Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Xaropes caseiros para Tosse com Catarro

Este xarope caseiro para tosse com catarro constitui um ótimo remédio caseiro porque ele possui propriedades expectorantes que vão ajudar a eliminar as secreções presentes nas vias aéreas, solucionando a tosse em poucos dias. 

No entanto, se além da tosse houver: febre, mal estar, catarro verde ou falta de ar, isto pode indicar bronquite aguda ou pneumonia e por isso uma consulta médica é indicada. Veja como preparar duas ótimas receitas.

Xarope de agrião com mel

Xaropes caseiros para Tosse com Catarro

Ingredientes

  • Mel
  • 1 maço de agrião
  • suco de 1 limão

Modo de preparo

Passar na centrífuga 1 maço de agrião fresco e depois misturar a este suco puro do agrião adicionar a mesma quantidade de mel e o suco de 1 limão. A seguir leve a mistura ao fogo brando até engrossar e adquirir uma consistência semelhante ao do leite condensado. 

Recomenda-se tomar 1 colher (de sopa) deste xarope, de 3 a 4 vezes ao dia.

Xarope de erva-doce

O xarope caseiro para tosse com anis também é um bom remédio caseiro para tosse porque é feito com plantas medicinais que possuem propriedades expectorantes.

Ingredientes

  • 500 ml de água
  • 1 colher (sopa) de semente de erva-doce
  • 1 colher (sopa) de raiz de alcaçuz seca
  • 1 colher (sopa) de tomilho seco
  • 250 ml de mel 

Modo de preparo

Colocar num panela a água, o anis e o alcaçuz , para ferver durante 15 minutos. A seguir, retire esta infusão do fogo e adicione o tomilho e deixe descansando tampada, até esfriar. A seguir, coe e acrescente o mel e aqueça em fogo brando, mexendo sempre até que fique uma mistura homogênea.

Pode-se tomar sempre que necessário e pode ser conservado na geladeira por um período máximo de 3 meses, num frasco de vidro bem tampado.

Saiba preparar outras receitas contra tosse no vídeo a seguir:

Outras dicas úteis para combater a tosse são evitar as correntes de ar e manter a garganta hidratada, ingerindo pequenos goles de água várias vezes ao dia. Fazer inalação com 1 litro de água fervente e 1 gota de óleo essencial de manjerona, tomilho ou gengibre também ajuda a descongestionar o nariz. ​​Estas últimas plantas medicinais também podem ser utilizadas da mesma forma para banho de imersão, sendo indicado também para crianças e bebês.

Conheça outras receitas para controlar este sintoma:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem