Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o Chá de Tanchagem

A Tanchagem é uma planta medicinal da família das Plantagináceas, também conhecida como Tansagem ou Transagem, muito utilizada para fazer remédios caseiros para tratar gripes, resfriados e inflamações da garganta, útero e intestino.

O nome científico da erva Tanchagem é Plantago lanceolata e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, algumas farmácias de manipulação, assim como em algumas feiras livres. Os principais ativos  mais importantes e que apresentam mais benefícios são os iridóides, as mucilagens e os flavonoides.

Para que serve o Chá de Tanchagem

Para que serve

As partes aéreas da tanchagem podem ser usadas, por via oral, em caso de doenças respiratórias e infecções das vias respiratórias, já que o chá de tanchagem atua como fluidificante das secreções brônquicas, alivia a tosse e pode ser utilizado em gargarejos para tratar afecções da boca e da garganta, como aftas, faringite, amigdalite e laringite.

O chá também pode ser usado para aliviar infecções urinárias, perdas de urina durante o sono, problemas de fígado, azia, espasmos de estômago, diarreia e como diurético para reduzir a retenção de líquidos.

Além disso, também pode ser usado na pele para curar feridas, já que ajuda na cicatrização e coagulação do sangue, e para tratar furúnculos. Saiba quais os sintomas mais comuns do furúnculo e outras formas de tratamento.

Quais as propriedades

As propriedades da Tanchagem incluem sua ação antibacteriana, adstringente, desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, tônica, sedativa e laxativa.

Como usar

A parte usada da Tanchagem são suas folhas para fazer chá, cataplasmas ou para temperar algumas comidas, por exemplo.

Como fazer o chá de tanchagem

Ingredientes

  • 1 colher e meia de chá de partes aéreas de tanchagem;
  • 150 mL de água.

Modo de preparo

Colocar as partes aéreas de tanchagem em um 150 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 3 minutos. Deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da Tanchagem incluem sonolência, cólica intestinal e desidratação.

Quem não deve usar

A Tanchagem está contraindicada para grávidas, mulheres que estejam a amamentar e pacientes com problemas de coração

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar