Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para Dor de Dente

A dor de dente é um tipo de dor muito incômoda que pode afetar todas as atividades diárias, mesmo quando é relativamente leve. Geralmente, esse tipo de dor surge devido a uma causa específica, como a presença de uma cárie ou a quebra de um dente, por exemplo, e, por isso, a consulta com um dentista é sempre indispensável.

Porém, enquanto se espera pela consulta, existem alguns remédios que podem ser preparados em casa com ingredientes fáceis de achar, que podem ajudar a aliviar a dor até que o médico faça uma avaliação correta e indique o melhor tratamento. Alguns dos remédios caseiros com maior comprovação contra a dor de dente são:

1. Cravinho da índia

Remédios caseiros para Dor de Dente

O cravinho da índia é talvez o remédio natural mais utilizado para a dor de dente e seu cheiro é muitas vezes associado ao consultório do dentista, já que o seu óleo essencial, o eugenol, é utilizado na formulação do material que muitas vezes é usado na obturação do dente. Isso acontece porque, há vários anos que a ciência identificou que o óleo do cravinho tem excelentes propriedades bactericidas e analgésicas que ajudam a aliviar a dor de dente.

Assim, o cravinho é uma ótima opção para aliviar a dor em casa, especialmente porque é relativamente fácil de encontrar e uma opção barata. Para usar este remédio, pode-se amassar ligeiramente um cravinho e colocá-lo junto ao dente que parece ser a fonte da dor, mas também se pode comprar óleo essencial de cravinho, virar 1 gota em um pequeno pedaço de algodão e colocá-lo junto do dente. O importante é que se evite o contato por mais de 2 minutos, já que este óleo essencial pode causar queimadura nas gengivas, se usado por muito tempo.

O óleo essencial de cravinho pode ainda ser usado como um elixir, sendo uma forma mais segura de aplicar o óleo para a dor de dente. Para isso, basta colocar 3 a 4 gotas de óleo em ½ copo de água morna e, depois, enxaguar a boca. Neste caso, como o óleo se encontra mais diluído, o efeito sobre a dor pode ser menor.

2. Alho

Remédios caseiros para Dor de Dente

O alho é outra das opções mais utilizadas e, embora não seja a mais agradável, devido ao seu sabor intenso, possui várias propriedades que ajudam a combater rapidamente a dor e até evitar o agravamento de alguma infecção que possa estar no local afetado.

Para usar o alho pode-se cortar um dente de alho ao meio e aplicar com a parte cortada diretamente contra a gengiva do dente afetado ou, então, colocar o dente de alho sobre o dente dolorido e mastigar o alho. No final, para retirar o cheiro de alho, pode-se lavar os dentes ou enxaguar com um elixir, por exemplo.

Confira outros benefícios do alho e onde pode ser usado.

3. Água morna com sal

Remédios caseiros para Dor de Dente

A água morna com sal é um excelente antisséptico natural e fácil de preparar em casa, que pode ser usado quando se desconfia de uma infecção no dente. Para isso, é recomendado dissolver uma colher de sopa de sal numa copo com água fervente e depois, utilizando pequenos goles, bochechar toda a boca por, pelo menos, 30 segundos.

Esta mistura é também muito utilizada para combater a dor de garganta, sendo recomendada por médicos como uma forma de complementar o tratamento médico. Confira como usar a água com sal para a garganta inflamada e outras receitas caseiras.

4. Hortelã

Remédios caseiros para Dor de Dente

O óleo essencial presente nas folhas de hortelã é outro potente antisséptico e anti-inflamatório, que pode ser usado em casa para aliviar a dor de dente. Além disso, tem ótimo sabor, o que o torna uma boa opção para usar em crianças com mais de 5 anos, por exemplo.

Para usar corretamente a hortelã é aconselhado colocar 1 colher de chá de folhas de hortelã em 1 xícara de água fervente e deixar repousar por 20 minutos. Depois, colocar uma porção da mistura na boca e bochechar por 30 segundos, 3 vezes por dia.

Assista ainda o vídeo seguinte e saiba como evitar a dor de dente com as dicas do nosso dentista:

De Boca Aberta #1 I Aliviar a dor de dente

20 mil visualizações


Bibliografia

  • MOHAMMAD, Karimi. Grandma Remedies and Herbal Medicines for Relieving Toothache. Open Access Journal of Dental Sciences. Vol.1. 2016
  • GRÜNWALD, Jörg; JÄNICKE, Christof. A farmácia verde. Everest Editora, 2009. 198-199; 324-325.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem