Racecadotrila (Tiorfan): Para que serve e como usar

março 2022

O Tiorfan tem na sua composição racecadotrila, que é uma substância indicada para o tratamento da diarreia aguda em adultos e crianças. A racecadotrila atua inibindo as encefalinases no trato digestivo, permitindo que as encefalinas exerçam a sua ação, reduzindo a hipersecreção de água e eletrólitos no intestino, tornando as fezes mais sólidas.

Este medicamento pode ser comprado em farmácias por um preço de cerca de 15 a 40 reais, que vai depender da forma farmacêutica e da dimensão de embalagem e só pode ser vendido mediante a apresentação de receita médica.

Como usar

A posologia depende da forma farmac|eutica que a pessoa estiver a usar:

1. Pó granulado

O granulado pode ser dissolvido em água, numa pequena quantidade de comida ou colocado diretamente na boca. A dose diária recomendada depende do peso da pessoa, sendo aconselhado 1,5 mg de medicamento por kg de peso, 3 vezes ao dia, em intervalos regulares. Estão disponíveis duas doses diferentes de Tiorfan granulado em pó, 10 mg e 30 mg:

  • Crianças de 3 a 9 meses: 1 sachê de Tiorfan 10 mg, 3 vezes ao dia;
  • Crianças de 10 a 35 meses: 2 sachês de Tiorfan 10 mg, 3 vezes ao dia;
  • Crianças de 3 a 9 anos: 1 sachê de Tiorfan 30 mg, 3 vezes ao dia;
  • Crianças maiores de 9 anos: 2 sachês de Tiorfan 30 mg, 3 vezes ao dia.

O tratamento deve ser realizado até que a diarreia cesse ou durante o período de tempo recomendado pelo médico, porém não deve ultrapassar os 7 dias de tratamento.

2. Cápsulas

A dose recomendada de Tiorfan cápsulas é de uma cápsula de 100 mg a cada 8 horas até que a diarreia cesse, não se devendo ultrapassar os 7 dias de tratamento.

Quem não deve usar

O Tiorfan é contraindicado em pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, qualquer uma das apresentações de Tiorfan é contraindicado para menores de 3 meses de idade, o Tiorfan 30 mg é contraindicado para menores de 3 anos de idade e o Tiorfan 100 mg não deve ser usado em menores de 9 anos.

Antes de tomar Tiorfan, deve-se informar o médico caso a pessoa tenha sangue nas fezes ou sofra de diarreia crônica ou provocada por um tratamento com antibióticos, tenha vômitos prolongados ou incontrolados, tenha alguma doença de rim ou fígado, tenha intolerância à lactose ou seja portador de diabetes.

Este medicamento também não deve ser usado em grávidas ou mulheres que estejam a amamentar.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de racecadotrila são dor de cabeça e vermelhidão da pele.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.