Fumarato de cetotifeno: para que serve e como usar

Atualizado em fevereiro 2024

Fumarato de cetotifeno é um antialérgico indicado para o tratamento ou prevenção de dermatite atópica, urticária crônica, rinite alérgica ou conjuntivite, pois age reduzindo a produção de histamina no corpo, que é uma substância responsável pelos sintomas de alergia.

Além disso, esse remédio pode ser usado para a prevenção da asma brônquica alérgica, no entanto, não deve serve para tratar crises asmáticas e nem substitui o uso de corticoides indicados pelo médico.

O fumarato de cetotifeno pode ser encontrado na forma de xarope, gotas ou colírio, como genérico ou com os nomes comerciais Asmofen ou Octifen, e deve ser usado com indicação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O fumarato de cetotifeno é indicado para o tratamento ou prevenção de:

  • Dermatite atópica;
  • Urticária crônica;
  • Rinite alérgica;
  • Conjuntivite alérgica.

Além disso, o fumarato de cetotifeno pode ser indicado pelo pneumologista para prevenção de crises da asma brônquica alérgica. No entanto, é importante ressaltar que esse remédio não substitui os corticoides na foma de bombinha ou comprimidos indicados pelo médico e não serve para tratar crises de asma. Confira os principais remédios para asma.

O uso do fumarato de cetotifeno deve ser usado com indicação do dermatologista, pneumologista, alergologista ou oftalmologista, com acompanhamento regular para avaliar a eficácia do tratamento e o surgimento de efeitos colaterais.

Se deseja o acompanhamento de um alergologista, marque uma consulta na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Alergologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O fumarato de cetotifeno serve para tosse seca?

O fumarato de cetotifeno pode ajudar a diminuir a tosse seca, que é um dos sintomas da rinite alérgica, além de aliviar a sensação de nariz entupido ou escorrendo.

No entanto, esse remédio não tem indicação para o tratamento da tosse seca devido a outras condições de saúde. Veja as principais causas de tosse seca e o que fazer.

Fumarato de cetotifeno é corticoide?

O fumarato de cetotifeno não é corticoide e não possui nenhum corticoide na sua composição.

Esse remédio é um anti-histamínico com ação antialérgica que inibe a liberação de substâncias alérgicas no corpo, como a histamina e os leucotrienos, prevenindo os sintomas de alergias.

Como usar

A forma de uso do fumarato de cetotifeno varia de acordo com sua apresentação, que são:

1. Fumarato de cetotifeno xarope 0,2 mg/mL

O xarope de fumarato de cetotifeno 0,2 mg/mL deve ser tomado por via oral, podendo ser usado por adultos, adolescentes ou crianças a partir dos 6 meses.

A posologia do fumarato de cetotifeno xarope é:

  • Crianças de 6 meses a 3 anos: 0,25 mL (0,05 mg) do xarope por Kg de peso corporal, 2 vezes por dia, de manhã e à noite, ou conforme orientação do pediatra;
  • Crianças com mais de 3 anos, adolescentes e adultos: 5 mL do xarope, 2 vezes por dia, de manhã e à noite, de preferência junto com uma refeição.

A dose do fumarato de cetotifeno deve ser medida usando o copo dosador fornecido na embalagem, e tomada de acordo com a indicação do pediatra, que deve orientar o tempo de tratamento.

2. Fumarato de cetotifeno gotas 1 mg/mL

O fumarato de cetotifeno solução oral em gotas de 1 mg/mL pode ser indicado para crianças com mais de 6 meses ou adultos e deve ser tomado por via oral. Cada 1 mL do fumarato de cetotifeno corresponde a 28 gotas. 

As doses normalmente recomendadas para crianças de 6 meses a 3 anos são de 0,05 mg por Kg de peso corporal, o que corresponde a 1,4 gotas por Kg de peso corporal, 2 vezes por dia, de manhã e à noite. 

No caso de uma criança que pese 10 kg, por exemplo, a quantidade de gotas correspondente à dose indicada seria de 14 gotas, 2 vezes por dia.

A dose do fumarato de cetotifeno deve ser calculada pelo pediatra, que também deve orientar o tempo de tratamento.

3.  Fumarato de cetotifeno colírio 0,25 mg/mL

O fumarato de cetotifeno colírio oftálmico estéril de 0,25 mg/mL deve ser usado somente nos olhos para o tratamento ou prevenção da conjuntivite alérgica. É importante evitar o contato do frasco do colírio com os olhos para não contaminar a solução. 

As doses normalmente recomendadas do colírio de fumarato de cetotifeno são:

  • Adultos: 1 gota do colírio no saco conjuntival, 2 vezes por dia;
  • Crianças com mais de 3 anos: 1 gota do colírio no saco conjuntival, 2 vezes por dia.

A dose máxima do colírio de fumarato de cetotifeno não deve ultrapassar 1 gota a cada aplicação, até no máximo 4 vezes por dia, conforme orientação do oftalmologista.

Após a abertura do frasco, a validade do colírio é de 1 mês, devendo ser descartada qualquer quantidade não utilizada após esse período.

Não se deve aplicar o colírio se estiver usado lente de contato, devendo-se retirá-la antes do uso e aguardar pelo menos 15 minutos após a aplicação para colocar as lentes nos olhos.

Além disso, caso estejam sendo usados outros tipos de colírio, deve-se aguardar pelo menos 5 minutos entre a aplicação do fumarato de cetotifeno e o outro colírio. Veja os principais tipos de colírios e como aplicar corretamente

4. Fumarato de cetotifeno comprimidos 1 mg

A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de 1 mg de cetotifeno, 2 vezes por dia, que deve ser tomado no café da manhã e no jantar.

Em alguns casos, quando o médico considerar necessário, a dose pode ser aumentada para 2 comprimidos de 1 mg cetotifeno, 2 vezes por dia, com uma dose total de 4 mg por dia.

É importante ressaltar que o fumarato de cetotifeno comprimidos de 1 mg está com o registro vencido na Anvisa, não sendo comercializado no Brasil.

Desta forma, é recomendado consultar o médico, para que seja reavaliado o tratamento e indicado outra apresentação do cetotifeno ou outro remédio que o possa substituir.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do fumarato de cetotifeno xarope ou gotas são boca seca, tontura ou sonolência que costumam melhorar de forma espontânea ao continuar o tratamento.

Além disso, também podem ocorrer agitação, nervosismo, insônia, irritabilidade, náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça ou convulsões.

No caso do colírio de fumarato de cetotifeno os efeitos colaterais mais comuns são reações alérgicas com sintomas como inchaço nos olhos, coceira nas pálpebras ou dermatite de contato. Além disso, também podem surgir ceratite, erosão da córnea, dor ou irritação nos olhos.

O fumarato de cetotifeno também pode causar reações alérgicas graves com sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto. Nesses casos, deve-se ir imediatamente para o pronto-socorro mais próximo. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.  

Quem não deve usar

O fumarato de cetotifeno na forma de xarope ou gotas não deve ser usado por crianças com menos de 6 meses ou por mulheres em amamentação. Durante a gravidez, só deve ser usado com indicação do obstetra, se os benefícios para a mulher forem maiores do que os riscos para o bebê.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas com histórico de convulsões ou epilepsia, ou pessoas que tenham alergia ao fumarato de cetotifeno ou qualquer outro componente da fórmula.

O xarope de fumarato de cetotifeno deve ser usado com cautela por pessoas diabéticas, pois contém açúcar na sua composição.

Na forma de colírio, o fumarato de cetotifeno também não deve ser usado por crianças com menos de 3 anos.

Vídeos relacionados