Chá de anis-estrelado: para que serve, como fazer (e contraindicações)

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

O chá de anis-estrelado, também conhecido como anis-sibéria, anis-verdadeiro, anis-da-china ou badiana, pode ser usado para ajudar a tratar a gripe, melhorar a digestão, aliviar as cólicas e fortalecer o sistema imunológico.

Esses benefícios são possíveis, porque o anis-estrelado é uma especiaria que contém ácido chiquímico, anetol e aldeído anísico, compostos bioativos com propriedades antivirais, antimicrobianas, analgésicas, carminativas e anti-inflamatórias. Conheça todos os benefícios do anis-estrelado.

Veja no vídeo a seguir mais detalhes sobre os benefícios do chá de anis-estrelado:

youtube image - Os incríveis benefícios do CHÁ DE ANÍS ESTRELADO para GRIPE

Para que serve e benefícios

As principais indicações e benefícios do chá de anis-estrelado são:

1. Ajudar no tratamento da gripe

O chá de anis-estrelado ajuda no tratamento da gripe por conter ácido chiquímico, uma substância com ação antiviral que é usada pela indústria farmacêutica para produzir o remédio oseltamivir, conhecido como Tamiflu. Este remédio é usado para prevenir e tratar infecções pelos vírus Influenza A e B, que são os responsáveis pela gripe.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Melhorar a digestão

O chá de anis-estrelado possui propriedades carminativas e anti-inflamatórias e, por isso, pode ser consumido após as refeições, melhorando a digestão e ajudando a combater o excesso de gases intestinais e estomacais.

3. Aliviar cólicas

Por conter ácido chiquímico, um composto bioativo com efeito analgésico e anti-inflamatório, o chá de anis-estrelado ajuda a aliviar cólicas intestinais e menstruais. Conheça outros remédios caseiros indicados para cólicas menstruais.

4. Combater fungos

O chá de anis-estrelado ajuda a combater e inibir o crescimento de fungos, como Candida albicans, Brotytis cinerea e Colletotrichum gloeosporioides, porque é rico em anetol, um composto orgânico com ação antimicrobiana e antifúngica.

5. Fortalecer o sistema imunológico

O chá de anis-estrelado fortalece o sistema imunológico por conter anetol, um composto bioativo com propriedades anti-inflamatórias que inibe a produção ou a liberação de substâncias inflamatórias, como prostaglandinas e citocinas.

6. Inibir o crescimento de bactérias

Por conter anetol, aldeído anísico e álcool anísico, compostos que têm ação antibacteriana, o chá de anis-estrelado inibe o crescimento de bactérias como Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Estas bactérias são responsáveis por infecções, como gastroenterite, infecção urinária ou infecção de pele.

Chá de anis-estrelado emagrece?

Até o momento, não existe comprovação científica de que o consumo do chá de anis-estrelado promova o emagrecimento. Isso porque esse chá não estimula o aumento do gasto energético e a queima de gordura corporal. Conheça os melhores chás que ajudam a emagrecer.

Como fazer o chá de anis-estrelado

Para fazer o chá de anis-estrelado, basta usar o anis-estrelado seco:

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de anis-estrelado moído;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:

Aquecer a água numa panela. Em seguida, tirar a panela do fogo, acrescentar o anis-estrelado, tampar a panela e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber em seguida. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia.

Quem tem pressão alta pode tomar chá de anis-estrelado?

Sim, pessoas com pressão alta podem tomar chá de anis-estrelado, já que essa especiaria não atua na contração ou relaxamento das artérias.

Entretanto, não existem estudos científicos que comprovem que o chá de anis-estrelado ajude a tratar a pressão alta. Confira alguns chás indicados para pressão alta.

Possíveis efeitos colaterais

Ainda existem poucos estudos que avaliam os efeitos colaterais do chá de anis-estrelado. No entanto, o consumo de altas quantidades do chá de anis-estrelado pode causar dermatite de contato e náuseas.

Quem não pode consumir

O chá de anis-estrelado é contraindicado para pessoas com hiperestrogenismo ou hipersensibilidade a essa especiaria.

Além disso, esse chá também não é indicado para grávidas, mulheres em período de amamentação e crianças, pois até o momento não foram realizados estudos nessa população sobre os efeitos a médio e longo prazo do uso dessa bebida