Na maior parte dos casos, a impingem é facilmente tratada com a aplicação de cremes anti-fúngicos, receitados pelo dermatologista, que ajudam a eliminar o fungo e a aliviar a irritação da pele, melhorando os sintomas, como descamação e coceira.
No entanto, em alguns casos, quando as lesões são extensas ou quando acometem o couro cabeludo, por exemplo, pode ser necessário introduzir no tratamento antifúngicos orais.

1. Pomadas, cremes e soluções
Algumas das pomadas e cremes usados para o tratamento da impinge são:
- Clotrimazol (Canesten, Clotrimix);
- Terbinafina (Lamisilate);
- Amorolfina (Loceryl creme);
- Ciclopirox olamina (Loprox creme);
- Cetoconazol;
- Miconazol (Vodol).
Estes cremes, pomadas e soluções devem ser sempre usados de acordo com as indicações do médico, mas geralmente devem ser aplicados 1 a 2 vezes por dia, durante o período de tempo determinada pelo médico.
Os sintomas podem desaparecer após 1 ou 2 semanas, mas é necessário manter o tratamento até ao fim para evitar o reaparecimento da infecção.
2. Comprimidos
Embora os cremes sejam a principal forma de tratamento da impingem, quando a área afetada é muito grande, quando atinge o couro cabeludo ou quando a pessoa possui uma problema que afeta o sistema imune, por exemplo, pode ser necessário utilizar também comprimidos antifúngicos, para tratar a infecção.
Nestes casos o dermatologista pode recomendar apenas o uso de comprimidos, como:
- Fluconazol (Zoltec, Zelix);
- Itraconazol (Sporanox);
- Terbinafina (Zior).
A posologia depende da região afetada e da extensão das lesões, devendo ser determinada pelo médico.
3. Remédio natural
Uma boa forma de completar o tratamento médico e acelerar a recuperação consiste em utilizar remédios caseiros, como uma água de alho, que tem potentes propriedades antifúngicas que ajudam a eliminar os fungos mais rapidamente.
Ingredientes
- 2 dentes de alho;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Esmagar os dentes de alho e colocar numa jarra com a água. Depois, deixar repousar por 6 horas e coar a mistura. Por fim, utilizar a água para lavar a região afetada, pelo menos 2 vezes por dia, até ao desaparecimento dos sintomas.
O uso deste ou de qualquer outro remédio natural não deve substituir os remédios indicado pelo médico, sendo apenas uma forma de aliviar mais rapidamente os sintomas. Veja outras opções de remédios caseiros para impingem.