Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar a Aromaterapia no combate à Tosse

A aromaterapia é terapaia natural que utiliza óleos essenciais para tratar vários problemas no corpo, sem provocar efeitos colaterais. Uma vez que todos os óleos podem ser inalados, esta terapia é excelente no tratamento de problemas respiratórios.

Para combater a tosse são indicadas os seguintes óleos essenciais: 

  • Alecrim, eucalipto, lavanda;
  • Magerona, niauli, e hortelã-pimenta;
  • Zimbro, orégano, árvore de chá.

Esta terapia pode ser usada para complementar o tratamento médico porque, além de tratar a tosse e acalmar as vias respiratórias superiores, tem também um efeito anti-séptico, impedindo o desenvolvimento de bactérias nos pulmões, que podem evoluir para a pneumonia, por exemplo.

Como usar a Aromaterapia no combate à Tosse

Assim, estes óleos também podem ser usados durante o tratamento de infecções respiratórias, já que na sua maioria são todos antiséticos, elimianando bactérias. No entanto, o ideal é que sempre se consulte um aromaterapeuta antes de iniciar qualquer tratamento.

5 formas de usar a Aromaterapia contra Tosse

Para aproveitar as propriedades medicinais presente em cada planta pode-se adotar as seguintes estratégias:

1. Inalar o frasco do óleo

Fazer inalações diretamente do frasco do óleo essencial é a forma mais completa de tratar o corpo, pois além de as particulas do óleo entrarem em contato direto com a muscosa do pulmão, também conseguem chegar rapidamente no cérebro, levando o corpo a se re-equilibrar.

Para se fazer inalações corretamente deve-se inspirar fundo com o nariz próximo a boca do frasco, prender o ar por 2 ou 3 segundos e depois deitar o ar para fora pela boca. De início, deve-se fazer 3 a 5 inalações, 10 vezes por dia, 1 depois ir aumentando até as 10 inalações, 10 vezes por dia. Antes de dormir, também se pode fazer 10 minutos de inalação, especialmente se a tosse estiver interrompendo o sono.

2. Colocar gotas no travesseiro

Basta adicionar 1 ou 2 gotas do óleo essencial que deseja usar diretamente num travesseiro, ou num pequeno saquinho de cheiro que pode ser colocada por baixo do travesseiro para aproveitar o seu aroma durante o sono.

3. Usar um difusor ou queimador de essências

Uma outra forma é utilizar um difusor ou queimador de essências para que o aroma se espalhe pelo ar. Basta adicionar 1 ou 2 gotas diretamente no equipamento, o que pode ser uma boa estratégia para usar tanto durante o dia, quanto à noite.

4. Usar uma bacia com água quente

Uma outra forma é utilizar um recipiente com água fervendo e acrescente os óleos essenciais, que irão evaporar com a água quente, aromatizar o quarto e irão penetrar no pulmão da pessoa com tosse através da respiração.

5. Massagem no peito com óleos

Misturar 2 gotas do óleo essencial que pretende usar em 1 colher de sopa de um óleo vegetal, como óleo de sésamo ou de coco. A massagem no peito ajuda a descongestionar o nariz, sendo ótima para ser aplicada após o banho e antes de ir dormir.

Para completar este tratamento natural experimente tomar chás de gengibre com canela, por exemplo. Veja mais receitas como estas aqui.

Se você prefere chás, xaropes ou sucos contra tosse, veja o vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar