7 remédios caseiros para impingem

Junho 2021

Existem alguns remédios caseiros que podem ser usados no tratamento da impingem por possuírem propriedades antifúngicas que ajudam a eliminar o fungo, aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão ou descamação da pele.

A impingem é um tipo de micose contagiosa causada por fungos presentes na pele e que leva ao aparecimento de manchas vermelhas na pele que descamam e podem coçar, e que podem ocorrer em qualquer parte do corpo, até mesmo no couro cabeludo. Saiba identificar os sintomas da impingem.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a aliviar os sintomas mais rapidamente.

1. Levedura de cerveja

7 remédios caseiros para impingem

A levedura de cerveja aumenta a imunidade do organismo e fortalece as defesas contra fungos e bactérias e, por isso, é capaz de eliminar mais rapidamente o fungo causador da doença. Conheça outros benefícios da levedura de cerveja.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de levedura de cerveja;
  • Água.

Modo de preparo

Misturar um pouco de água com uma colher de sopa de levedura de cerveja e beber tudo de uma vez. Esta mistura também pode ser adicionada a sopas ou massas. Este remédio caseiro tem a duração de 10 dias e deve ser tomado diariamente para obter mais rapidamente os resultados esperados.

2. Repolho

7 remédios caseiros para impingem

O remédio caseiro para impingem com repolho ajuda a diminuir a coceira e manchas vermelhas no corpo provocadas pela infecção. O repolho tem ação anti-inflamatória, o que ajuda a controlar o aparecimento dos sintomas da impingem.

Ingredientes

  • Folhas de repolho.

Modo de preparo

Lavar muito bem as folhas de repolho e retirar os talos. Em seguida, amassar as folhas até formar uma pasta, espalhar esta pasta numa gaze e aplicar na região afetada. Deixar agir por 3 horas e, em seguida, lavar com água fria. Repetir o tratamento 3 a 4 vezes ao dia até que as manchas na pele desapareçam.

3. Alecrim-pimenta

7 remédios caseiros para impingem

O alecrim-pimenta possui potentes propriedades antifúngicas, sendo uma ótima opção para utilizar durante o banho e eliminar mais rapidamente o fungo responsável pela impingem.

Ingredientes

  • 4 folhas de alecrim-pimenta;
  • 1 litro de água fervente. 

Modo de preparo

Adicionar o alecrim-pimenta na água fervente e deixar repousar por cerca de 6 horas. Depois, coar a mistura e utilizar a água para lavar a região afetada 2 a 3 vezes por dia, até que os sintomas desapareçam.

4. Vinagre de maçã

7 remédios caseiros para impingem

O vinagre de maçã é outra boa opção de remédio caseiro para impingem pois por ser uma substância ácida, ajuda a eliminar fungos que causam a impingem, além de ter ação anti-inflamatória, aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão e inchaço na pele.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de vinagre de maçã;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Diluir o vinagre de maçã no copo de água e misturar bem. Colocar um pouco dessa essa solução em um pedaço de algodão e passar na pele afetada. Deixar agir por 5 a 20 segundos e lavar a pele. Pode-se repetir essa aplicação por até 3 vezes por dia. 

5. Óleo essencial de melaleuca

7 remédios caseiros para impingem

O óleo de melaleuca, ou tea tree, é rico em substâncias com ação antifúngica e anti-inflamatória, como terpineno e cineol, que ajudam a combater os sintomas da impingem como coceira, descamação, vermelhidão ou inchaço da pele.

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca;
  • 2 colheres (de sopa) de óleo de côco, amêndoa doce ou azeite.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e passar na pele afetada 3 vezes ao dia por no máximo 6 dias seguidos. 

Antes de aplicar o óleo de melaleuca na pele afetada, deve-se verificar se possui alergia a esse óleo e, por isso, é recomendado passar uma gota do óleo de melaleuca na pele do dorso da mão. Caso surjam sintomas de alergia como vermelhidão, coceira, inchaço ou formação de pequenas bolhas na mão, deve-se lavar a pele e não usar o óleo de melaleuca como remédio caseiro para impingem.

O óleo de melaleuca não deve ser usado por mulheres grávidas.

6. Infusão de tomilho e alecrim

7 remédios caseiros para impingem

A infusão de tomilho e alecrim é rica em substâncias antifúngicas como timol, carvacrol e cânfora, que agem impedindo a multiplicação de fungos, ajudando a reduzir a coceira na pele, descamação e vermelhidão, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para a impingem.

Ingredientes

  • 700 mL de água;
  • 2 colheres de chá de tomilho seco;
  • 2 colheres de chá de alecrim seco.

Modo de preparo

Ferver a água com o tomilho e o alecrim por 20 minutos. Coar a infusão, deixar esfriar e passar na região da pele com impingem 2 vezes por dia. Esta infusão também pode ser usada nos casos de micose nas unhas. Veja outras opções de remédios caseiros para micose nas unhas.

A infusão de tomilho e alecrim não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação.

7. Óleo de coco

7 remédios caseiros para impingem

O óleo de coco tem propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, que ajudam a eliminar os fungos que causam a impingem, principalmente no couro cabeludo, sendo uma boa opção de remédio caseiro para aliviar os sintomas de descamação ou coceira no couro cabeludo.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de óleo de côco.

Modo de preparo

Aquecer o óleo de côco no micro-ondas ou no fogão até que esteja completamente derretido. Esperar amornar e aplicar no couro cabeludo na região afetada pela impingem 2 a 3 vezes ao dia.

Outra opção é adicionar o óleo de côco no condicionador para usar após lavar os cabelos.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • KALEMBA, D.; KUNICKA, A. Antibacterial and antifungal properties of essential oils. Curr Med Chem. 10. 10; 813-29, 2003
  • SHARIFFI-RAD, J.; et al. Plants of the Melaleuca Genus as Antimicrobial Agents: From Farm to Pharmacy. Phytother Res. 31. 10; 1475-1494, 2017
  • SALEHI, Bahare; et al. Thymol, thyme, and other plant sources: Health and potential uses. Phytotherapy Research. 1–19, 2018
  • DA SILVA Renan. Coconut oil: what do we really know about it so far?. Food quality and Safety. 3. 61-72, 2019
  • VALA G.S, KAPADIYA P.K. Medicinal Benefits of Coconut Oil. International Journal of Life Sciences Research . 2. 4; 124-126, 2014
Mais sobre este assunto: