Para que serve a Manjerona e como fazer o chá

​A Manjerona é uma planta medicinal, também conhecida como Manjerona-inglesa, muito utilizada no tratamento de problemas digestivos devido à sua ação anti-inflamatória e digestiva, como diarreia e má digestão, por exemplo, mas também pode ser usada para aliviar os sintomas de estresse e ansiedade, pois consegue atuar no sistema nervoso.

O nome científico da Manjerona é Origanum majorana e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação, e pode ser utilizada na forma de chá, infusão, óleos ou em pomadas.

Para que serve a Manjerona

A manjerona possui ação anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, cicatrizante, digestiva, antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, podendo ser utilizada com diversas finalidades, sendo as principais:

  • Melhorar o funcionamento do intestino e evitar os sintomas de má digestão;
  • Diminuir os sintomas de estresse e ansiedade;
  • Ajudar no tratamento de úlceras gástricas;
  • Promover a saúde do sistema nervoso;
  • Ajudar no tratamento de doenças infecciosas;
  • Eliminar gases em excesso;
  • Diminuir a pressão arterial, controlar o colesterol e melhorar a circulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares.

Além disso, devido à ação anti-inflamatória e à possibilidade de ser utilizada na forma de óleo ou em pomadas, a manjerona também pode ajudar a aliviar as dores musculares e nas articulações.

Chá de Manjerona

As partes usadas da Manjerona são suas folhas, flores e caule, para fazer chás, infusões, pomadas ou óleos. Uma das formas mais comuns de usar a manjerona é na forma de chá.

Para fazer o chá de manjerona basta colocar 20 g de folhas em uma litro de água fervente e deixar repousar por cerca de 10  minutos. Em seguida, deve-se coar e beber até 3 xícaras por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

A manjerona não está relacionada com efeitos colaterais, no entanto quando consumida em excesso pode causar dor de cabeça e prisão de ventre. Além disso, quando usada na forma de óleo ou em pomadas, pode desencadear reações alérgicas e dermatite em contato em pessoas com a pele muito sensível.

O uso da manjerona não é indicado na gravidez e nem por meninas de até 12 anos, pois essa planta pode levar a alterações hormonais que podem influenciar no desenvolvimento do bebê ou na puberdade da menina, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em junho de 2019.

Bibliografia

  • MERCOLA. Marjoram: A Versatile Herb for Cooking and Aromatherapy. Disponível em: <https://articles.mercola.com/herbs-spices/marjoram.aspx>. Acesso em 18 jun 2019
  • HERBWISDOM. Marjoram Benefits. Disponível em: <https://www.herbwisdom.com/herb-marjoram.html>. Acesso em 18 jun 2019
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.