Para aliviar os sintomas do hipotireoidismo, uma boa opção para complementar o tratamento indicado pelo médico é o chá de fucus, que é um tipo de alga que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais em forma de cápsulas, que é rica em iodo, ajudando a regular os hormônios tireoidianos.
Além disso, algumas plantas medicinais podem ser preparadas em forma de chá e também podem ser usadas para melhorar os sintomas do hipotireoidismo, pois são ervas desintoxicantes, que eliminam toxinas e favorecem a melhoria do metabolismo, como dente-de-leão, genciana, azeda, centella asiática e ginseng.
É importante salientar que os remédios caseiros não substituem o tratamento indicado pelo endocrinologista, servem apenas para complementar, sendo fundamental que o médico seja consultado antes de se iniciar o uso dos remédios caseiros. O hipotireoidismo é uma alteração da tireoide caracterizada por cansaço excessivo, sonolência, falta de disposição e dificuldade de concentração. Saiba reconhecer outros sintomas de hipotireoidismo.

Principais remédios caseiros
Algumas opções de remédios caseiros para hipotireoidismo são:
1. Chá de fucus
O fucus, conhecido como Fucus vesiculosus ou bodelha, é uma alga marinha rica em iodo e por isso é muito utilizada para hipotireoidismo, regulando os hormônios da tireoide.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de fucus seco;
- 500 mL de água.
Modo de uso:
Para preparar o chá deve-se colocar o fucus seco na água e ferver, depois deixar descansar por 10 minutos. Por fim, é preciso coar e beber de 2 a 3 vezes ao dia para melhorar os sintomas de hipotireoidismo.
2. Chá de dente-de-leão
O dente-de-leão é uma planta medicinal que atua sob o sistema nervoso e melhora o bem-estar, reduzindo sintomas como cansaço ou dificuldade de concentração, pois contém substâncias como fibras, sais minerais, potássio, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, sódio e vitaminas B, C e D.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de folhas de dente-de-leão;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Deve-se ferver a água e depois colocar as folhas no interior da xícara, deixando repousar por 3 minutos. Ao final, é necessário coar e tomar morno de 2 a 3 vezes por dia. Veja outros benefícios do dente-de-leão e como usar.
3. Chá de genciana
A genciana é uma planta que tem uma forte ação tônica, além de melhorar a disposição, permitindo combater os sintomas associados ao hipotireoidismo. Desta forma, este chá é uma boa opção para completar o tratamento médico e melhorar o bem-estar físico e mental.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de folhas de genciana;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Juntar os ingredientes, deixar repousar por 5 minutos e depois coar. Este chá pode ser ingerido de 1 a 2 vezes por dia.
4. Chá de azedinha
A azedinha, também conhecida como azeda ou erva-vinagreira, é uma planta que tem forte propriedade estimulante e, por isso, é capaz de aumentar o metabolismo, melhorando os efeitos negativos do hipotireoidismo.
Ingredientes:
- 1 xícara de água fervente;
- 1 colher (de chá) de folhas secas de azedinha.
Modo de preparo:
Colocar as folhas de azedinha na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 3 minutos. Depois coar a mistura e beber 2 a 3 vezes por dia, conforme o necessário.
5. Chá de centella asiática
Este chá é ótimo para estimular a circulação sanguínea e, por isso, atua como tônico, aumentando o metabolismo e reduzindo os sintomas de cansaço típicos do hipotireoidismo. Além disso, a centella asiática também ajuda a melhorar a memória e aumentar a concentração.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de centella asiática;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Colocar a água para ferver e assim que começar a borbulhar, colocar as folhas e desligar o fogo. Tampar, deixar repousar por 3 a 5 minutos e depois coar e beber, 2 a 3 vezes por dia. Conheça 8 Benefícios da Centella asiática para a saúde.
6. Chá de ginseng
O ginseng é um dos melhores estimulantes naturais, tratando a fadiga, a falta de concentração e o cansaço mental. Dessa forma, pode ser utilizado durante o tratamento do hipotireoidismo para melhorar todos os sintomas mais rapidamente.
Ingredientes:
- 1 xícara de água;
- 1 colher (de chá) de ginseng.
Modo de preparo:
Ferver a água, juntar os ingredientes, tampar a xícara e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, deve-se coar e beber ainda morno até 2 vezes por dia.
Outras opções caseiras
Outra excelente maneira de garantir a saúde da tireoide é comer uma castanha-do-pará por dia, pois tem a quantidade de selênio e zinco suficiente para a regular os hormônios da tireoide. Além disso, ingerir alimentos ricos em iodo, como frutos do mar e peixe, também é saudável para o bom funcionamento da tireoide. Saiba mais sobre o que comer para regular a tireóide.
Assista também o vídeo a seguir para saber como a alimentação pode ajudar a reduzir os sintomas do hipotireoidismo