg (2 comprimidos de 2 mg), e a seguir, 1 comprimido de 2 mg após cada episódio de diarreia líquida, até o máximo de 16 mg por dia, ou seja, no máximo 8 comprimidos de 2 mg a cada 24 horas;
  • Diarreia crônica: a dose inicial normalmente recomendada é de 4 mg (2 comprimidos de 2 mg). Essa dose pode ser alterada pelo médico, até que se tenha 1 ou 2 evacuações sólidas por dia, geralmente com doses que variam de 1 a 6 comprimidos de 2 mg por dia. A dose máxima por dia não deve ultrapassar 8 comprimidos de 2 mg.

No caso de crianças com mais de 6 anos, as doses do Imosec devem ser calculadas pelo pediatra, de acordo com a idade e o peso corporal da criança.

O tratamento com o Imosec deve ser interrompido após a produção de fezes sólidas ou endurecidas ou após 24 horas sem evacuar, ou de acordo com a orientação médica.

No caso de não ocorrer melhora da diarreia em 2 dias após o início do tratamento com a loperamida, ou a pessoa apresentar inchaço ou distensão abdominal, deve-se interromper o uso do Imosec e entrar em contato com o médico responsável pelo tratamento.

Durante o tratamento da diarreia é importante aumentar a ingestão de líquidos para evitar a desidratação e fazer uma alimentação de fácil digestão, como pão branco, arroz branco e macarrão branco, carnes magras e frutas sem casca. Veja o que comer para parar a diarreia.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o Imosec são prisão de ventre, tontura, sonolência, náusea, boca seca, dor abdominal, dor de cabeça ou excesso de gases intestinais.

É aconselhado interromper o uso da loperamida e comunicar ao médico caso a pessoa apresente sintomas como diarreia aquosa, com sangue ou contínua, piora da diarreia, dor ou inchaço abdominal, batimentos cardíacos rápidos ou acelerados, sensação de vibração no peito, falta de ar ou tontura repentina como se fosse desmaiar.

Além disso, deve-se interromper o uso e procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas de reação alérgica grave ou anafilaxia, como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, urticária, formação de bolhas ou descamação na pele, dor na pele, febre, dor de garganta ou ardor nos olhos. Saiba identificar todos os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

O Imosec não deve ser usado por crianças com menos de 6 anos de idade, crianças com mais de 6 anos que tenham diarreia aguda ou persistente, ou por pessoas que apresentam diarreia com sangue e febre alta, colite ulcerativa aguda, enterocolite bacteriana, colite pseudomembranosa causada pelo uso de antibióticos ou dor abdominal sem diarreia.

Além disso, a loperamida não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes do comprimido.

Vídeos relacionados