Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

O que é bom para garganta inflamada

A garganta inflamada pode gerar sintomas como ardência na garganta, dor e dificuldade para engolir e, geralmente, é causada pela exposição prolongada ao frio ou pela infecção por doenças como gripe ou amigdalite.

Em alguns casos, a garganta inflamada pode ser tratada com remédios caseiros, como os gargarejos com água morna e sal, no entanto, caso a inflamação e a dor não passem e se observe a presença de pus na garganta, é importante consultar um médico e iniciar o tratamento, que pode ser feito com remédios para alivio dos sintomas, como o ibuprofeno, ou antibióticos, como a penicilina.

O que é bom para garganta inflamada

Opções naturais para garganta inflamada

Algumas medidas caseiras que podem ser úteis para garganta inflamada são:

1. Gargarejo com água morna e sal

Uma solução de água com sal possui propriedades antimicrobianas que ajudam a eliminar os microrganismos da garganta, diminuindo os sintomas. Para preparar a solução, deve-se adicionar uma colher de sopa de sal em um copo de água morna e misturar bem até dissolver. Depois, gargareje pelo menos 3 vezes com a mistura, deitando fora a água de cada vez. Veja outras receitas de gargarejos para garganta inflamada.

2. Tomar chá de limão com mel e gengibre

Outro ótimo remédio caseiro para a garganta inflamada é o chá de mel, limão e gengibre, que deve ser tomado 2 vezes por dia. Este remédio possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, além de ser rico em vitamina C, que fortalece as defesas naturais do organismo.

Para fazer o chá, basta acrescentar a 1 xícara de água fervente, 1 limão fatiado e 1 cm de gengibre, esperando cerca de 15 minutos antes de coar. E por fim, se necessário, adoçar com mel.

3. Tomar chá de malva, sálvia ou alteia

Estas plantas possuem propriedades anti-inflamatórias e lubrificam a garganta, aliviando os sintomas. Para fazer o chá, basta adicionar 1 colher de sopa da erva escolhida em 1 xícara de água fervente, deixar repousar por 15 minutos e coar. Confira outros chás que podem ajudar a aliviar a garganta inflamada.

4. Tomar vitamina de morango com mel

O morango possui vitamina C que ajuda a aumentar as defesas do organismo e o mel lubrifica a garganta, ajudando a reduzir a dor e a inflamação. Para fazer esta vitamina deve-se bater no liquidificador 1 copo de leite e 6 morangos, acrescentando depois 1 colher de mel.

​​Em relação ao que comer para garganta inflamada, deve-se dar preferência a alimentos líquidos e pastosos, como sopas, caldos ou purê de frutas, evitar beber alimentos muito gelados ou muito quentes, o que reduz a dor e o desconforto ao engolir.

Outras formas caseiras de curar a inflamação da garganta estão aqui nesse vídeo da nutricionista Tatiana Zanin:

Remédios de farmácia para garganta inflamada

Os remédios de farmácia para a garganta inflamada também são muito importantes, especialmente quando a dor é muito forte, demora mais de 3 dias para desaparecer ou é acompanhada de febre. Nessas situações, deve-se consultar um clínico geral para avaliar a necessidade de iniciar o tratamento com algum remédio de farmácia, que pode ser:

  • Anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou naproxeno: diminuem a inflamação, aliviando a dor e facilitando o ato de engolir;
  • Analgésicos, como o paracetamol ou a dipirona: acalmam a sensação de dor e são mais usados quando não existe inflamação visível;
  • Antibióticos, como amoxicilina e ácido clavulânico: são usados quando existe pus e uma infecção causada por bactérias.

Estes remédios devem sempre ser usados apenas com indicação do médico e não devem ser substituídos pelas opções naturais, já que essas opções naturais devem ser sempre um suplemento do tratamento médico. Confira quais os remédios que podem ser usados para dor de garganta.

Sintomas da garganta inflamada

Os sintomas da garganta inflamada incluem:

  • Desconforto na garganta;
  • Tosse seca e irritativa;
  • Dor de garganta ao engolir ou falar;
  • Garganta muito vermelha e inchada;
  • Febre baixa;
  • Febre alta, mais comum se existir infecção por bactérias;
  • Mau hálito e ínguas no pescoço.
O que é bom para garganta inflamada

A garganta inflamada pode ser causada por uma gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite. Outras possíveis causas da dor de garganta podem ser a irritação na garganta pela inalação de sustâncias tóxicas, consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou refluxo de alimentos para a garganta. Veja mais causas da dor de garganta e o que fazer.

Bibliografia >

  • THE COLLEGE OF FAMILY PHYSICIANS OF CANADA. Sore Throat Easing the pain of a sore throat. Disponível em: <https://www.cfpc.ca/uploadedFiles/Resources/Resource_Items/Patients/SoreThroat_EN.pdf>. Acesso em 03 Dez 2019
  • AMERICAN PHARMACISTS ASSOCIATION. Soothing Your Sore Throat. Disponível em: <https://pharmacistsprovidecare.com/sites/default/files/files/Soothing%20Your%20Sore%20Throat%20-%20eng.pdf>. Acesso em 03 Dez 2019
  • VUKOVIC, Laurel. 1001 Remédios Naturais. Porto: Dorling Kindersley, 2006. 34-36.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem