Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o Chá de Tanchagem

A Tanchagem é uma planta medicinal da família das Plantagináceas, também conhecida como Tansagem ou Transagem, muito utilizada para fazer remédios caseiros para tratar gripes, resfriados e inflamações da garganta, útero e intestino.

O nome científico da erva Tanchagem é Plantago major e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, algumas farmácias de manipulação, assim como em algumas feiras livres. Os principais ativos  mais importantes e que apresentam mais benefícios são os iridóides, as mucilagens e os flavonoides.

Para que serve o Chá de Tanchagem

Para que serve

As partes aéreas da tanchagem podem ser usadas, por via oral, em caso de doenças respiratórias e infecções das vias respiratórias, já que o chá de tanchagem atua como fluidificante das secreções brônquicas, alivia a tosse e pode ser utilizado em gargarejos para tratar afecções da boca e da garganta, como aftas, faringite, amigdalite e laringite.

O chá também pode ser usado para aliviar infecções urinárias, perdas de urina durante o sono, problemas de fígado, azia, espasmos de estômago, diarreia e como diurético para reduzir a retenção de líquidos.

Além disso, também pode ser usado na pele para curar feridas, já que ajuda na cicatrização e coagulação do sangue, e para tratar furúnculos. Saiba quais os sintomas mais comuns do furúnculo e outras formas de tratamento.

Quais as propriedades

As propriedades da Tanchagem incluem sua ação antibacteriana, adstringente, desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, tônica, sedativa e laxativa.

Como usar

A parte usada da Tanchagem são suas folhas para fazer chá, cataplasmas ou para temperar algumas comidas, por exemplo.

Como fazer o chá de tanchagem

Ingredientes

  • 3 a 4 g de chá de partes aéreas de tanchagem;
  • 240 mL de água.

Modo de preparo

Colocar as partes aéreas de tanchagem em um 150 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 3 minutos. Deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da Tanchagem incluem sonolência, cólica intestinal e desidratação.

Quem não deve usar

A Tanchagem está contraindicada para grávidas, mulheres que estejam a amamentar e pacientes com problemas de coração

Bibliografia >

  • DE AQUINO Eronita. Nutrição & Fitoterapia: Tratamento alternativo através das plantas. 2º. Brasil: Vozes, 2011. 229-231.
  • MCINTYRE Anne. Guia completo de Fitoterapia. 1º. Brasil: Pensamento, 2010. 150.
  • VENTURA, Paulo A. O. et al. Análise fitoquímica e avaliação da susceptibilidade antimicrobiana de diferentes tipos de extratos de Plantago major L. (Plantaginaceae). Infarma - Ciências Farmacêuticas. Vol.28(1). 33-39, 2016
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE E ANVISA. Monografia da espécie Plantago major L. (TANCHAGEM). 2014. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/25/Vers--o-cp-Plantago-major.pdf>. Acesso em 13 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem