Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer quando a criança está com diarreia e vômito

Quando a criança está com diarreia acompanhada de vômito ela deve ser levada ao pediatra o mais rápido possível. Além disso, é importante dar à criança soro caseiro, água de coco ou sais de reidratação oral que se compram na farmácia, para combater a desidratação.

Os episódios de diarreia e vômito nas crianças pode levar à desidratação e deixar a criança apática, sem vontade de brincar e de se alimentar e para evitar a desidratação que pode se instalar muito rápido deve-se oferecer o soro caseiro de hora em hora. Veja a receita do soro caseiro.

Algumas causas comuns da diarreia e vômitos nas crianças são as infecção por vírus ou bactérias, a presença de vermes, a ingestão errada de medicamentos ou o consumo de alimentos estragados ou contaminados, e como não dá para saber a causa sem ir ao médico, é aconselhado não oferecer nenhum alimento antes de ir ao pediatra.

O que fazer quando a criança está com diarreia e vômito

O que comer

Em caso de diarreia e vômito infantil é importante que as crianças comam pequenas refeições e que seja dada preferência a alimentos cozidos, que são de fácil digestão. Assim algumas opções de comidas para as crianças que se encontrem nessa situação são:

  • Arroz cozido com cenoura;
  • Carnes brancas, como peru, frango ou peixe cozido;
  • Frutas sem casca ou cozida, como maçã, pêra ou banana;
  • Sopa, canja ou cremes de legumes.

No caso de bebês que ainda mamam, deve-se manter a amamentação mesmo quando o bebê tem diarreia e vômito. No entanto é importante que a mãe não deixe o bebê mamar muito de uma só vez, mesmo que ele queira porque quando o estômago fica muito cheio há um maior risco do bebê vomitar logo após a mamada.

Além disso, é importante que a criança beba bastante líquidos durante o dia e ao longo do tratamento para evitar a desidratação e acelerar a recuperação. Saiba reconhecer os sinais de desidratação nas crianças.

O que a criança deve evitar

No casos de diarreia e vômito nas crianças, é recomendado evitar o consumo de alimentos crus e ricos em fibras ou gorduras, pois podem piorar os episódios de diarreia e de vômito. Assim, é recomendado que se evitado o consumo de leite e derivados, carnes vermelhas, frutas com casca, salgadinhos, frituras, verduras folhosas e grãos, como feijão, favas, lentilhas e ervilhas, por exemplo.

Essa restrição alimentar deve ser mantida até que a criança fique mais de 24 horas sem ter diarreia ou vômito.

Remédio para vômito e diarreia infantil

O tratamento com remédios para vômitos e diarreia na criança só deve ser realizado se indicado pelo médico. Em alguns casos, ele pode receitar medicamentos como a racecadotrila, que ajuda a parar a diarreia, suplementos com zinco ou probióticos, que além de acelerarem o processo de recuperação, ajudam a repor a microbiota intestinal. Saiba mais sobre os probióticos e quando tomar.

Caso a criança tenha vômitos constantes, também pode receitar um antiemético, e se apresentar outros sintomas além do vômito e da diarreia, como por exemplo febre, dor e desconforto abdominal, o pediatra pode indicar o uso de paracetamol para aliviar os sintomas.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem