Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como deve ser a alimentação no hipotireoidismo

Junho 2020

Alimentos como alga marinha, castanha do Pará, laranja e ovos são ótimas opções para pessoas com hipotireoidismo, pois fornecem os nutrientes necessários para o bom funcionamento da tireoide.

Já alimentos que contém glucosinolatos, como o brócolis e o repolho, devem ser consumidos com moderação, assim como os alimentos ricos em açúcar, aditivos e corantes artificiais, muito comuns nos produtos industrializados, como em gelatina e biscoitos.

Além da importância da alimentação, o tratamento para o hipotireoidismo deve ser avaliado por um médico endocrinologista, que poderá indicar medicamentos para o correto funcionamento da tireoide. Confira como é o tratamento do hipotireoidismo.

Como deve ser a alimentação no hipotireoidismo

Como deve ser a dieta

É importante que pessoas com hipotireoidismo entendam o que devem comer e o que devem evitar de comer, de forma a diminuir os sintomas e a evolução da doença. Além disso, a dieta varia em relação ao tipo de doença que a pessoa tem na tireoide. 

O que devo comer

Na dieta para pessoas com hipotireoidismo, é fundamental oferecer ao corpo quantidades ainda maiores dos alimentos que tenham:

  • Iodo: algas marinhas, sal iodado e frutos do mar;
  • Zinco: nozes e castanhas, principalmente a castanha do Pará;
  • Selênio: castanha do Pará, semente de girassol e ovos;
  • Antioxidantes: acerola, mamão papaia, morango e laranja.

Com isso, irá existir maior produção e atividade dos hormônios que garantem o bom funcionamento da tireoide, como o T3 e o T4, além da proteção contra inflamações no órgão e melhor controle dos radicais livres, que quando estão em excesso, prejudicam a atividade da tireoide.

O que devo evitar comer

Evitar o consumo de alguns alimentos pode prevenir ainda mais os danos em pessoas com hipotireoidismo, não se devendo ingerir com frequência:

  • Açúcar e farináceos: bolos, doces, refrigerantes, biscoitos, pão branco;
  • Glucosinolatos crus: brócolis, repolho, rabanete, couve-flor e couve de Bruxelas;
  • Cianetos: mandioca e batata doce;
  • Soja: leite, carne, óleos e tofu.

O consumo desses alimentos pode afetar na absorção do iodo, que é um nutriente fundamental para o bom funcionamento dos hormônios que atuam na tireoide.

Além disso, é importante destacar que esses alimentos não precisam ser totalmente excluídos da alimentação, mas sim evitar o seu consumo excessivo e constante, ou seja, evitar comer todo dia muita quantidade.

Quem tem hipotireoidismo engorda mais fácil?

O metabolismo de pessoas com hipotireoidismo é mais lento, por isso pode existir maior facilidade em ganhar peso, porém, o ganho de peso costuma ser discreto e muitas vezes, dependendo da pessoa, não acontece. Confira porque problemas na tireoide podem engordar.

Isso ocorre pois com o hipotireoidismo, a tireoide produz poucos hormônios, no entanto, pessoas que engordam devem prestar mais atenção no estilo de vida que levam, evitando o sedentarismo e a má qualidade na alimentação, que são fatores mais determinantes no ganho de peso do que o hipotireoidismo.

Bibliografia >

  • MEZZOMO, Thais; NADAL, Juliana. Effect of nutrients and dietary substances on thyroid function and hypothyroidism. Demetra: alimentação, nutrição & saúde. 427-443, 2016
  • TRIGIANNI, Vincenzo; GUASTAMACCHIA, Edoardo. Role of iodine, selenium and other micronutrients in thyroid function and disorders.. Endocr. Metab. Immune Disord. Drug Targets. 277-94, 2009
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem