7 remédios caseiros para hematoma (e como preparar)

setembro 2022

Os remédios caseiros para hematoma, como o gel de babosa, a pomada de arnica ou o cataplasma de hamamélis, por exemplo, possuem ação anti-inflamatória, analgésica, cicatrizante e anticoagulante, que ajuda a aliviar a dor e o desconforto do hematoma e a estimular a circulação sanguínea na pele, ajudando a reduzir a mancha roxa da pele.

Esses remédios caseiros devem ser usados somente sobre a pele e não devem ser ingeridos. É importante fazer um teste passando um pouco do remédio caseiro no dorso da mão para saber se tem alergia. Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do remédio caseiro.

Os remédios caseiros são uma boa opção natural para hematoma, e embora não sirvam para substituir o tratamento médico, podem ser usados para aliviar os sintomas do hematoma mais rapidamente. Confira outras formas de eliminar os hematomas mais rapidamente.

Algumas opções de remédios caseiros para hematoma são:

1. Gel de babosa

A babosa é uma planta medicinal da espécie Aloe vera, que possui substâncias, como a aloína e aloesina, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, cicatrizantes e hidratantes para a pele, que ajudam a clarear a mancha do hematoma, sendo uma boa opção de remédio caseiro para hematoma.

Ingredientes

  • 2 folhas de babosa.

Modo de preparo

Lavar as folhas de babosa, cortar ao meio e retirar o gel de dentro da folha, colocando dentro de um recipiente limpo e seco. Em seguida, umedecer uma toalha limpa ou uma gaze com o gel e passar nas regiões com hematoma na pele cerca de 3 vezes ao dia, massageando a pele com movimentos suaves e circulares. Veja outros benefícios da babosa.

Ao preparar este remédio caseiro, é importante não usar a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos, mas apenas o gel transparente que tem dentro da folha.

2. Pomada de arnica

A pomada de arnica é uma ótima opção de remédio caseiro para hematoma causado por contusões, traumatismos ou pancadas, pois é rica lactonas, helenalina e ácido hexurônico, com ação anticoagulante, analgésica, cicatrizante e anti-inflamatória, o que ajuda a reduzir a mancha roxa na pele e a dor no local da lesão.

Ingredientes

  • 5 g de cera de abelha;
  • 45 mL de óleo de oliva ou óleo de amêndoas doces;
  • 4 colheres de folhas e flores secas de arnica picadas.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela em banho maria e deixar ferver em fogo baixo durante alguns minutos. A seguir, apagar o fogo e deixar os ingredientes dentro da panela por algumas horas para liberar as substâncias ativas. Antes de esfriar, coar e armazenar a parte líquida um recipiente de vidro limpo e seco com tampa.

Manter o vidro sempre num local seco, escuro e arejado. Esta pomada tem validade de até 1 ano e pode ser aplicada na pele de 2 a 3 vezes por dia. Veja outra forma de usar a arnica para hematomas.

A arnica não deve ser usada por pessoas alérgicas à esta planta ou com doenças no fígado, por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação. Além disso, também não deve ser usada na pele com feridas abertas ou que sangram, e nos olhos, e nunca deve ser ingerida, devido aos seus efeitos tóxicos.

3. Óleo essencial de boswellia

O óleo essencial de boswellia, também conhecido como frankincense ou olíbano, possui fortes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que ajudam a aliviar a dor e o desconforto do hematoma, e a reduzir a mancha roxa da pele mais rapidamente sendo, por isso, uma boa opção de remédio caseiro para hematoma na pele.

Ingredientes

  • 1 a 3 gotas de óleo essencial de boswellia;
  • 5 mL de óleo de côco.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e aplicar sobre a pele com hematoma, 1 vez ao dia, massageando suavemente. Lavar as mãos em seguida e evitar contato com olhos, nariz, boca e ouvidos.

O óleo essencial de boswellia não deve ser usado por grávidas ou lactantes. Além disso, esse óleo essencial não deve ser ingerido por via oral, nem utilizado em mucosas, como olhos, dentro das narinas, ouvidos ou na região íntima.

4. Cataplasma de hamamélis

O cataplasma de hamamélis possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, que podem ajudar a aliviar a dor do hematoma causada por pancadas ou traumas, e acelerar a recuperação.

Ingredientes

  • 2 a 4 colheres (de chá) de casca ou 2 a 6 colheres (de sopa) de folhas de hamamélis;
  • 250 mL de água.

Modo de preparo

Colocar a casa ou as folhas de hamamélis, junto com a água em um recipiente e ferver. Em seguida, deixar repousar por cerca de 15 minutos, coar, esperar esfriar e aplicar o cataplasma sobre a pele com hematoma, com o auxílio de uma gaze ou bola de algodão, de 2 a 3 vezes por dia.

Outra forma de usar a hamamélis é na forma de pomada sobre a pele com hematoma. Saiba como preparar a pomada de hamamelis.

A hamamélis não deve ser usada por. mulheres grávidas ou em amamentação.

5. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã possui ácido acético na sua composição que ajuda a clarear a pele com hematoma, pois promove uma melhor circulação sanguínea no local, sendo uma boa opção de remédio caseiro para hematoma.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de vinagre de maçã;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Adicionar o vinagre de maçã no copo de água e misturar. Colocar um pouco dessa solução em um pedaço de algodão ou em uma gaze e passar na área da pele com hematoma, massageando suavemente a pele por cerca de 2 a 3 minutos, até 2 vezes por dia. Em seguida, lavar a pele e secar.

O vinagre de maçã pode ser feito em casa com ingredientes naturais ou comprado em supermercados. Saiba como fazer o vinagre de maçã em casa.

6. Óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim possui propriedades antioxidantes capazes de reduzir os danos na pele, e a melhorar a aparência do hematoma na pele. Além disso, também possui efeito analgésico e anti-inflamatório, diminuindo a dor e o desconforto do hematoma.

Ingredientes

  • 1 a 3 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 1 colher (de sopa) de óleo mineral, de amêndoas doce ou de coco.

Modo de preparo

Juntar o óleo essencial de alecrim com o óleo carreador até ter uma mistura uniforme. Lavar a região da pele com mancha a ser tratada, com água e sabonete neutro, em seguida secar com uma toalha limpa e seca.

Aplicar uma pequena quantidade dessa mistura sobre a pele com hematoma massageando suavemente com movimentos circulares. Depois, é recomendado limpar o excesso de óleo com um pano umedecido com água morna.

O óleo essencial de alecrim não deve ser ingerido ou usado por crianças ou mulheres grávidas ou em amamentação. Além disso, não deve ser usado na região próxima aos olhos ou ouvidos, e também em áreas sensíveis da pele. Veja outra forma de usar o alecrim para hematomas.

7. Banho de sabugueiro

O banho de sabugueiro, feito com a planta medicinal Sambucus nigra, é uma ótima opção de remédio caseiro para hematoma, pois ajuda a diminuir a dor, a inflamação e o inchaço.

Ingredientes

  • 80 g de folhas de sabugueiro;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes em uma panela para ferver durante cerca de 5 minutos. Depois deixar esfriar, coar e fazer banhos locais, 2 vezes por dia.

O sabugueiro não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação. Além disso, não deve ser ingerido por via oral, pois podem causar intoxicação, devido a presença de lectina e cianeto na sua composição.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em setembro de 2022.

Bibliografia

  • BUDAK, N. H.; et al. Functional Properties of Vinegar. Journal of Food Science. 79. 5; R757-R764, 2014
  • SCOTT, C.; BENJAMIN, M. Perioperative Arnica montana for Reduction of Ecchymosis in Rhinoplasty Surgery. Annals of Plastic Surgery. 76. 5; 477-482, 2016
Mostrar bibliografia completa
  • GRUNWALD, JORG; JANICKE, CHRISTOF. A farmácia verde. Espanha: Editora Everest, 2009. 210-211; 260-261.
  • KRIPLANI Priyanka, GUARVE Kumar et al. Arnica montana L. – a plant of healing: review. Journal of Pharmacy and Pharmacology. 69. 925-945, 2017
  • MARZOTTO, Marta; et al. Arnica montana Stimulates Extracellular Matrix Gene Expression in a Macrophage Cell Line Differentiated to Wound-Healing Phenotype. PLoS One. 11. 11; e0166340, 2016
  • BASCH, E.; et al. Boswellia:An Evidence-Based Systematic Reviewby the Natural Standard ResearchCollaboration. Journal of Herbal Pharmacotherapy. 4. 3; 63-83, 2004
  • Schmidit, I. O Léxico das Plantas Medicinais. 1ed. Dinalivro, 2007. 62-63.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.