Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Diclofenaco sódico: para que serve e como usar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
outubro 2022
  1. Para que serve
  2. Como usar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contra-indicações

O diclofenaco sódico é um anti-inflamatório que atua diminuindo as substâncias inflamatórias no organismo, sendo recomendado para o tratamento de situações como reumatismo, artrite, gota e espondilite.

Além disso, o diclofenaco sódico, ou diclofenaco de sódio, também possui efeito analgésico, sendo indicado para o alívio da dor após cirurgias, dor nas costas ou dismenorreia primária, uma cólica que pode surgir antes ou durante a menstruação.

O diclofenaco sódico pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, cápsulas, supositórios, injeções, soluções oftálmicas ou géis, e as doses variam de acordo com o tipo e a gravidade da condição a ser tratada, devendo, por isso, ser usado somente sob a recomendação de um médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O diclofenaco sódico é um remédio anti-inflamatório e analgésico recomendado para o tratamento de inflamações e para o alívio da dor, nas seguintes situações:

  • Reumatismo;
  • Artrite;
  • Crises de gota;
  • Dor nas costas;
  • Epicondilite lateral, conhecida como cotovelo de tenista;
  • Espondilite anquilosante;
  • Osteoartrite;
  • Síndrome do ombro congelado;
  • Espondilartrite;
  • Inflamação e dores após lesões, como entorses e distensões;
  • Infecções do ouvido, nariz ou garganta;
  • Inflamação dos ovários e trompas.

Além disso, o diclofenaco sódico também é recomendado para o alívio da dor na coluna, dismenorreia primária, além de dor e inflamação após cirurgias dentárias ou ortopédicas.

Como usar

O uso do diclofenaco sódico varia de acordo com a forma farmacêutica, que inclui:

1. Diclofenaco sódico comprimido

Os comprimidos de diclofenaco sódico podem ser encontrados nas doses de 50mg, 75mg ou 100mg e devem ser tomados com um copo de água antes das refeições ou com o estômago vazio.

Esse medicamento é indicado para crianças acima de 14 anos e adultos, e a dose recomendada varia de 75 mg a 150 mg por dia, que deve ser dividida em 2 ou 3 doses ao longo do dia.

O tempo de uso dos comprimidos de diclofenaco sódico deve ser orientado pelo médico, pois varia conforme a condição a ser tratada e a gravidade da dor ou da inflamação.

2. Supositório de diclofenaco sódico

Os supositórios contêm 50mg de diclofenaco sódico e são indicados para uso em adolescentes acima de 14 anos e adultos, e a dose recomendada geralmente varia de 100 a 150 mg por dia, ou seja de 2 a 3 supositórios por dia. Esse supositório deve ser aplicado no ânus, ao deitar e, de preferência, após defecar.

3. Diclofenaco sódico cápsulas

As cápsulas de diclofenaco sódico contêm 100mg e são recomendadas para crianças acima de 14 anos e adultos. Para tomar esse remédio, basta ingerir uma cápsula por dia com 1 copo de água, antes ou após as refeições.

4. Diclofenaco sódico injetável

Cada ampola de diclofenaco sódico contém 75 mg, sendo indicada somente para crianças acima de 14 anos e adultos. De acordo com o problema a ser tratado, o médico pode recomendar a injeção de 1 a 2 ampolas por dia de diclofenaco sódico, por até 2 dias.

Essa injeção deve ser administrada por um enfermeiro, ou outro profissional de saúde treinado, aplicando-se no músculo de uma das nádegas.

5. Diclofenaco sódico gel

O diclofenaco sódico em gel é indicado para o tratamento local de inflamações nos tendões, ligamentos, músculos ou articulações, como em entorses, luxações e contusões, por exemplo.

Para usar esse gel, deve-se lavar e secar bem a pele e, após, aplicar esse medicamento sobre a região afetada, massageando suavemente e, em seguida, lavando-se bem as mãos. O gel de diclofenaco sódico deve ser usado de 3 a 4 vezes ao dia.

6. Diclofenaco sódico solução oftálmica

A solução oftálmica de diclofenaco sódico é indicada para tratar inflamações e aliviar dores nos olhos, como nos casos de conjuntivite crônica, úlceras da córnea ou ceratite fotoelétrica.

Esse remédio também é indicado para complementar o tratamento da ceratite herpética, um tipo de ceratite provocada pelo vírus da herpes ou herpes zoster. A dose recomendada dessa solução oftálmica geralmente é de 1 gota em cada olho, de 4 a 5 vezes por dia.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do diclofenaco sódico podem variar de acordo com a forma de uso:

  • Comprimidos e cápsulas: dor de cabeça, tontura, náusea, vômito, diarreia, vertigem, má digestão e vermelhidão na pele, acompanhada ou não de descamação;
  • Injeção: dor e rigidez no local da injeção;
  • Gel: vermelhidão, inchaço, bolhas ou escamação na pele;
  • Solução oftálmica: ardência ou irritação logo após a aplicação.

Embora seja mais raro, o diclofenaco sódico também pode causar reações mais sérias que precisam de atendimento médico de urgência, como dor no peito que pode se espalhar pelo rosto ou ombro, formigamento ou dormência em um lado do corpo, dificuldades para falar ou sensação de falta de ar, que podem indicar um infarto ou AVC.

Além disso, o uso do diclofenaco sódico também pode provocar reações alérgicas graves, que incluem sintomas como inchaço no rosto, na língua ou nos lábios, dificuldade para engolir ou para respirar. Nesses casos, é recomendado interromper o tratamento com esse remédio e procurar o pronto socorro mais próximo.

Quando não é indicado

O diclofenaco sódico é contraindicado para pessoas com úlcera no estômago ou no intestino, colite ulcerativa, doença de Crohn, doenças graves no fígado, rins ou coração, ou pressão alta não controlada

Esse medicamento também não é indicado para crianças menores de 14 anos, assim como não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação.

O diclofenaco sódico não deve ser usado por pessoas alérgicas ao diclofenaco ou qualquer outro anti-inflamatório não esteroide, como ácido acetilsalicílico, naproxeno ou ibuprofeno, por exemplo. Esse remédio também não deve ser usado por pessoas com asma, rinite, pólipos nasais ou urticária causados ou acentuados pelo uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides.

O diclofenaco sódico em gel não deve ser utilizado em feridas abertas ou nos olhos, e o supositório não deve ser usado por pessoas que estejam com dor no ânus. Já as gotas de diclofenaco sódico não podem ser aplicadas durante o uso de lentes de contato.

Além disso, o diclofenaco sódico também pode alterar o efeito de alguns remédios como anticoagulantes, hipoglicemiantes, diuréticos, corticoides e outros anti-inflamatórios, por exemplo. Por isso, é recomendado sempre informar ao médico sobre todos os medicamentos em uso antes de iniciar o tratamento com o diclofenaco sódico.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • EMS. Diclofenaco sódico: gel. Disponível em: <https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_diclofenaco_sodico_10573_1287.pdf>. Acesso em 26 set 2022
  • ALLERGAN. Stiil - Diclofenaco sódico: solução oftálmica. 2021. Disponível em: <https://allergan-web-cdn-prod.azureedge.net/allerganbrazil/allerganbrazil/media/allergan-brazil/bula-para-o-profissional-de-saude_still.pdf>. Acesso em 26 set 2022
Mostrar bibliografia completa
  • EMS. Diclofenaco sódico: comprimidos de 50 mg. Disponível em: <https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_diclofenaco_sodico_11186_1382.pdf>. Acesso em 26 set 2022
  • MERCK. Artren: diclofenaco sódico: cápsulas 100 mg. 2017. Disponível em: <https://www.merckgroup.com/br-pt/bulario/Artren_Bula_Paciente_12.06.17_tcm512_134945.pdf>. Acesso em 26 set 2022
  • BLAU FARMACÊUTICA. Diclofenaco sódico: solução injetável. 2018. Disponível em: <https://www.blau.com.br/storage/app/media/Bulas%20Atualizacao%2006%2012%2018/diclofenaco-sodico-ps.pdf>. Acesso em 26 set 2022
  • NOVARTIS. Diclofencao sódico: supositório. 2014. Disponível em: <https://portal.novartis.com.br/medicamentos/wp-content/uploads/2021/10/Bula-VOLTAREN-Supositorio-Paciente.pdf>. Acesso em 26 set 2022
  • ANVISA. Noyas técnincas de medicamentos: diclofenaco sódico. 2012. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/conjur/demandas-judiciais/notas-tecnicas/notas-tecnicas-medicamentos/notas-tecnicas/d/diclofenaco-s-dico-atualizada-em-18-10-2013.pdf>. Acesso em 26 set 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.