Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tirar manchas roxas da pele

Algumas formas de tirar as manchas roxas da pele, também chamadas de hematomas, podem ser aplicar gelo no local ou compressa gelada nas primeiras 48 horas e massagear a região arroxeada com pomada de arnica ou gel de aloe vera, mais conhecida como a planta babosa.

As manchas roxas na pele podem surgir por causa de uma queda, ao bater a perna, ou outra parte do corpo, em uma mesinha de centro ou num sofá, no entanto, essas manchas também podem surgir depois de um "chupão" ou depois de realizar um tratamento com ventosas e, em todos estes casos, as soluções caseiras podem ser indicadas e complementar o tratamento convencional, que pode ser feito com pomada Hirudoid, por exemplo. Veja mais como usar o Hirudoid.

1. Compressa fria

Como tirar manchas roxas da pele

Antes de completar 48 horas de ter ocorrido a lesão, deve-se aplicar gelo ou fazer uma compressa fria sobre a área afetada, pois ajuda a diminuir a circulação de sangue na região, fazendo com que o hematoma não cresça muito de tamanho. Este tipo de terapia também auxilia no alívio da dor no local onde está localizada a mancha roxa da pele, além de ser um método fácil e rápido para se aplicar.

Ingredientes

  • 1 pacote de legumes congelados ou saquinho com cubos de gelos;
  • 1 toalha ou fronha.

Modo de preparo

Proteger a pele com uma toalha ou uma fronha, para evitar queimar a pele com o frio excessivo, e depois colocar o pacote de legumes ou saquinho com cubos de gelo diretamente na mancha roxa da pele, deixando atuar sobre a região de 15 a 20 minutos. Saiba mais quando usar a compressa fria.

Existem bolsas térmicas que são vendidas em mercados e farmácias que são fáceis de utilizar, pois é só colocar no congelador e esperar entre 1 a 2 horas para que fique congelada e em seguida, é só aplicar sobre a mancha roxa, não esquecendo de proteger a pele com uma toalha.

2. Banho de alecrim

Como tirar manchas roxas da pele

O alecrim tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias e o calor do banho ajuda a ativar a circulação e a absorver o sangue do local, diminuindo a dor.

Ingredientes

  • 4 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 1 bacia de água.

Modo de preparo

Para usufruir de um banho de alecrim basta colocar as gotas de óleo essencial de alecrim em uma bacia de água quente e, em seguida, lavar o corpo. Se a pessoa tiver banheira em casa, pode-se também enche-la com água quente e adicionar cerca de 7 gotas de óleo essencial de alecrim e relaxar durante cerca de 10 minutos. Conheça outros benefícios do alecrim.

3. Pomada caseira de arnica

Como tirar manchas roxas da pele

A arnica é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de contusões musculares, escoriações e hematomas, devido sua propriedade anti-inflamatória.

Esta pomada é fácil de fazer e pode ser mantida num frasco limpo, podendo durar muitos dias, podendo ser mantida na geladeira, mas antes de usar, para que o toque seja mais agradável, deve permanecer alguns minutos em temperatura ambiente.

Ingredientes

  • 10 mL de parafina líquida ou cera de abelha derretida em banho maria;
  • 10 mL de óleo essencial de arnica.

Modo de preparo

Basta misturar os ingredientes e manter num frasco limpo e devidamente tampado. Os ingredientes podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e para usar basta aplicar uma pequena quantidade na marca roxa, fazendo movimentos circulares durante alguns minutos.

4. Gel de babosa

Como tirar manchas roxas da pele

A planta babosa, também conhecida como aloe vera, contém uma substância chamada aloesina, que tem ação anti-inflamatória e ajuda a diminuir a pigmentação da mancha roxa da pele. Conheça mais outros benefícios do aloe vera.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa;

Modo de preparo

Cortar a folha de babosa e extrair o gel da planta, depois aplique sobre a região da pele que está roxa, deixe agir por 10 a 15 minutos e depois lave com água. Se não tiver a planta em casa, o ideal é comprar o gel orgânico que é vendido em lojas de produtos naturais.

Bibliografia >

  • FREITAS, V.S.; RODRIGUES, R.A.F.; GASPI, F.O.G. Propriedades farmacológicas da Aloe vera (L.) Burm. f. Rev. Bras. Pl. Med. Vol.16, n.2. 299-307, 2014
  • KRIPLANI, Priyanka; GUARVE, Kumar; BAGHAEL, Uttam S. Arnica montana L. - a plant of healing: review. J Pharm Pharmacol. Vol.69, n.8. 925-945, 2017
  • HERBAL MEDICINE: BIOMOLECULAR AND CLINICAL ASPECTS. Herbal Treatment for Dermatologic Disorders. 2011. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92761/>. Acesso em 10 Jan 2020
  • SAÚDE DIRETA. Hirudoid®. Disponível em: <http://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/hirudoid.pdf>. Acesso em 10 Jan 2020
  • INFARMED. Folheto informativo: informação para o utilizador. Disponível em: <http://app7.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=4301&tipo_doc=fi>. Acesso em 10 Jan 2020
  • AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Farmacopeia Brasileira. 2018. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33832/259456/Suplemento+FFFB.pdf/478d1f83-7a0d-48aa-9815-37dbc6b29f9a>. Acesso em 16 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem