Ter um sistema imunológico bem fortalecido e funcionando corretamente é muito importante para evitar pegar infecções que podem ser causadas por vírus, fungos ou bactérias.
Embora a forma mais eficaz de manter a imunidade seja adotando hábitos de vida saudáveis como ter uma dieta equilibrada e fazer exercício físico regular, também existem algumas plantas medicinais que podem ser utilizadas para melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Confira as melhores formas de fortalecer o sistema imune.
Idealmente, as plantas medicinais devem ser utilizadas na forma de suplemento ou de extrato, já que é mais fácil saber exatamente qual a concentração das substâncias ativas nessas fórmulas, mas também podem ser preparadas sob a forma de chá, desde que ingeridas de forma moderada e, preferencialmente, sob a orientação de um fitoterapeuta ou outro profissional de saúde acostumado com o uso de plantas.
1. Chá de equinácea
A equinácea é uma das plantas mais conhecidas para fortalecer o sistema imunológico e, especialmente, para prevenir o surgimento de gripes ou para aliviar seus sintomas. Isso acontece porque, segundo alguns estudos, a equinácea parece possuir substâncias que são imunomoduladoras, ou seja, que regulam o sistema imune, fazendo com que funcione corretamente.
No entanto, também existem alguns outros estudos que indicam que a planta não tem um efeito tão forte na imunidade, ajudando apenas a aliviar os sintomas causados por infecções virais, como a gripe. De qualquer forma, o chá de equinácea é bastante seguro mesmo em grávidas e crianças com mais de 2 anos, podendo ser utilizado por quem deseja regular a imunidade.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de raiz ou folhas de equinácea;
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Juntar os ingredientes na xícara e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber até 2 vezes por dia.
Caso se opte por utilizar o suplemento de equinácea, deve-se seguir as orientações do fabricante, mas sem ultrapassar a dose diária de 1500 mg.
2. Chá de astrágalo
O astrágalo, também conhecido pelo nome científico Astragalus membranaceus, é uma planta muito popular na medicina chinesa que, segundo algumas investigações, parece ser capaz de aumentar a produção das células brancas do sangue, especialmente linfócitos T e macrófagos, que são importantes para a resposta imunitária.
Quando utilizado em estudos com ratos de laboratório, o extrato de astrágalo também foi capaz de diminuir o tempo de duração de infecções por vírus e bactérias, podendo, por isso, ser um bom aliado para combater vários tipos de infecções.
Ingredientes
- 10 gramas de raiz seca de astrágalo;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Deve-se juntar a raiz numa panela com a água e levar ao fogo para ferver durante 15 minutos. Depois, deve-se retirar a mistura do fogo, deixar amornar, coar e beber 2 a 3 vezes por dia.
No caso de se optar pelo uso do suplemento de astrágalo em cápsulas é importante ficar atento nas indicações do fabricante em relação à dose, mas vários estudos mostram que a planta é segura em extrato seco até cerca de 30 g por dia. Idealmente, crianças e grávidas não devem fazer uso desta planta, especialmente sem supervisão de um profissional.
3. Chá de gengibre
O gengibre contém um importante substância ativa, conhecida como gingerol, que parece diminuir o risco de infecções no organismo, tendo efeito comprovado contra o crescimento de bactérias e desenvolvimento de vírus, especialmente no trato respiratório.
Além disso, as substâncias do gengibre também parecem diminuir a inflamação geral do corpo, o que facilita o funcionamento do sistema imunológico, melhorando a imunidade.
Ingredientes
- 1 a 2 cm de raiz fresca de gengibre;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Esmagar o gengibre e depois colocar na xícara com a água fervente. Deixar repousar por 5 a 10 minutos, coar e beber 2 a 3 vezes por dia.
Na forma de suplemento, o gengibre deve ser ingerido numa dose de até 1 g por dia.
4. Chá de ginseng
Presente em alguns estudos sobre a imunidade, o ginseng, ou Panax ginseng, parece ser uma planta que ajuda a regular o sistema imunológico, sendo capaz de aumentar o número de linfócitos e ativar macrófagos, que são células importantes de defesa.
Além disso, o ginseng tem ainda forte ação antioxidante que ajuda a proteger as células do organismo contra os efeitos dos radicais livres e da radiação, que, se não forem combatidos, podem diminuir a imunidade.
Ingredientes
- 5 gramas de raiz de ginseng;
- 250 ml de água.
Modo de preparo
Colocar os ingredientes para ferver durante 15 minutos. Depois coar e deixar amornar. Beber 2 a 3 vezes por dia.
O ginseng pode também ser usado na forma de cápsulas, sendo que nesse caso é recomendado tomar 200 a 400 mg por dia, ou de acordo com a orientação do fabricante.
Assista o vídeo seguinte e veja também como preparar sucos que reforçam o sistema imune:
3 receitas gostosas para Aumentar a Imunidade naturalmente
04:17 | 272.789 visualizaçõesCuidados ao usar as plantas medicinais
O uso de plantas medicinais deve ser sempre feito sob orientação de um profissional de saúde ou fitoterapeuta, já que a forma de utilização e a dose podem variar de uma pessoa para a outra.
No caso das plantas que regulam o sistema imunológico é ainda mais importante que essa supervisão seja feita para pessoas que têm algum tipo de câncer, estão fazendo tratamento para o câncer ou que têm uma doença autoimune, já que as plantas podem interferir com os resultados dos tratamentos médicos ou piorar os sintomas.
Além disso, o uso de chás também deve ser sempre regulado para grávidas, mulheres a amamentar e crianças com menos de 2 anos.