Chá de alfazema: para que serve, como fazer e contraindicações

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

O chá de alfazema é muito indicado para diminuir a ansiedade, combater a dor de cabeça, melhorar a qualidade do sono, aliviar as cólicas menstruais e fortalecer o sistema imunológico, porque possui propriedades relaxantes, analgésicas e anti-inflamatórias.

Além disso, o chá de alfazema, ou lavanda, também melhora a digestão e ajuda a combater o excesso de gases por conter linalol, um óleo essencial que tem ação carminativa, tônica e digestiva.

O chá de alfazema pode ser preparado com as flores secas ou frescas de alfazema, ou ainda usando-se sachês, que são comercializados em supermercados, lojas de produtos naturais ou feiras livres.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O chá de alfazema pode ser indicado para:

1. Diminuir ansiedade

O chá de alfazema contém cumarina, linalol, β-ocemineno e eucaliptol, compostos bioativos com propriedades relaxantes e ansiolíticas que melhoram o humor e o bem-estar geral, ajudando a diminuir os sintomas da ansiedade e estresse. Confira outros chás para ansiedade.

2. Combater a dor de cabeça

Por possuir óleos essenciais e álcoois com ação analgésica e relaxante, como o linalol e o β-ocemineno, o chá de alfazema é um remédio caseiro que ajuda a combater a dor de cabeça e a enxaqueca, reduzindo sintomas como náuseas, vômitos ou sensibilidade à luz. Veja outros chás para dor de cabeça.

Embora o chá de alfazema possa ser usado para ajudar a diminuir as crises de enxaqueca, não deve ser usado para evitar as crises, porque nesse caso ela pode desencadear a crise.

3. Melhorar a qualidade do sono

O chá de alfazema melhora a qualidade do sono e o bem-estar geral, e combate a insônia por ter propriedades sedativas, relaxantes e ansiolíticas, que ajudam a reduzir a ansiedade e a agitação.

Para combater a insônia e melhorar a qualidade do sono, é aconselhado beber 1 xícara de chá de alfazema antes de dormir. Conheça outros chás indicados para combater a insônia.

4. Aliviar as cólicas menstruais

O chá de alfazema contém Linalol, β-ocemineno, que são óleos essenciais com ação analgésica e relaxante. Por isso, o chá de alfazema é um bom remédio caseiro para ajudar a aliviar as cólicas menstruais.

5. Melhorar a digestão

Por conter linalol, que é um óleo essencial com ação carminativa, tônica e digestiva, o chá de alfazema ajuda a melhorar a digestão e combater o excesso de gases intestinais. Confira mais remédios caseiros para melhorar a digestão.

6. Fortalecer o sistema imunológico

O chá de alfazema fortalece o sistema imunológico por que contém eucaliptol, linalol e β-ocemineno, compostos orgânicos anti-inflamatórios e antimicrobianos que melhoram a ação das células do sistema imune, ajudando a combater infecções como gripe, alergias e resfriados.

O chá de alfazema emagrece?

O chá de alfazema é um potente calmante que diminui a ansiedade e, por isso, pode complementar o tratamento da compulsão alimentar, controlando a ingestão excessiva de alimentos e favorecendo no emagrecimento.

No entanto, para emagrecer de forma eficaz, é fundamental também manter uma dieta saudável e variada, e praticar atividades físicas de forma regular.

Como fazer o chá de alfazema

O chá de alfazema pode ser feito com as flores frescas ou secas de alfazema.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sobremesa) de flores secas de alfazema;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Ferver a água numa panela ou chaleira. Após apagar o fogo, acrescentar as flores de alfazema, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber em seguida. É aconselhado tomar até 3 xícaras desse chá por dia.

Possíveis efeitos colaterais

O chá de alfazema pode causar sonolência, prisão de ventre, dor de cabeça, dermatite de contato, confusão mental e presença de sangue na urina, quando consumido em excesso ou em pessoas muito sensíveis à essa planta.

Quem não deve usar

O chá de alfazema não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos. Assim como não é indicado para pessoas com gastrite, úlceras gástricas, mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Como pode causar sonolência, pessoas que consomem o chá de alfazema não devem dirigir ou operar máquinas pesadas.

Além disso, não é recomendado consumir o chá de alfazema junto com medicamentos ou substâncias depressoras do Sistema Nervoso Central, como bebidas alcoólicas, drogas ou remédios hipnóticos e ansiolíticos, por exemplo.

Vídeos relacionados