Existem plantas medicinais, como a camomila, lúpulo, funcho ou hortelã-pimenta, que têm propriedades antiespasmódicas e calmantes muito eficazes na redução das cólicas intestinais. Além disso, algumas delas ajudam também a eliminar os gases:
1. Chá de louro, camomila e erva-doce

Um ótimo remédio caseiro para a cólica intestinal é o chá de louro com camomila e erva-doce porque possui propriedades antiespasmódicas, que também ajudam a diminuir o desconforto causado pelos gases.
Ingredientes
- 1 xícara de água;
- 4 folhas de louro;
- 1 colher de chá de camomila;
- 1 colher de sopa de erva-doce;
- 1 copo de água.
Modo de preparo
Para preparar este chá, basta ferver durante 5 minutos as folhas de louro com a camomila e a erva-doce dissolvida em 1 copo de água. Depois deve-se coar e tomar uma xícara desse chá a cada 2 horas.
2. Chá de camomila, lúpulo e funcho

Esta mistura ajuda a eliminar as cólicas intestinais e os excesso de gases, assim como a promover secreções digestivas saudáveis.
Ingredientes
- 30 mL de extrato de camomila;
- 30 mL de extrato de lúpulo;
- 30 mL de extrato de funcho.
Modo de preparo
Misturar todos os extratos e guardar em um frasco de vidro escuro. Deve-se tomar meia colher de chá desta mistura, 3 vezes ao dia, cerca de 15 minutos antes das refeições, durante no máximo 2 meses.
3. Chá de hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta contém óleos essenciais potentes, com propriedades antiespasmódicas, que ajudam a aliviar as cólicas intestinais e a reduzir os gases.
Ingredientes
- 250 mL de água a ferver;
- 1 colher de chá de hortelã-pimenta seca.
Modo de preparo
Verter a água a ferver num bule sobre a hortelã-pimenta e depois tapar, deixar em infusão durante 10 minutos e coar. Pode-se beber três ch´avenas deste chá durante o dia.
É importante lembrar também que beber bastante água ajuda também no tratamento da cólica intestinal.