Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a Manjerona e como fazer o chá

Atualizado em Junho 2019

​A Manjerona é uma planta medicinal, também conhecida como Manjerona-inglesa, muito utilizada no tratamento de problemas digestivos devido à sua ação anti-inflamatória e digestiva, como diarreia e má digestão, por exemplo, mas também pode ser usada para aliviar os sintomas de estresse e ansiedade, pois consegue atuar no sistema nervoso.

O nome científico da Manjerona é Origanum majorana e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação, e pode ser utilizada na forma de chá, infusão, óleos ou em pomadas.

Para que serve a Manjerona e como fazer o chá

Para que serve a Manjerona

A manjerona possui ação anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, cicatrizante, digestiva, antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, podendo ser utilizada com diversas finalidades, sendo as principais:

  • Melhorar o funcionamento do intestino e evitar os sintomas de má digestão;
  • Diminuir os sintomas de estresse e ansiedade;
  • Ajudar no tratamento de úlceras gástricas;
  • Promover a saúde do sistema nervoso;
  • Ajudar no tratamento de doenças infecciosas;
  • Eliminar gases em excesso;
  • Diminuir a pressão arterial, controlar o colesterol e melhorar a circulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares.

Além disso, devido à ação anti-inflamatória e à possibilidade de ser utilizada na forma de óleo ou em pomadas, a manjerona também pode ajudar a aliviar as dores musculares e nas articulações.

Chá de Manjerona

As partes usadas da Manjerona são suas folhas, flores e caule, para fazer chás, infusões, pomadas ou óleos. Uma das formas mais comuns de usar a manjerona é na forma de chá.

Para fazer o chá de manjerona basta colocar 20 g de folhas em uma litro de água fervente e deixar repousar por cerca de 10  minutos. Em seguida, deve-se coar e beber até 3 xícaras por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

A manjerona não está relacionada com efeitos colaterais, no entanto quando consumida em excesso pode causar dor de cabeça e prisão de ventre. Além disso, quando usada na forma de óleo ou em pomadas, pode desencadear reações alérgicas e dermatite em contato em pessoas com a pele muito sensível.

O uso da manjerona não é indicado na gravidez e nem por meninas de até 12 anos, pois essa planta pode levar a alterações hormonais que podem influenciar no desenvolvimento do bebê ou na puberdade da menina, por exemplo.


Bibliografia

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem