Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para alergia nos olhos

Um ótimo remédio caseiro para alergia nos olhos é aplicar compressas de água fria que podem ajudar a aliviar de imediato a irritação, ou recorrer a plantas como a Eufrásia ou a Camomila para fazer chá que pode ser aplicado nos olhos com a ajuda de compressas.

Além disso, pessoas com alergia nos olhos devem evitar coçar ou esfregar os olhos e sair para a rua quando os níveis de pólen no ar estão altos, principalmente a meio da manhã e ao anoitecer, ou se sairem de casa, devem usar óculos que protejam ao máximo os olhos do contacto do pólen.

Para limitar a exposição a alergênios, podem também usar fronhas anti-alérgicas, trocar os lençóis com frequência e evitar ter tapetes em casa para evitar acumular pólen e outras substâncias que possam provocar alergia.

1. Compressas de Camomila

Remédios caseiros para alergia nos olhos

A camomila é uma planta medicinal com propriedades calmantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias, por isso, aplicar compressas com esta planta ajuda a aliviar os sintomas de alergia nos olhos.

Ingredientes

  • 15 g de flores de camomila;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo

Verter a água fervente nas flores de camomila e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Deixar arrefecer e de seguida embeber compressas nesse chá e aplicar nos olhos cerca de 3 vezes ao dia.

2.Compressas de Eufrásia

Remédios caseiros para alergia nos olhos

As compressas preparadas com infusão de Eufrásia são benéficas para os olhos irritados pois reduzem a vermelhidão, o inchaço, o lacrimejo e o ardor do olho. 

Ingredientes

  • 5 colher de chá de partes aéreas de Eufrásia;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo

Verter a água fervente sobre a Eufrásia e deixar repousar por cerca de 10 minutos e deixar arrefecer ligeiramente. Embeber uma compressa na infusão, escorrer e aplicar sobre os olhos irritados.

3. Solução ocular de ervas

Remédios caseiros para alergia nos olhos

Pode ser também utilizada uma solução com várias plantas como a Calêndula que é calmante e curativa, Sabugueiro com propriedades anti-inflamatórias e a Eufrásia, que é adstringente e alivia a irritação dos olhos.

Ingredientes

  • 250 mL de água fervente;
  • 1 colher de chá de Calêndula seca;
  • 1 colher de chá de flor de Sabugueiro seca;
  • 1 colher de chá de Eufrásia seca.

Modo de preparo

Verter a água fervente sobre as ervas e de seguida tapar e deixar em infusão durante cerca de 15 minutos. Coar através de um filtro de café pra remover todas as partículas e usar como solução ocular ou embeber algodão ou compressas no chá e aplicar nos olhos pelo menos três vezes ao dia, durante 10 minutos.

Caso estes remédios não sejam suficientes para tratar o problema, deve-se ir ao médico para que seja receitado um remédio mais eficaz. Saiba qual o tratamento para alergia nos olhos.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...