Vômito e diarreia: principais causas e o que fazer

Agosto 2021

A diarreia e o vômito podem ser sinal de infecção ou intoxicação alimentar devido ao consumo de algum alimento ou água contaminados por microrganismos ou suas toxinas, ser consequência do uso de alguns medicamentos ou ser indicativo de COVID-19 que, apesar de ser uma doença respiratória, pode levar ao aparecimento de sintomas gastrointestinais em algumas pessoas. Dependendo da causa, é possível também que surjam outros sintomas, como febre, dor no peito, dificuldade para respirar e fraqueza e, por isso, é fundamental que a causa seja identificada para que seja possível iniciar o melhor tratamento.

É importante que em caso de vômito e diarreia a pessoa fique em repouso, tenha uma alimentação leve e beba bastante líquidos, pois assim é possível prevenir a desidratação. Nos casos em que a diarreia e o vômitos são muito intensos, é recomendado também tomar um soro caseiro de hora em hora para evitar que se perca muitos sais minerais. Confira uma receita de soro caseiro.

Vômito e diarreia: principais causas e o que fazer

1. Gastroenterite

A gastroenterite é a causa mais comum de vômitos e diarreia e acontece quando há uma inflamação do intestino devido à infecção por vírus, bactérias ou parasitas que podem entrar no organismo por meio do consumo de água e alimentos contaminados, o que leva ao aparecimento de sintomas, como diarreia intensa, náuseas, vômitos e mal-estar geral. Saiba reconhecer os sintomas de gastroenterite.

O que fazer: É importante que a pessoa fique em repouso e beba bastante líquidos, o que ajuda a prevenir a perda excessiva de líquidos e sais minerais. Nos casos em que a diarreia é muito intensa e os vômitos são frequentes, é recomendado que a pessoa faça uso de sais de reidratação oral ou soro caseiro. Além disso, é importante que se tenha uma alimentação leve, de fácil digestão, e que não faça uso de medicamentos que prendam o intestino.

2. COVID-19

A COVID-19 é uma infecção respiratória causada por um vírus mas que em algumas pessoas leva ao aparecimento de sintomas gastrointestinais, principalmente a diarreia e, em alguns casos, vômitos. Isso acontece porque o vírus da COVID-19 é capaz de se multiplicar nas células intestinais, levando aos sintomas. Faça o nosso teste online de COVID-19 para saber o risco de estar com a infecção.

O que fazer: Na suspeita de COVID-19 é importante que sejam feitos exames que permitam a confirmação da infecção e que a pessoa fique em isolamento até que exista um teste com resultado negativo. Além disso, na confirmação da infecção, é importante ficar em repouso, ter uma alimentação leve e beber bastante líquidos. Caso existam também sintomas respiratórios, é importante ir ao hospital para que seja realizada uma avaliação da função pulmonar e, assim, possa ser iniciado tratamento mais específico caso haja necessidade.

3. Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar que acontece devido ao consumo de alimentos que contêm toxinas produzidas por microrganismos, o que leva ao aparecimento de sintomas poucas horas após o consumo do alimento. Dentre os principais sintomas de intoxicação alimentar estão sensação de mal estar geral, diarreia, náuseas e vômitos, além de sintomas de desidratação nos casos mais graves.

O que fazer: É importante que a pessoa beba bastante líquidos e faça uso de soro caseiro, pois assim é possível que a recuperação aconteça de forma mais rápida. Além disso, é recomendado não fazer uso de medicamentos para combater a diarreia, já que é fundamental que a toxina seja eliminada do organismo, o que acontece através da eliminação das fezes.

4. Efeito colateral de medicamentos

Alguns medicamentos, principalmente os antibióticos, podem ter como efeito colateral a diarreia e vômitos, já que provocam alteração da flora intestinal.

O que fazer: Nesses casos, é importante que o médico seja informado sobre o efeito colateral apresentado, pois assim é possível que seja feita uma avaliação da troca ou suspensão do medicamento.

O que comer em caso de vômito e diarreia

Em caso de vômito e diarreia é recomendado que se tenha uma alimentação leve e de fácil digestão, sendo importante dar preferência ao alimentos cozidos. Além disso, é indicado que seja consumido um volume menor que comida para não dificultar o processo digestivo. Assim, algumas opções do que comer em caso de diarreia e vômitos.

  • Arroz cozido com cenoura;
  • Carnes brancas, como peru, frango ou peixe cozido;
  • Frutas sem casca ou cozida, como maçã, pêra ou banana;
  • Sopa, canja ou cremes de legumes.

É também recomendado que seja evitado o consumo de alimentos crus e ricos em fibras ou gorduras, já que podem provocar ainda mais irritação no intestino e piorar a diarreia e o vômito, até que a pessoa fique 24 horas sem vomitar ou ter diarreia.

Além disso, pode ser também interessante aumentar o consumo de alimentos probióticos, pois assim é possível melhorar a flora intestinal, o que ajuda a regular o funcionamento do intestino e aliviam a diarreia e o vômito. Conheça mais sobre os alimentos probióticos.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: